sábado, 4 de dezembro de 2010

Governadora Civil de Faro enaltece profissionais que se dedicam à área da deficiência


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, elogiou ontem, em Tavira, a dedicação de todos os profissionais que trabalham na área da deficiência, tendo considerado que só através desse empenho e disponibilidade é possível reunir condições para uma plena integração das pessoas com deficiência na sociedade.
“Vejo a ternura com que estes profissionais olham para as crianças e jovens a quem apoiam diariamente e sinto como é real o amor e a solidariedade que existe na nossa sociedade”, referiu Isilda Gomes, que se deslocou hoje à Fundação Irene Rolo (FIR), em Tavira, no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Naquela instituição, onde assistiu à actuação do coro de Santa Luzia e a uma demonstração de Tai-Chi pelo grupo Sete Luas, constituído por utentes da FIR, a Governadora Civil reiterou o seu reconhecimento absoluto pelo trabalho efectuado por todos os cidadãos que se dedicam a uma área “muito difícil e exigente”.
“É este apoio incondicional, esta dádiva permanente, que permite às pessoas com deficiência, cidadãos de pleno direito, um lugar na nossa sociedade”, realçou Isilda Gomes, sublinhando a importância da participação das autarquias e dos empresários nesta área, para a qual preconiza “um envolvimento cada vez maior por parte de toda a sociedade civil”.
Durante a visita à instituição de Tavira, Isilda Gomes elogiou ainda o trabalho desenvolvido pela FIR, sobretudo na zona do Sotavento algarvio, tendo acrescentado que o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência deve representar uma “chamada de atenção” para uma problemática que tem de continuar a constituir uma questão prioritária no âmbito das políticas sociais.
O envolvimento da Governadora Civil de Faro nas questões relacionadas à deficiência foi, por sua vez, sublinhado pelo Presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, que realçou a dinâmica de Isilda Gomes na promoção e apoio a projectos vocacionados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência na região algarvia.
No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Governadora Civil visitou ainda uma exposição da artista plástica Elza Newton e uma mostra de trabalhos elaborados pelos clientes da FIR, à qual doou um quadro da artista plástica algarvia Fátima Silvestre.