segunda-feira, 22 de março de 2010

Semana Santa em Tavira


As celebrações da festa Pascal, em Tavira, serão marcadas por um programa repleto de iniciativas, envolvendo procissões, concertos musicais, exposições e visitas guiadas.
Do programa musical constam concertos Pascais na Igreja da Misericórdia, no dia 31 de Março pelo Grupo Coral de Tavira, dia 1 de Abril Recital “Cruxifixus” e no dia 9 de Abril pelo Psalyte Chorus, e na Igreja do Carmo, no dia 3 de Abril pelas “Vozes Alfonsinas”, tendo todos os concertos início às 21h30.
Organizadas pela Comunidade Cristã de Tavira, realizam-se três procissões e duas Vias Sacras.
A Procissão dos Passos terá lugar, no dia 21 de Março, pelas 15h30, com saída da Igreja de São Francisco. Esta retrata a invocação a Jesus Cristo e o trajecto por ele percorrido, desde a sua condenação à crucificação.
A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitaram os locais sagrados de Jerusalém e reproduziram, espiritualmente, este caminho, sob diversas formas, nomeadamente, procissões.
A Procissão do Triunfo decorrerá, no dia 28 de Março, no Domingo de Ramos, pelas 16 horas, com saída da Igreja do Carmo.
Esta procissão, organizada pela Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo do Monte, é composta por nove andores de talha dourada, os quais descrevem a vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte.
Existem registos que dão conta que esta manifestação religiosa já se organizava, no ano de 1789, pela Ordem Carmelita da cidade de Tavira. Em Portugal, as procissões no Domingo de Ramos eram da responsabilidade dos irmãos carmelitas.
A Procissão do Enterro do Senhor terá lugar, no dia 2, Sexta-feira Santa, pelas 21 horas, a partir da Igreja da Misericórdia, sendo o seu percurso iluminado pela luz de várias centenas de velas.
Este acto religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa.
No dia 27 de Março terá lugar a Via-Sacra infantil, com partida da Praça da República, às 15 horas, no dia 29 de Março a Via-Sacra pelas 21 horas, com saída da Igreja de Santiago, e no dia 1 de Abril, pelas 17 horas a Cerimónia de Instituição de Eucaristia, Missa do Lava-pés na Igreja de Santiago.

Orquestra do Algarve no Auditório de Olhão




O Auditório Municipal de Olhão apresenta, já no dia 1 de Abril, um Concerto de Páscoa com a Orquestra do Algarve, intitulado “As Sete Palavras de Cristo”. A entrada é livre.


Dirigida pela maestrina Sinead Hayes, irlandesa, cuja performance no Royal Northern College of Music lhe valeu o prémio Mortimer Furber Conducting Prize, consta do programa de actuação da Orquestra, a interpretação de diversos temas de Franz Joseph Haydn.

A Orquestra do Algarve estreou-se no Festival Internacional de Música do Algarve, em 2002, e é composta por músicos de 17 nacionalidades diferentes. No seu currículo constam apresentações nos principais palcos nacionais, como o Teatro S. Luíz, a Sala da Assembleia da República, o Teatro D. Maria II ou a Culturgest.
Foi convidada, em 2007, para protagonizar o concerto de celebração do Tratado de Lisboa, onde exibiu magnificamente a edição dos “Sons Ardentes”, um inovador espectáculo que combina pirotecnia e a música clássica tocada ao vivo.

A nível internacional, a Orquestra do Algarve realizou em 2004, a sua primeira digressão, marcando presença em Itália e Espanha. Desde então, capitais europeias como Bruxelas, Viena de Áustria e Londres, foram palco de concertos entusiasticamente aplaudidos por públicos exigentes.
A crítica especializada é unânime nas apreciações quanto à qualidade artística desta Orquestra, reafirmando cada vez mais o seu lugar no panorama da música clássica.
Um espectáculo a não perder!

MARATONA DE TEATRO NO MERCADO MUNICIPAL DE LOULÉ


Comemorações do Dia Mundial do Teatro
No próximo sábado, 27 de Março, a Câmara Municipal de Loulé assinala o Dia Mundial do Teatro com uma iniciativa inédita integrada no Programa do “CENÁRIOS – V Mostra de Teatro de Loulé”. Trata-se de uma Maratona de Teatro, que irá decorrer no Mercado Municipal.

Das 17h00 às 00h00, este ex-líbris da cidade vai ser palco de quatro peças de teatro, apresentadas por três grupos do Concelho, com um intervalo de meia hora entre cada.

No arranque da Maratona, o Grupo de Teatro Arte de Viver sobe ao palco das 17h30 às 18h30, com o “Auto do Ti Jaquim”. Segue-se, das 19h00 às 20h30, a apresentação da peça “Salve-se quem puder”, pelo Grupo de Teatro Amador de Quarteira.

No encerramento do evento, o TAL – Teatro Análise de Loulé, leva à cena duas peças: “Na Pensão Luar do Cadoiço” (das 21h00 às 22h30) e ”Senhor de Nenhures” (das 23h00 às 00h00).

Esta será uma oportunidade para quem aprecia teatro puder assistir a diferentes peças, do teatro de revista ao clássico de António Aleixo, passando pela comédia musical e por um drama intemporal.

A entrada é gratuita.

DEPUTADOS ALGARVIOS DO PSD QUEREM LARANJA DO ALGARVE


Os deputados algarvios do PSD, Mendes Bota e Antonieta Guerreiro estão sensíveis às dificuldades que o Algarve atravessa, pelo que entendem nunca ser demais promover os bons produtos da região, no caso concreto a laranja algarvia, uma das melhores do mundo.

Tendo oportunidade de verificar, pessoalmente, que as laranjas utilizadas nos bares e restaurantes da Assembleia da República não são das mais doces ou apaladadas, tratando-se de produto importado, os dois deputados algarvios enviaram, na passada sexta-feira, aos responsáveis das unidades de restauração e similares sedeadas no Palácio de São Bento, um documento produzido pelo agricultor José Mendonça onde constam os benefícios da laranja para a saúde, indicando as variedades existentes e as épocas do ano em que são produzidas.

Nesse documento esclarece-se como encomendar laranjas algarvias, através de um serviço que funciona 24 horas por dia, via e-mail, directamente junto daquele produtor, sendo a mercadoria despachada por uma empresa transportadora, chegando directamente à casa do cliente, o mais tardar no dia seguinte.

Os dois deputados algarvios saúdam esta iniciativa, que alia a citricultura tradicional às novas tecnologias da informação.

Mendes Bota disse a propósito “ser de saudar esta iniciativa inovatória de um produtor, procurando furar o cerco de uma rede de distribuição e comercialização que não favorece a produção nacional. Muitas vezes, os citrinos ficam nas árvores, ou são adquiridos a preços insustentáveis para os produtores. As laranjas do Algarve são as mais saborosas do mundo, sendo incompreensível a ausência de um plano governamental de promoção e qualificação da citricultura do Algarve.”

Antonieta Guerreiro considerou que “a divulgação desta iniciativa na Assembleia é um pequeno contributo da nossa parte, mas é, principalmente, um gesto simbólico. Se cada um de nós, natural do distrito por onde foi eleito, divulgar o que de melhor se faz na sua terra, então estamos todos a contribuir para valorizar os nossos distritos e desta forma Portugal inteiro”.

Badminton: 4ª Jornada do Ranking Não Sénior - ACD da Che Lagoense – A Grande Vencedora



Nos dias 20 e 21 de Março, no Entroncamento, disputou-se a 4ª Jornada a contar para o Ranking Nacional nas categorias Sub11, Sub13, Sub15, Sub17 e Sub19. A ACD da Che Lagoense, equipa algarvia de Lagoa, mesmo desfalcada de alguns jogadores importantes, volta a obter excelentes resultados, vencendo nove provas e obtendo 5 segundo lugares.
 Os destaques são:
Nos Sub11 – Para Ruben Figueiredo que fez o pleno, vencendo em Singulares Homens, Pares Homens e Pares Mistos.
Mariana Leite venceu em Singulares Senhoras e Pares Mistos. Francisco Carretas que venceu em Pares Homens e Laura Xavier que obteve 2 º lugar em Singulares Senhoras.
 Na categoria de Sub13, Ricardo Silva também fez o pleno e venceu em Singulares Homens, Pares Homens e Pares Mistos.
Mariana Araújo, venceu em Pares Mistos e obteve dois segundos lugares, um em Singulares Senhoras e outro em Pares Senhoras.
 Já em Sub15, Daniela Conceição venceu em Singulares Senhoras e obteve o segundo lugar em Pares Senhoras. João Santos obteve o 2º lugar em Pares Homens.
 Nos Sub19, Rafael Lopes venceu em singulares Homens.
 Colectivamente a vitória foi para a ACD da Che Lagoense, o 2º lugar para o Centro Desportivo e Recreativo de Prazeres e o 3º lugar para o Grupo desportivo do Estreito.

CÂNDIDO BARBOSA VENCE CLÁSSICA DA PRIMAVERA


A Palmeiras Resort/Prio/Tavira está a começar a época da melhor forma, a somar vitórias, a última delas conseguida ontem, na 2ª Taça de Portugal “Liberty Seguros” – Clássica da Primavera.
Cândido Barbosa, depois de se apresentar em grande forma em Albufeira ao vencer duas das três etapas, triunfou ontem em Póvoa de Varzim, após o trabalho do grupo tavirense para que o desfecho fosse aquele que se veio a verificar. O atleta da Rebordosa inseriu-se num grupo de 19 unidades que se adiantou, mas foi ele o mais rápido rumo à meta.
O atleta torna-se assim o primeiro líder desta competição, com 75 pontos, indo ao encontro das palavras do director desportivo Vidal Fitas “o nosso objectivo para a Taça será defender o título do ano passado e estamos a começar bem”.
Relativamente aos sub 23, por uma vez que a prova também é aberta a esta categoria, João Mendonça Pereira foi o atleta mais veloz do CCT, atingindo a 9ª posição na geral individual.
A próxima corrida para a Taça é no dia 18 de Abril – Clássica de Albergaria-a-Velha.