segunda-feira, 22 de março de 2010

Semana Santa em Tavira


As celebrações da festa Pascal, em Tavira, serão marcadas por um programa repleto de iniciativas, envolvendo procissões, concertos musicais, exposições e visitas guiadas.
Do programa musical constam concertos Pascais na Igreja da Misericórdia, no dia 31 de Março pelo Grupo Coral de Tavira, dia 1 de Abril Recital “Cruxifixus” e no dia 9 de Abril pelo Psalyte Chorus, e na Igreja do Carmo, no dia 3 de Abril pelas “Vozes Alfonsinas”, tendo todos os concertos início às 21h30.
Organizadas pela Comunidade Cristã de Tavira, realizam-se três procissões e duas Vias Sacras.
A Procissão dos Passos terá lugar, no dia 21 de Março, pelas 15h30, com saída da Igreja de São Francisco. Esta retrata a invocação a Jesus Cristo e o trajecto por ele percorrido, desde a sua condenação à crucificação.
A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitaram os locais sagrados de Jerusalém e reproduziram, espiritualmente, este caminho, sob diversas formas, nomeadamente, procissões.
A Procissão do Triunfo decorrerá, no dia 28 de Março, no Domingo de Ramos, pelas 16 horas, com saída da Igreja do Carmo.
Esta procissão, organizada pela Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo do Monte, é composta por nove andores de talha dourada, os quais descrevem a vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte.
Existem registos que dão conta que esta manifestação religiosa já se organizava, no ano de 1789, pela Ordem Carmelita da cidade de Tavira. Em Portugal, as procissões no Domingo de Ramos eram da responsabilidade dos irmãos carmelitas.
A Procissão do Enterro do Senhor terá lugar, no dia 2, Sexta-feira Santa, pelas 21 horas, a partir da Igreja da Misericórdia, sendo o seu percurso iluminado pela luz de várias centenas de velas.
Este acto religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa.
No dia 27 de Março terá lugar a Via-Sacra infantil, com partida da Praça da República, às 15 horas, no dia 29 de Março a Via-Sacra pelas 21 horas, com saída da Igreja de Santiago, e no dia 1 de Abril, pelas 17 horas a Cerimónia de Instituição de Eucaristia, Missa do Lava-pés na Igreja de Santiago.