quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MILHARES DE PEREGRINOS EM FÁTIMA

Nas comemorações dos cem anos das aparições de Fátima na Cova da Iria, hoje, dia 13 de Outubro, milhares de peregrinos voltam a encher o Altar do Mundo. Recordemos que, além das habituais centenas de peregrinos algarvios, também como é habitual há anos a esta parte, várias dezenas de ciclistas partiram de Albufeira rumo a Fátima.

Dia Mundial da Visão

31% dos portugueses já adiaram cuidados de saúde visual devido a questões monetárias A propósito do Dia Mundial da Visão, que se comemora a 13 de Outubro, a Transitions Optical, líder mundial em lentes fotocromáticas, revela os resultados do seu recente estudo sobre saúde visual realizado o ano passado pela Ipsos Health a cerca de 9000 pessoas em oito países (França, Holanda, Espanha, Portugal, África do Sul, Alemanha, Inglaterra e Itália).
Este estudo concluiu que 31% dos portugueses já adiaram uma consulta para fazer um check-up visual ou a compra de armações e lentes oftálmicas de prescrição médica devido a questões monetárias. De referir que também se registam diferenças significativas entres a população portuguesa que tem seguro de saúde e os que não têm. Entre os que têm seguros de saúde apenas 24% afirmam já ter adiado o acesso a cuidados de saúde visual devido ao preço, a percentagem sobe para os 34% no caso da população que não tem seguro de saúde. Em relação aos restantes países envolvidos a França apresenta a taxa mais alta de pessoas que já deixaram de fazer check ups ou de comprar armações ou lentes devido a questões monetárias com 32%, Portugal apresenta a segunda taxa mais alta em conjunto com a África do Sul com 31%, seguem-se depois o Reino Unido com 30%, a Itália com 28%, a Espanha com 26%, a Holanda com 25% e a Alemanha com 23%. Quando questionados sobre se já adiaram uma ida a uma consulta médica (em geral) devido ao preço 51% dos 9000 inquiridos afirmaram que sim. Quando questionados que outros tipos de serviços já adiaram/deixaram de comprar devido ao preço 37% responderam que já deixaram que comprar sapatos de boa qualidade, 33% já deixou de ir ao salão de beleza e de comprar cosméticos de luxo e 30% deixaram de pagar as mensalidades do ginásio.

aumento da procura nas compras online

O novo estudo Cars Online, da Capgemini, sublinha um aumento da procura nas compras online para os novos veículos, à medida que os consumidores dominam, cada vez mais, a tecnologia
A Capgemini, um dos principais fornecedores mundiais de serviços de consultoria, tecnologia e outsourcing, anunciou as conclusões da 13.ª edição do seu estudo anual Cars Online. O estudo deste ano revela um aumento no interesse pela compra de veículos através da internet e um crescimento na procura de novos veículos nos mercados maduros (66%, um valor acima dos 61% registados em 2010). Ao mesmo tempo, muitos consumidores afirmaram estar a adiar a compra de um novo automóvel até que a economia demonstre sinais de maior estabilidade.
As novas tendências de propriedade como, por exemplo, a partilha de automóveis e os desenvolvimentos tecnológicos, nomeadamente, as aplicações para os smartphones, reflectem-se, também, na indústria automóvel, à escala global, à medida que se multiplicam os canais para pesquisa de informação e compra de veículos e que existe um aumento contínuo das expectativas e escolhas dos clientes. O estudo Cars Online 11/12 inquiriu mais de 8 mil consumidores de vários países, nomeadamente do Brasil, da China, da França, da Alemanha, da Índia, da Rússia, do Reino Unido e dos EUA. A edição deste ano fornece, ainda, uma análise detalhada dos comportamentos adoptados pelos consumidores na compra de veículos, incluindo padrões de compra, tipo e relevância da utilização das redes sociais na decisão de compra, compras online, veículos ecológicos, interacção com o cliente, serviços pós-venda e manutenção.

Domingo é dia de correr pela vida na Mamamaratona’11

Está tudo a postos para a 11ª edição da Mamamaratona - Marcha/Corrida contra o Cancro da Mama marcada para o próximo domingo, 16 de Outubro, às 10h00 com partida e chegada à Antiga Lota, na Zona Ribeirinha de Portimão.
Em 2010 foram mais de 2500 as pessoas que participaram nesta nobre iniciativa que tem como objectivos alertar a opinião pública para a problemática do cancro e angariar fundos para a construção da Casa Flor das Dunas – equipamento que a Associação Oncológica do Algarve quer concretizar o mais urgentemente possível para apoio ao doente oncológico – e apelar para a promoção de um estilo de vida saudável, baseado na marcha e prática de alguns exercícios físicos.
Os interessados em participar poderão fazer a inscrição (5 euros para adulto e 3 euros para criança) até 14 de Outubro na sede da AOA em Faro ou na sua delegação de Portimão, assim como no Centro Comercial Continente de Portimão, no Mercado Municipal da Av. S. João de Deus, em Portimão e no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, ou no local do evento, tanto na véspera, das 10h30 às 18h30, como no próprio dia da Mamamaratona, das 08h00 às 09h45.

Albufeira debate construção sustentável e reabilitação de fachadas

A AGI organiza neste mês de Outubro a última conferência do ciclo de conferências para profissionais - “As Terças Técnicas” onde será debatido a importância da construção sustentável e a reabilitação de fachadas. A última conferência realiza-se no dia 18 de Outubro, pelas 16h00, no edifico da Câmara Municipal de Albufeira.
Esta iniciativa conta com o apoio da Ordem dos Arquitectos e tem como objectivo debater a necessidade da promoção da construção sustentável e da reabilitação de fachadas e também apresentar aos arquitectos e designers informação técnica sobre novos materiais de construção, as suas características e as suas aplicações. Na apresentação de produtos insere-se a exposição das fachadas translúcidas Thermoclick e de novos produtos desta marca, as fachadas ventiladas TRESPA, alguns projectos singulares com materiais Perspectives TRESPA, e ACV de fachadas e soluções sustentáveis. O programa integra também uma apresentação das marcas TRESPA e SABIC, representadas em Portugal exclusivamente pela AGI.
As Terças Técnicas contam com a participação de Fernando Albuquerque, Gestor de produto TRESPA no Departamento de Materiais de Construção da AGI, Rui Carneiro, Gestor de Produto SABIC, Marta Quinas, Promotora Materiais Construção AGI, e do arquitecto Fernando Corona, Técnico da TRESPA Ibérica. Nuno Guimarães, Director-Comercial da AGI comenta: “as terças-técnicas têm sido um sucesso, sempre com casa cheia. Estas conferências são uma boa oportunidade para apresentar aos arquitectos e designers novos materiais e novas soluções de os conjugar nos projectos mais arrojados.” Acrescenta ainda: “Este ano nas conferências vamos falar sobre a construção sustentável e sobre a importância da reabilitação de fachadas. Este tema está na ordem no dia e é cada vez mais importante para o sector da construção”.

Alcoutim: Santa Justa com ligação à Águas do Algarve

Já começaram as obras da conduta que vai ligar a povoação de Santa Justa, freguesia de Martim Longo, à Águas do Algarve.
A conduta, de 4500 metros, será ligada ao depósito de abastecimento de água da aldeia de Martim Longo, construído recentemente pela autarquia de Alcoutim. Adjudicada por 273.000 euros, a empreitada de construção da conduta é financiada pelo Programa Operacional Valorização do Território (POVT) em 218.400 euros. A povoação de Santa Justa já dispõe de saneamento básico e ETAR. Depois da conclusão desta obra, que deverá ocorrer dentro de 10 meses, Santa Justa pertencerá aos 60% das povoações concelhias cujo abastecimento de água é já garantido pela Águas do Algarve.

LOULÉ VAI INTEGRAR REDE DE ARQUIVOS DO ALGARVE

O Arquivo Municipal de Loulé vai aderir à Rede de Arquivos do Algarve, infraestrutura informal e voluntária que procura congregar organizações profissionais ligadas à gestão arquivística, sejam elas públicas ou privadas. A integração nesta Rede vai permitir ao Arquivo Municipal e à própria Autarquia melhorar a gestão da informação, quer ao nível da arquivística, quer ao nível da preservação, conservação e difusão do património documental, independentemente do suporte que apresente.
Refira-se que a Rede de Arquivos de Algarve surgiu pela necessidade do Arquivo Distrital de Faro em dinamizar o diálogo e a cooperação técnica entre os arquivistas. A sua missão passar por valorizar os arquivos como sistemas de informação essenciais às organizações, promover a preservação, gestão e divulgação do património arquivístico algarvio, através de projetos com qualidade técnico-científica no âmbito da arquivística, refletindo boas práticas, normalização e capacidade de concretização. Entre os objetivos desta Rede está a proteção, conservação e difusão do património documental, mediante ações que impulsionem atividades de sensibilização, salvaguarda e recuperação de arquivos e documentos, bem como a criação de equipas interdisciplinares para o desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão integrada da informação. Por outro lado, pretende-se impulsionar o ensino e a profissionalização da arquivística, publicar e divulgar documentação técnico-científica da área e promover o intercâmbio e parcerias com organizações congéneres, nacionais e internacionais. Neste momento, já fazem parte desta Rede de Arquivos do Algarve os Arquivos do Hospital Distrital de Faro, Turismo do Algarve, Universidade do Algarve e Municípios de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

O TURISMO NO CENTRO DA «ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA»

O novo paradigma do “Turismo de Experiências” acabou por representar o foco transversal das comunicações e debate dos diversos painéis do seminário “Inovar em Turismo pelo Conhecimento e Criatividade”, realizado em Faro, no passado dia 7 de Outubro, numa organização da CCDR Algarve, Enterprise Europe Network e Comissão Europeia. O evento, presenciado por 225 participantes, fez parte da Campanha Europeia de sensibilização para a Inovação de Serviços e da Semana Europeia das PME 2011. A “experiência” diferencia-se do “serviço” por representar a mais valia desejada pelo consumidor, incorporando emoção, tornando memorável o próprio acto de consumo e diferenciando o produto/marca face à concorrência. De acordo com o Dr. Reinhard Büscher, Chefe da Unidade “Apoio à Inovação Industrial” da Comissão Europeia, é essencial que os gestores dos destinos compreendam a dinâmica da “economia da experiência”, nomeadamente os sub-clusters ligados à actividade turística e do lazer. É preciso encontrar estratégias e respostas adequadas, quer para sectores maduros e de maior dimensão, tipo alojamento e restauração, como para sectores emergentes e com grande margem de progressão, como os museus, os parques temáticos e as artes.
Reinhard Büscher fala à plateia Na sessão de abertura, a Drª Cecília Meireles, Secretária de Estado do Turismo, já se tinha referido ao “novo turista” como um “turista de experiências”, mais exigente, que procura maior diferenciação e qualidade dos serviços, numa correspondência elevada às suas expectativas. Referindo-se ao recente “Estudo de Satisfação de Turistas 2011”, a responsável governamental também salientou o crescente protagonismo do “e-traveller”, dado que se concluiu ser o “on-line” (internet, redes sociais, etc) o principal canal impulsionador dos turistas estrangeiros para escolherem férias em Portugal. Outro dos oradores, Allan Mayo, coordenador do Painel de Peritos Europeus sobre Inovação de Serviços, também destacou a prevalência do cliente e da sua experiência, citando o recentemente falecido Steve Jobs, líder da Apple: “You’ve got to start with the customer experience and work back to the technology – not the other way around”. Na mesma linha, a Drª Rita Alves Machado, directora de marketing do Grupo Tivoli Hotels, apresentou o premiado projecto “Experience More”, cujos objectivos passam por “entender as necessidades e motivações do cliente”, “diferenciar o produto/serviço” e “ir para além do hotel: viver o destino e proporcionar uma experiência única e memorável – uma Tivoli Experience”. Os dois workshops do período da tarde também acabaram por reflectir este assunto. Na sessão sobre “Tecnologias e Turismo”, o Dr. Miguel Payeras, director do cluster Balears.t, assegurou que, embora o mundo digital tenha introduzido profundas mudanças no processo de decisão e escolha de um destino, não deverá ser utilizado sem valorizar a “emoção da experiência”, isto é, as tecnologias que adoptamos devem intensificar o relacionamento emocional com os nossos consumidores/turistas.
Evento decorreu na CCDR Por outro lado, o Dr. Carlos Martins, presidente da Agência das Indústrias Criativas, referiu-se à construção do ambiente criativo e à valorização do património cultural nas cidades e regiões, com o marketing territorial associado, como elementos-chave para a diferenciação da oferta turística nos destinos. Segundo este especialista, o Algarve carece de falta de densidade para a criação de ambientes propícios à criatividade, pelo que deve apoiar-se nas comunidades de estrangeiros residentes com ligação ao mundo artístico. Numa segunda linha temática presente no seminário encontramos a questão da geração e partilha de conhecimentos e a gestão da inovação turística em ambientes colaborativos, nomeadamente com uma abrangência regional. O Dr. Büscher salientou, no seu discurso, que devem ser as regiões e os seus agentes económicos a procurar a organização e o sistema adequados, nomeadamente em termos de inovação, para a sua competitividade e prosperidade, e não esperar pela actuação da Comissão Europeia ou dos Governos Centrais.
A implementação do Ecossistema de Inovação para o Turismo das Ilhas Baleares foi considerado pelo Prof. Mateo Amengual, da CIDTUR, como uma solução óbvia para resolver um processo de transição de um destino turístico com pouca diferenciação de produto e pouco conhecimento sobre os seus clientes, para uma região que pretenda introduzir valor diferenciador à experiência turística (na origem e no destino), de forma sustentável. Neste aspecto, as propostas portuguesas apresentadas no painel ficaram aquém da experiência espanhola, por se encontrarem em fase de concepção ou arranque. É o caso da Agenda Nacional de I&D em Turismo, um projecto âncora do pólo Turismo 2015, explicado pelo Dr. Luís Costa. O Turismo de Portugal espera desenvolver uma rede de relacionamento entre o Sistema Científico Nacional e o Turismo, com a dinamização e financiamento de projectos de I&D nas seguintes áreas prioritárias: TIC, Construção Sustentável e Gestão Ambiental. O seminário foi encerrado pelo Prof. Daniel Bessa, director-geral da COTEC Portugal – associação empresarial para a inovação. O retomar da ideia de “choque de gestão” nas empresas nacionais foi ilustrativo de uma abordagem mais abrangente do conceito de inovação, que deverá ir além da tecnologia e da investigação e desenvolvimento, principalmente em sectores de serviços. Viria depois defender um Algarve altamente especializado na actividade turística, sem a deriva de diversificação sectorial, tomando como exemplo o caso da Madeira.