quinta-feira, 28 de outubro de 2010

“Cuidar do Idoso” é tema de palestra em Alcoutim


“Cuidar do Idoso” é o mote da palestra, organizada pela Câmara Municipal de Alcoutim, no próximo dia 5 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 21.00h.

Saber quais são os maiores problemas dos idosos e a melhor forma de os minimizar, numa abordagem que vai dos afectos aos cuidados médicos, é a proposta desta palestra conduzida pela Dr.ª Ana Maria Lopes, médica internista do Hospital Central de Faro, e pela enfermeira Ana Dora Veiga, também do Hospital Central de Faro.

Esta iniciativa nasce da vontade da Câmara Municipal de Alcoutim em apontar novos caminhos para trabalhar com os idosos. Segundo Francisco Amaral, presidente da autarquia, “um apoio domiciliário eficiente resolveria problemas como a lotação esgotada de lares e hospitais. A formação técnica de pessoas que possam fazer este acompanhamento domiciliário é uma obrigação de todos: Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, IPPS e autarquia. Já entrámos em contacto com as entidades responsáveis para poder desenvolver um curso formativo nesta área”.

Dirigida sobretudo aos dirigentes e funcionários dos lares e centros de dia, esta sessão será também importante para os familiares que tenham idosos ao seu cuidado.

Hospital Central do Algarve é prioridade para o Governo - garante Miguel Freitas


O Presidente do PS Algarve, Miguel Freitas, considera que, ao inscrever no texto do protocolo de entendimento sobre o Orçamento de Estado com o PSD “a manutenção do projecto relativo ao Hospital do Algarve, que se encontra em fase concursal”, o Governo considera este equipamento prioritário.
“A proposta apresentada pelo Governo para um entendimento sobre o Orçamento de Estado, tem um valor simbólico para o PS Algarve, já que é claríssima na defesa da concretização do projecto do Hospital Central do Algarve, o que confirma a determinação do PS nesta obra estruturante para a região nos prazos fixados, não se admitindo qualquer hipótese de reavaliação deste processo nem mesmo em sede da suspensão das parcerias público-privadas”, afirma Miguel Freitas.
O líder socialista critica assim a posição do PSD, considerando que “não bastam declarações pomposas, mas sim clareza na apresentação de propostas”, pois o que fica expresso no processo negocial sobre o Orçamento “é que o PSD fez uma investida contra as novas parcerias público-privadas, sem precisar quais necessitariam de ser ou não avaliadas, ficando-se sem a garantia de que o Hospital Central fosse para a frente”. Miguel Freitas salienta ainda que, na óptica do partido da oposição, “outras parcerias da saúde seriam sujeitas à avaliação proposta, correndo o risco de ficar pelo caminho”.
Para o líder do PS Algarve, esta questão corresponde “a mais um tabu por desvendar neste PSD de incertezas, que ninguém sabe se vai ou não viabilizar o orçamento, pois provavelmente nem mesmo o próprio partido sabe muito bem o que vai fazer”.
“Esta falta de critério por parte do PSD nas escolhas a fazer foi a razão principal do falhanço das negociações, já que se apresentou apenas com algumas ideias gerais muito pouco trabalhadas”, critica o também Deputado do PS pelo círculo de Faro.
Perante a importância deste projecto estruturante para o Algarve, Miguel Freitas sugere à estrutura regional do PSD, que reforce a sua posição junto da sua direcção nacional, na defesa da construção do Hospital Central, independentemente de haver ou não uma reavaliação das parcerias público-privadas.

Albufeira: SUPERTAÇA DE BASQUETEBOL MARCADA PELA SOLIDARIEDADE


Campanha de recolha de fundos para os Bombeiros Voluntários de Albufeira
Na próxima segunda-feira, Desporto e Solidariedade vão estar de mãos dadas em Albufeira. Quem se deslocar ao Pavilhão Desportivo para assistir à Supertaça Masculina de Basquetebol será convidado a contribuir com um donativo para os Bombeiros Voluntários, no valor de três euros.

A Supertaça de Basquetebol, que no dia 1 de Novembro irá colocar frente a frente as duas melhores equipas nacionais da modalidade, vai estar associada a uma causa social.

Os espectadores serão convidados a participar numa campanha de recolha de fundos para os Bombeiros Voluntários de Albufeira, através de um donativo no valor de três euros.

O Município de Albufeira associa-se a este mediático evento, apoiando a sua realização, conjuntamente com Associação de Basquetebol do Algarve.

Este importante troféu disputado entre o S.L. Benfica e o Porto/ Ferpinta tem início agendado para as 15h30 e será transmitido em directo pela Sport TV.

Projectos do CCMAR foram os grandes vencedores do prémio InAqua


“Cavalos-marinhos em risco na Ria Formosa?” e “Deep Reefs”, projectos coordenados pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR), foram os grandes vencedores do prémio InAqua 2010, promovido pelo Oceanário de Lisboa e pela National Geographic Channel, cujo tema era: “A Conservação da Biodiversidade dos Oceanos”.
O projecto “Cavalos-marinhos em risco na Ria Formosa?”, primeiro premiado, é coordenado por José Pedro Andrade, do CCMAR. Conta com a participação da Universidade do Algarve, e é realizado em parceria com a Universidade da Colúmbia Britânica e a Sociedade Zoológica de Londres. O principal objectivo é investigar as causas do declínio das populações da Ria Formosa e estudar medidas de recuperação destas comunidades.
O primeiro premiado explica a importância deste galardão: “permitirá continuar a investigação sobre este tema, que está relacionado com a perda de biodiversidade em geral e com a situação conservacionista dos cavalos-marinhos da Ria Formosa em particular, isto face à ameaça real que se traduz na redução abrupta (no espaço dos últimos 6 anos) e considerável (cerca de 85%) nos efectivos das duas espécies (cavalo-marinho (Hippocampus hippocampus) e cavalo-marinho-de-focinho-longo (Hippocampus guttulatus))”. José Pedro Andrade acrescenta ainda que este prémio vai ajudar a aprofundar relações com o Project Seahorse, organização de referência a nível mundial na conservação dos cavalos-marinhos.
O “Deep Reefs”, galardoado com o 2º lugar, foi apresentado por Joana Boavida, bolseira do CCMAR, e tem como objectivo mapear a biodiversidade marinha dos habitats de recifes entre 30 e 70 metros de profundidade, na Reserva Marinha do arquipélago das Berlengas, Parque Marinho do sítio Arrábida/Espichel e na costa sul Algarvia, entre Armação de Pêra e Lagos. “Receber um voto de confiança destas duas instituições, Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel, é muito motivante para todas as pessoas envolvidas no projecto Deep Reefs. Os 14 mil euros que o Deep Reefs recebeu vão servir para avançar com novas campanhas de mergulho e comprar equipamentos necessários ao trabalho subaquático”, refere Joana Boavida.

Vamos Plantar Portugal em Olhão


A Câmara Municipal de Olhão associa-se ao Movimento Plantar Portugal, que decorre entre 23 e 28 de Novembro. Durante essa semana, nos dias 23, 25 e 28 as escolas do concelho serão o alvo privilegiado para a reflorestação, com cerca de três dezenas de árvores a serem distribuídas pelas instituições de ensino e alguns espaços públicos do concelho.
O Movimento Plantar Portugal (MPP), sem fins lucrativos, tem como objectivo contribuir para a conservação da natureza. A Câmara Municipal de Olhão associou-se ao mesmo desde a primeira hora, incentivando os mais jovens ao lançamento das sementes para um futuro mais sustentável para todos. Esta iniciativa conta com o apoio da Autoridade Florestal Nacional, que fornece as árvores para plantar, e dos Viveiros Monterosa, que fornecem fertilizante para a manutenção das espécies.

Na Semana da Reflorestação, haverá plantação de árvores – alfarrobeiras, ciprestes, pinheiros e chorões – nas escolas do concelho, em que estarão sempre presentes os elementos da equipa de coordenação concelhia, os alunos e todos os voluntários que se queiram juntar à causa, assim como responsáveis políticos da Câmara de Olhão, entre eles o presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal e o vereador do Ambiente, António Camacho.
Os olhanenses podem aderir ao grupo de Olhão no site www.plantarportugal.org.

Em apenas dois dias “Visões do Sul” superam espectadores da primeira edição


No final do segundo dia, eram 1677 os bilhetes emitidos para a Mostra Internacional de Cinema de Portimão “Visões do Sul”, mais 92% do que no total da sua primeira edição, em 2008. A mostra começou na terça-feira, dia 26, com “José & Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes e termina no próximo domingo, com a exibição do filme mais votado pelo público. Todas as sessões decorrem no auditório do Museu de Portimão.
Inserida nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, a programação das “Visões do Sul 2010” é inspirada nas viagens do autor pelos países do mediterrâneo. Entre os 13 filmes exibidos, há produções do Líbano, Senegal, Irão, Brasil, Israel, Turquia, Tunísia, França, Espanha e Portugal, entre outros. Todas as sessões são apresentadas por um convidado que tem uma conversa com o público após o filme.
No sábado, dia 30, a festa de encerramento será no Cool Bar (traseiras do edifício Casa da Praia), na Praia da Rocha, a partir da meia-noite.

Portimão promove partilha e troca de experiências para uma visão futura dos mercados municipais


O Mercado Municipal de Portimão organiza no próximo dia 23 de Novembro, no auditório do Museu de Portimão, o Encontro “Mercados Municipais do Presente – Partilha e Troca de Experiências para o Futuro”, uma iniciativa que tem como principal objectivo abordar os problemas actuais com que se deparam estas importantes estruturas de comércio retalhista.

Valorizar as vantagens e potencialidades dos Mercados face às grandes superfícies e incitar à troca e partilha de experiências entre todos os profissionais e entidades ligadas à área dos mercados municipais retalhistas, é a máxima deste encontro que visa ainda proporcionar a todos os seus intervenientes momentos de debate e troca de impressões e experiências, com vista à retenção final de importantes conclusões, indispensáveis ao contorno e resolução dos obstáculos existentes.

As inscrições são gratuitas e limitadas ao número de vagas, devendo as mesmas ser feitas junto do Gabinete Administrativo do MMP – Mercado Municipal de Portimão l Av. S. João de Deus l 8500-208 Portimão, ou através dos contactos: Tlm.: 927 246 276 l Fax: 282 410 445 l e-Mail: comunicacao@portimaourbis.pt