segunda-feira, 11 de outubro de 2010

NA PISTA DO ESTÁDIO DO GINÁSIO CLUBE DE TAVIRA FESTIVAL DE CICLISMO ENCERROU ÉPOCA


Bernardino Caliço (esqª) e Rogério Teixeira, entregam a placa da ACA

Placa PRESTIGIO. David Blanco e Jorge Botelho

Equipa do Ciclismo de Tavira

- David Blanco, recebeu prémio “Prestigio” com que foi agraciado na Festa do desporto tavirense
- Joaquim Sampaio, despediu-se da modalidade

Como é tradicional, a época do ciclismo de estrada, termina com um festival de pista. Largas centenas de espectadores, presenciaram as provas. Foi também motivo para homenagear David Blanco, vencedor da Volta a Portugal, agraciado na festa do desporto tavirense com o prémio PRESTIGIO.
Jorge Botelho, Presidente do Município de Tavira, após a entrega da placa, em breves palavras, disse da satisfação pelas homenagens. “Ao Joaquim Sampaio por uma longa carreira e ao David Blanco pelas grandes alegrias que nos deu. O David Blanco que recebeu agora o maior prémio, o prémio de Alto Prestigio, atribuído pelo Município de Tavira, por ser o melhor atleta com uma carreira brilhante a representar a nossa terra e na pessoa dele homenageio a equipa toda que trabalha bastante para levar o nome de Tavira muito longe. A grande distinção que deram a esta terra que é de ciclistas o que hoje está demonstrado aqui, com tanta gente a assistir a este festival de ciclismo. Muito obrigado a vocês todos que, como diz o David, sem a vossa ajuda, não quer dizer que não ganhasse, teria sido muito mais difícil. A todos e em especial ao David, boa sorte na carreira dele. Nós cá ficamos a ganhar muitas etapas e muitas corridas. Ao Jorge Corvo, Presidente do Clube de Ciclismo de Tavira a fé e a esperança é o que nos ilumina. Seguramente este Clube de Ciclismo continuará a ter muitas vitórias.
David Blanco, no seu espanhol, agradeceu “por desde o início sempre me terem considerado um tavirense mais. Obrigado por emocionarem-se com as nossas vitórias. Obrigado sobretudo aos que estão à minha esquerda, porque estou convencido de que se não fossem eles, nenhuma das Voltas teria sido possível ganhar.
Joaquim Sampaio, mais um ciclista que acaba a carreira em Tavira, foi alvo de várias distinções. Na hora da despedida, disse a Algarve Press: “Estou satisfeito pelo reconhecimento que as pessoas tiveram comigo, hoje em Tavira. É com grande alegria que me despeço da modalidade. Saber que houve pessoas que gostaram de mim e do meu trabalho e acima de tudo ter muitos amigos”.
Jorge Corvo, Presidente da direcção do Clube de Ciclismo, num balanço à época, referiu-nos que foi uma época magnífica, em termos de vitórias. Foi incomparavelmente melhor em comparação com todas as outras épocas. “Foi aquela em que conseguimos as vitórias mais importantes de todas as competições nacionais e que premeiam a equipa que mais trabalhou e que mais esteve na frente do pelotão nacional e também lá fora, nalgumas corridas que fizeram, embora a nossa época fosse toda orientada para as corridas nacionais, uma vez que os nossos patrocinadores também tinham mais interesse no calendário nacional do que no internacional. De qualquer das formas a equipa em todas as provas em que participou mostrou sempre a sua grande valia e o seu grande potencial”.
- Futuro?
- É incerto neste momento. Temos feito várias tentativas de patrocínios. Temos batido a muitas portas. A situação económica do País não está favorável e isso também serve de argumento, para não haver um investimento em termos publicitários, não é prioritário para as empresas. Penso que os nossos empresários e nós em Portugal teremos de ter mais optimismo em relação àquilo que valemos e aquilo que podemos fazer e apostar firmes e investirmos firmes na publicidade, em marketing, em especial no desporto, o que é o caso em particular, de forma a possibilitar projectos publicitários que sejam válidos.
- Li à dias num jornal dos que nos aparecem pela NET, portanto, não de fonte fidedigna, que o Clube de Ciclismo de Tavira, corria o risco de deixar de ser profissional?
- O risco existe sempre. Se não arranjarmos patrocínios suficientes, esse risco não posso negar que existe. Estou convicto que o trabalho de toda a época e o trabalho que estamos a fazer neste momento, o projecto será viabilizado com mais ou menos investimento. Penso que será viabilizado e para o ano teremos de novo uma equipa profissional na estrada. Agora de facto, se não existirem os patrocínios suficientes para garantir um projecto minimamente credível, provavelmente, não está na nossa mente, nem nos passa pela cabeça, dar um passo atrás.

VIII TROFÉU CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA
- Samuel Caldeira, voltou a inscrever o seu nome

Patrocinado pela Caixa de Crédito Agrícola, simultaneamente com as cem voltas, foi disputado pelo oitavo ano consecutivo, o Troféu com o seu nome. Samuel Caldeira, do Palmeiras/Resort/Prio, ao vencer a prova voltou a inscrever o seu nome no referido troféu.
Pedro Nascimento, representante do patrocinador, disse a A. P. “Temos apoiado este circuito. Continuámos este ano. O Crédito Agrícola de um modo geral, nota-se em todo o País, tem limitações. A nível do Algarve, o Crédito Agrícola do Sotavento, tem apoiado desde à quatro anos a Volta ao Algarve. Para o próximo ano não sei. Não posso ainda dizer o que vai acontecer. A este, nós entendemos patrocinar, dar uma ajuda, porque o Clube de Ciclismo merece manter viva esta tradição que é muito antiga e que se deve manter. Sentimos que devemos apoiar e é isso que fazemos. Vamos ver se podemos continuar. As coisas hoje em dia estão mais apertadas em termos de orçamentos. Ainda à pouco me perguntavam. Como vai ser na próxima época?
Vamos tentar continuar a fazer aquilo que temos feito até aqui. Gostamos do ciclismo. O ciclismo vai a todo o lado, aldeias, montanhas, percorre as estradas do País. Vai junto das populações que gostam deste desporto, como gostam de outros. Só que este vai junto deles e os outros não. Por isso, entendemos que devemos apoiar.
O Crédito Agrícola está difundido por todo o País, por essa circunstância há algo em comum. Acho que posso dizer que iremos continuar a apoiar.
Nas provas realizadas as melhores classificações foram:

Velocidade, equipas:
1ª. Mortágua-Basi
2ª. Madeinos/Boavista

Prova de eliminação:
1º. Ricardo Mestre, Palmeiras/Resort/Prio
2º. Krasimir Vasilev, Dobrich
3º. Alejandre Marque, Palmeiras/Resort/Prio

30 Voltas (Juniores & Marters)

Juniores – 1º. Marco Martins, Clube Ciclismo Tavira
2º. Eujeniu Cozonac, Centro Ciclismo Loulé
3º. José Martins, Clube Ciclismo Tavira
Martters – 1º. Vítor Viegas, Individual
2º. Henrique Marques, Casa Benfica, V. R. Stº. António

100 Voltas e VIII Troféu Caixa Crédito Agrícola

1º. Samuel Caldeira, Palmeiras/Resort/Prio
2º. Bruno Lima, Barbot/Siper
3º. António Carvalho, Mortágua-Basi

Geraldo de Jesus

NADADOR DE PORTIMÃO EM DESTAQUE NA CHINA


" Filipe Santos, nadador da O2 - Associação Desportiva e Cultural, representou Portugal no Campeonato do Mundo DSISO, Taiwan 2010, de 1 a 7 de Outubro. O atleta participou em 2008 no Mundial de Albufeira, tendo na altura conseguido atingir o seu primeiro mínimo nos 50 Livres, no entanto falhou a final por décimas de segundo, ficando na 11ª posição.
Desta feita o nadador competiu em quatro provas (200 Livres, 200 Mariposa, 50 Livres e 100 Mariposa). O objectivo principal desta participação era tentar em qualquer uma das provas atingir a final, tarefa que parececia muito difícil tendo em conta a qualidade dos atletas presentes em Mundiais.
Paulo Sousa, Director Desportivo da O2 e Treinador Nacional da Selecção, que se deslocou a Taiwan ,acreditava que o trabalho que tem desenvolvido com o Filipe Santos iria resultar na presença deste atleta numa final. Sendo que um eventual pódio mundial ainda não estava ao alcançe do atleta. Conseguir estar entre os 8 primeiros atletas mundiais era, na sua opinião, um grande feito.
A prestação do Filipe Santos ultrapassou todas as espectativas e os resultados finais foram os seguintes:
- 3/10/2010 - 200 Livres - 4º na Final do Campeonato do Mundo (Batendo o Recorde Nacional);
- 06/10/2010 - 200 Mariposa – 4º na final Campeonato Mundo (Batendo o Recorde Nacional e da Europa);
- 07/10/2010 - 50 Livres - 6º na final Campeonato do Mundo (Batendo o Recorde Nacional);
- 07/10/2010 - 100 Mariposa - 8º na final Campeonato do Mundo.

ABA JÁ TEM NOVA DIRECÇÃO NO ACTIVO




Os recém-eleitos Corpos Sociais da ABA foram apresentados em Cerimónia Pública, no passado dia 9 de Outubro, no Edifício ANJE – Centro Empresarial de Faro, na qual tomaram posse dos seus cargos para o biénio 2010-2012.
A cerimónia foi presidida por Gomes Afonso, Presidente da Mesa da Assembleia-geral, e contou com a presença de diversas entidades oficiais, nomeadamente, Macário Correia, Presidente do Município de Faro, Paulo Santos, Vereador do Desporto do Município de Faro, Joaquim Teixeira, Presidente da Junta Freguesia da Sé, entre outros. Estiveram ainda presentes José Isidoro Silva Sousa, Presidente do Sporting Clube Olhanense, Carlos Alberto L. Ronquilho, Presidente do Juventude Sport Campinense, José Herculano, Presidente do Ginásio Clube Olhanense, entre outros representantes de Clubes Desportivos e colectividades.
Fica o testemunho da excelente organização do evento e da óptima receptividade dos diferentes agentes desportivos a este novo corpo gerente, presidido por Sandra Silva, coadjuvada por Walter Pestana (Vice-Presidente Desportivo) e Luisa Pedro (Vice-Presidente Administrativo e Financeiro).
Sandra Silva apresentou as linhas orientadoras de acção da Associação, dando significativa relevância ao desenvolvimento desportivo e social e ao projecto regional do Boxe Educativo/ Pré-competitivo, designado por "Escolinhas de Boxe". Falou ainda do projecto formativo dos actuais e futuros agentes desportivos e apresentou o novo website da ABA, desenvolvido já por esta Direcção.
Na posse da palavra, Walter Pestana, desenvolveu a politica da acção desportiva e a importância do Boxe como modalidade olimpica e acrescentou a possibilidade de se realizar já no próximo ano, no Algarve, um Campeonato Europeu sob a homologação das congéneres internacionais (EUBC/ AIBA).
Macário Correia terminou os discursos aludindo à importância do Desporto e confiando nesta nova Direcção da ABA, a boa-vontade e colaboração por parte do Municipio.
Fonte: Associação de Boxe do Algarve

ROTARY CLUBE DE TAVIRA Distingue melhores alunos das Escolas de Tavira


Da esqª. Marisa Brito, Maria Couto e Carlos Teixeira

Ana Matias fala do livro de Moita Flores

Rotary de tavira apresenta o livro “Mataram o Sidónio”, da autoria de Moita Flores (drtª)
Em sessão que decorreu na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, o Rotary Clube de Tavira distinguiu os melhores alunos das Escolas de Tavira e apresentou o livro da autoria do Dr. Francisco Moita Flores.
Rui Machado, Presidente da Direcção, referiu-se ao Rotary Internacional, um clube de profissões, com cerca de um milhão e duzentos mil sócios, pertencentes a mais de trinta e um mil clubes, localizados em cento e sessenta e sete países que prestam serviço humanitário em elevado nível ético em todas as profissões, ajudam ao crescimento, ao bem-estar e à paz no mundo. São estas características que movem o Rotary Clube de Tavira na defesa dos interesses gerais desta região e de um modo muito mais directo à comunidade tavirense e do concelho, não deixando contudo de participar em programas nacionais e internacionais, num perfeito intercâmbio de acção.
Setembro é em Rotary o mês das novas gerações. O Rotary internacional pede-nos para estarmos atentos aos mais jovens, pois eles são o futuro da humanidade, por isso desde à uns atrás, temos vindo a distinguir os melhores alunos das Escolas de Tavira, cujo percurso escolar deve ser seguido por todos os outros jovens. Este ano os alunos distinguidos são:
- Marisa Raquel dos Santos Cristo Brito, Escola D. Paio Peres Correia
- Maria Teresa Rodrigues Couto, Escola Secundária Dr. Jorge Correia
- Carlos Moura Pereira Lucas Teixeira, Escola D. Manuel I (ver caixa)
O Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, dirigindo-se aos jovens: “Quero dar uma palavra pessoal a cada um de vós dizendo-lhes que estudar compensa e ainda por cima dá prémios. Vocês são de facto os melhores alunos do Município de Tavira, dos dois Agrupamentos e da Escola Secundária, por isso, vocês merecem os parabéns e a distinção de pessoas ilustres que fazem parte do Rotary Clube de Tavira que os distinguiu por serem os melhores alunos, o que é importante é que sustentem esse brio de estudar e ser bons alunos e continuarem a trabalhar para serem os futuros lideres do amanhã.
Isso é que é importante. Fazer a distinção daqueles que gostam de estudar e que às vezes se desviam de outras coisas, deixam de fazer outras coisas para se situarem naquilo que verdadeiramente é importante na vossa idade. Que é estudar, ser bons cidadãos e acima de tudo fazer também outras coisas diferentes dos outros, porque na prática usam muito melhor o seu tempo. A gestão do também hoje é a coisa mais importante, Parabéns aos professores e pais destes jovens porque fizeram um bom trabalho”.
Foi a Drª. Ana Matias, Coordenadora da Biblioteca da Escola Secundária Dr. Jorge Correia que apresentou a obra e que numa breve análise nos disse: “Mataram o Sidónio” é um romance delicioso de se ler. O romance presta homenagem aos médicos que participaram na primeira República e particularmente a dois deles. O Asdubral e o Azevedo Pais, por ele ter-se deixado convencer da importância da polícia criminal e do instituto de medicina legal para que as provas tivessem base científica e não a base de tortura, a ser o réu a confessá-los. Depois toda a escrita é muito viva, muito dinâmica, muito interessante. Tem momentos com grande intensidade dramática, mas também momentos que nos perdemos a rir”.
O autor, Moita Flores sobre o tema. “Mataram o Sidónio” é um livro que já vivia há muito dentro de mim e que tem a ver com muito daquilo que é o momento das ciências forenses em Portugal que é a criação da polícia de investigação criminal, por um lado e do instituto de medicina legal, por outro. Por outro lado, é relatar um tempo muito ruim, talvez o pior tempo que Portugal atravessou no século XX e a década que conhecemos, que foi o ano de 1918 que criaram vários problemas e graves tragédias que assolaram o País, desde a pneumónica, passando pela fome, pelo racionamento, pela guerra. Enfim. Por um conjunto de circunstâncias que determinaram um dos anos mais difíceis da nossa contemporaneidade”.
- Sidónio ficou para uns, em mau homem. Afinal, ele sacrificou-se, como hoje acontece, para não dizer a verdade.
- Não. Digamos que Sidónio é um homem do seu tempo e contraditório. Um homem estranho. Um homem que foi mitificado e como mito que se transformou começou as pessoas a viverem apaixonadas pelo mito ou a adiar o mito e esta contradição faz com que ele se perpetue como uma das personagens mais fascinantes da História da República e por isso mesmo no ano Centenário da República surjam tantos trabalhos sobre Sidónio Pais. De facto, é uma personagem controversa que rapidamente mobiliza paixões.
No final da sessão, Rui Machado esclareceu-nos do facto de a distinção dos alunos não ter sido feita, como habitualmente, em Setembro. “Tivemos a oportunidade de trazer cá o Dr. Moita Flores. Então tentamos colar os prémios escolares ao Dr. Moita Flores e o Centenário da República. Esta manifestação trouxe muitos conhecimentos à comunidade. Teve muita gente, mas podia ter muito mais. Penso que foi do agrado de todos”.

Geraldo de Jesus

OS JOVENS DISTINGUIDOS, AGRADECERAM AOS PROFESSORES E NÃO ESQUECERAM OS FAMILIARES

O primeiro a usar da palavra foi Carlos Teixeira: “Não acredito que se formem bons alunos se não houverem excelentes professores. Eu acho que os não poderia ter escolhido melhor. Quero agradecer aos meus pais, que são a minha retaguarda e o meu porto de abrigo e por fim ao Rotary por me atribuir esta distinção que demonstra que afinal trabalhar e aprender compensa”.
Maria Couto, referiu que “algumas pessoas que estão aqui já me viram a receber o prémio do Ministério Público. Quero que saibam que há três anos estive também aqui nesta posição a receber, tal como os meus colegas, o prémio do nono ano. Por isso o que eu quero dizer fundamentalmente, é que continuem a trabalhar pois podem voltar a estar aqui daqui a três anos para receberem o vosso trabalho com muito mérito. Quero agradecer aos meus pais, por todo o apoio, aos professores que me acompanharam, alguns deles não puderam estar da outra vez, mas estão agora aqui. Quero agradecer muito, por todos os valores que me transmitiram e ao Rotary Clube de Tavira por mais uma vez estar a reconhecer todo o esforço que dediquei à Escola ao longo destes doze anos. Vou continuar a trabalhar, agora na faculdade, com muito afinco”.
Marisa Brito, começou por agradecer “a quem me trouxe aqui, pela excelente iniciativa de distinguir os alunos com melhores notas. Quero agradecer à minha professora do ensino primário, pelos dados que me deu e a todos os professores da Escola D. Paio Peres Correia que me ajudaram tanto e à minha família que me deu um apoio incondicional”.

G.J.