sábado, 4 de dezembro de 2010

O Boxe de volta à ribalta no Algarve




A Associação de Boxe do Algarve (ABA) fechou com distinção a época desportiva de 2010 através da realização da Taça do Algarve, no passado dia 1 de Dezembro.
O Pavilhão da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, foi pequeno para as três centenas de pessoas que num dia chuvoso e frio, aqueceram os ânimos através de vibrantes combates de boxe olímpico.
O Espectáculo iniciou-se pelas 16:00 com quatro combates de exibição das escolas de formação do Clube Arena de Faro e também do Juventude Sport Campinense, dois Clubes que apostam no ensino das classes mais jovens e que já apresentaram fantásticos resultados desportivos na presente época, nomeadamente, a conquista pelo Arena de Faro do título de bicampeão nacional de Boxe Olímpico no escalão de Cadetes e do título de Campeão Nacional de Juniores pelo Juventude Sport Campinense.
Os combates de exibição nos escalões infantis servem de introdução e aperfeiçoamento dos jovens pugilistas no cenário de competição. Os jogos pré-competitivos têm sempre como resultado o Match-null (empate) de forma a incentivar e dinamizar as camadas mais jovens.
Já no escalão de juniores, o atleta André Sousa, do C. Arena Faro, protagonizou um dos momentos alto do espectáculo. André iniciou o combate a pressionar constantemente o seu adversário com sucessivas sequências de golpes cruzados. Rui tentava manter André à distância com um jogo misto de directos e deslocações, mas André, muito combativo e determinado, manteve o mesmo ritmo até ao final do combate, levando diversas vezes o jovem louletano às cordas e a passar por momentos difíceis. Os dois atletas foram adversários à altura, num jogo muito empolgante, em que André foi o pugilista dominador e mais forte, frente a um adversário defensivo mas muito batalhador.
O grande momento da tarde, foi sem dúvida a aparição do jovem Diogo Barbosa (ainda júnior), a versão “Mike Tyson” portuguesa, que “derrubou” no inicio do 2º assalto o Sénior André Argel, do S.C. Olhanense, após um primeiro assalto em que o atleta olhanense já havia sofrido uma contagem de protecção. Diogo Barbosa é sem dúvida o júnior-revelação a nível nacional, que apesar dos poucos combates realizados, detém exclusivamente vitórias e um espectacular recorde de knock-outs.
Diogo Barbosa foi no final do combate presenteado por Walter Pestana, Vice-Presidente Desportivo da ABA, com umas luvas douradas, símbolo do seu valor e por ter presenteado o público algarvio com tal exemplo de força e coragem.
No âmbito da Taça do Algarve, foi o duelo feminino que mais entusiasmou o público, Carina Santos, uma atleta em constante evolução, com um boxe muito rectilíneo e efectivo, foi superior à sua adversária, a jovem Andreia, que demonstrou ser uma potencial promessa do Boxe feminino algarvio.