segunda-feira, 4 de julho de 2011

“Horizontes do Futuro”: EUNICE MUÑOZ FAZ RETROSPECTIVA DE CARREIRA

Na passada quinta-feira, 30 de Julho, o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé foi pequeno para receber todos os admiradores de Eunice Muñoz. A consagrada actriz portuguesa esteve em Loulé para apresentar uma conferência integrada no ciclo “Horizontes do Futuro”.

A sua carreira de mais de 70 anos de vida dedicada à representação foi a tónica para este momento que, mais do que uma dissertação, constituiu uma conversa informal com a plateia.

Dos tempos de menina em que teve a sua estreia na companhia de teatro da família, ao auge da carreira com a representação de “Mãe Coragem” e ao reconhecimento do público e das instituições, Eunice Muñoz realçou o seu total empenho na profissão como chave do seu sucesso. “Esta era a minha vocação e quando estamos vocacionados para alguma coisa, tentamos fazê-la o melhor possível”, disse.
Momentos felizes e outros menos felizes, dentro e fora do palco, disse ter feito tudo o que desejou, do teatro ao cinema, passando pela televisão. “Só faltou mesmo foi fazer ópera mas, infelizmente, não tenho voz para isso”, afirmou.
Apesar de considerar o Teatro como a sua existência, referiu a grande satisfação que teve ao interpretar o papel de “Dona Branca” na novela “A Banqueira do Povo”. “Foi um trabalho muito interessante e compensador”, realçou.
Mas em termos das personagens que representou, destacou duas como os que mais a marcaram – “Joana D’Arc” (1955) e “Mãe Coragem” (1986).
Quando questionada sobre o papel das artes na educação dos mais novos e a falta de interesse pelo Teatro, a actriz afirmou ser uma “mulher esperança” e, nesse sentido, disse que mantém a esperança que as coisas melhorem nesta área, e que se dê uma união de esforços para que o Teatro possa ter o papel na sociedade que lhe é devido. No entanto frisou ser “uma lutadora mas não uma revolucionária”.
Neste “Horizontes do Futuro”, Eunice Muñoz deixou ainda uma palavra aos responsáveis da Câmara Municipal de Loulé e a sua admiração pela sua actuação na área da cultura. “Todas as manifestações culturais que saem desta Câmara são sempre muito importantes”, realçou.
Esta conferência contou ainda com um momento teatral protagonizado por José Teiga, do Teatro Análise da Casa da Cultura de Loulé, a encarnar o poeta António Aleixo.

Vila do Bispo: Pescadores receberam Coletes e Balsas de Salvação

Os pescadores dos núcleos piscatórios da Salema e Sagres receberam, no passado dia 2 de julho, através do Presidente da Câmara Adelino Soares, 159 coletes e 2 balsas de salvação, abrangendo um total de 43 embarcações locais e 5 costeiras.

A aquisição daquele equipamento representa um investimento total de € 14.253,24 que será comparticipado em 90% por fundos comunitários e os restantes 10% serão suportados pela Autarquia.

De salientar que esta ação só foi possível depois da Câmara Municipal de Vila do Bispo ter apresentado uma candidatura à medida “Ações Colectivas” do Eixo 3 do Programa Operacional da Pesca 2007-2013 (PROMAR), tendo a mesma merecido a respectiva aprovação.
Melhorar as condições de segurança entre os trabalhadores da pesca local, com vista a diminuir a ocorrência de acidentes foi o objetivo da Câmara Municipal ao apresentar esta candidatura.
De referir ainda que de acordo com a legislação em vigor (Portaria n.º 64/2011 de 3 de Fevereiro) é obrigatório a utilização de equipamentos e de meios de salvação em todas as embarcações.

FEIRA POPULAR DE LOULÉ RECRIA ANTIGO EVENTO DE BENEFICÊNCIA

No ano em que se assinala o 20º aniversário da Feira de Artesanato de Loulé, a organização apresenta o certame com uma nova roupagem e designação: Feira Popular de Loulé, evento que irá animar o Largo do Tribunal de Loulé, de 13 a 17 de Julho.

A Feira contará com diversas valências, entre elas a exposição e venda de artesanato, livros, plantas, produtos agro-alimentares, animação infantil e desportiva, performances, entre outros.
As grandes novidades serão a recreação de um cinema ao ar livre, com os antigos filmes portugueses a preto e branco que marcaram a sétima arte nacional – “A Canção de Lisboa”, “O Leão da Estrela”, “Os Três da Vida Airada” e a “Aldeia da Roupa Nova”. Nesta tela será ainda projectado diariamente um filme do “Noddy”, tendo em conta o público mais novo.
Aliás, as crianças terão uma atenção muito especial no programa desta Feira Popular, em que uma das principais atracções será um carrossel infantil que fará as delícias dos mais novos. Mas as crianças poderão participar ainda em jogos tradicionais, teatro de fantoches, oficina de música, marionetas, trabalhos manuais e culinária, jogos didácticos e parede de escalada, entre outras actividades.
Também em termos de imagem do recinto, o certame sofrerá uma renovação, nomeadamente no espaço dos expositores que passarão a estar em bancas típicas, criando o ambiente de outros tempos.
Paralelamente, o evento oferece também ao visitante a oportunidade de apreciar os sabores da cozinha tradicional algarvia nas diversas tasquinhas existentes no local, bem como desfrutar de um espectáculo de folclore ou música tradicional portuguesa.
Este será mais uma iniciativa de âmbito cultural e recreativo que irá marcar a o programa de animação no Concelho de Loulé, na qual se pretende igualmente promover as tradições do Concelho, nomeadamente em termos de artesanato e gastronomia.
A entrada é livre o recinto funciona diariamente das 20h00 às 00h00.

Tim: apresenta álbum a solo no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo

Cerca de 180 pessoas assistiram, no passado dia 2 de julho, ao concerto de apresentação do último trabalho de originais do Tim “Companheiros de Aventura, no Centro Cultural de Vila do Bispo.

O público Vila-bispense ouviu, durante 1h30min, um reportório acústico que contou com vários êxitos, entre eles “Voar” e “No cimo do monte”. “Maria” e “Homem do leme” foram alguns dos temas dos Xutos & Pontapés também entoados pelo artista.

De referir, que se trata do quarto álbum a solo do cantor compositor, e que conta com a participação de Celeste Rodrigues, Vitorino e Rui Veloso.
Tratou-se de mais uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila do Bispo, que continua a apostar na diversidade cultural.

na UALG: A Cultura e a Criatividade em “laboratório”

“Cultura tem tudo a ver com Educação e com Investigação”, referiu Rui Parreira, da Direcção Regional de Cultura do Algarve, na abertura do Laboratório de Inovação para Indústrias Culturais e Criativas, que se realizou na Universidade do Algarve, nos dias 28 e 29 de Junho.

No primeiro dia de Laboratório foram apresentados os trabalhos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do Plano Estratégico para a Cultura no Algarve. Ainda na parte da manhã, Maria Cabral, pró-reitora para a Comunicação e as Artes, sublinhou a importância da Universidade para a Cultura, e ao final do dia, Miriam Tavares, directora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), destacou o papel das Artes nas Indústrias Criativas.

Ao longo do dia foram focados 4 casos de estudo locais. Nas artes performativas, a companhia Te-atrito foi apresentada por Rita Neves. Na gastronomia regional e valorização da herança cultural do território, o projecto “Tertúlia Algarvia” foi abordado por João Amaro.

O ilustrador Tiago da Silva falou da sua obra que, actualmente, é reconhecida e valorizada a nível internacional. Já Pedro Costa apresentou a editora discográfica Clean Feed que tem recebido prémios internacionais pelo excelente trabalho de divulgação do jazz.
No inquérito de satisfação os participantes destacaram a qualidade dos oradores e a organização do evento. 20% dos inquiridos salientou que o evento “excedeu as expectativas”.
O segundo dia de Laboratório teve o formato de “oficina”. Os participantes foram envolvidos num exercício de criação de ideias, que contou com a participação de consultores nas áreas da Criatividade, Protecção Industrial, Marketing Digital e Plano de Negócios para apoiar a estruturação das suas ideias criativas.
A Oficina de Ideias Criativas foi considerada por quase 70% dos participantes como ‘muito útil’, atribuindo nota máxima à pertinência do tema e à importância dos conteúdos abordados.
De salientar que este “laboratório” se realizou no âmbito do KnowInG - Knowledge Intelligence and Innovation for a Sustainable Growth, projecto europeu co-financiado pelo Programa de Cooperação MED, que visa promover e apoiar a "economia do conhecimento" e reforçar a cooperação e o encontro entre as instituições públicas, as organizações de inovação e os agentes económicos para a criação de novas políticas de desenvolvimento
Através do KnowInG, o CRIA disponibiliza um helpdesk para apoio a empreendedores e internacionalização das empresas e operadores das indústrias culturais e criativas.

Fazer ‘contas à vida’ na Biblioteca de Olhão

“Gerir e Poupar – Faça contas à vida” é o tema da sessão de informação que se realizará no próximo dia 12 de Julho pelas 15h30, no Auditório da Biblioteca Municipal, em Olhão. Esta sessão é promovida pela DECO em colaboração com o Município de Olhão.

A iniciativa, dirigida a todos os consumidores em geral, tem como principais objectivos informar sobre o que é e como se pode fazer a gestão do orçamento doméstico; como reduzir o consumo de electricidade, água e gás; como reduzir gastos com seguros e créditos; quais os factores a serem avaliados antes de adquirir um crédito; gerir o dinheiro de forma mais cautelosa ou transmitir a importância da realização de uma poupança.
Os interessados em participar devem enviar a sua inscrição para o email deco.algarve@deco.pt até ao próximo dia 8 de Julho.

Faro aliena património

A Câmara Municipal de Faro está a lançar uma série de hastas públicas com o objectivo de encaixar verbas que se verificam de extraordinária importância para o actual momento financeiro.

Desta operação fazem parte sete lotes de terreno dispersos no concelho e todos eles têm em comum o facto de permitirem a edificação de equipamentos de utilização colectiva.
Esta operação junto do mercado/investidores prevê a formalização das propostas até ao dia 26 de Julho (até às 16h00) e abertura das mesmas terá lugar no dia seguinte pelas 10h00 no Salão Nobre da autarquia.
Após a abertura das propostas haverá lugar a licitação a partir do valor da proposta mais elevada.
O processo estará disponível para consulta na Divisão de Património e aprovisionamento do Município de Faro, na loja do Munícipe e em www.cm-faro.pt.

Albufeira na MTV

A APAL – Turismo de Albufeira, como apoio da Associação de Turismo do Algarve, recebeu no passado dia 3 de Julho, em Albufeira, uma equipa de reportagem do canal televisivo MTV, com o objectivo de realizar uma reportagem sobre a animação nocturna em Albufeira.
A visita do MTV a Albufeira teve por objectivo recolher várias imagens da noite de Albufeira, bem como realizar algumas entrevistas, que serão incluídas numa reportagem mais alargada sobre Portugal, a ser emitida naquele canal brevemente.
A equipa do MTV, composta pela sua host, Sharlene Chiu e camerawoman, acompanhadas por Dora Coelho, Coordenadora–Geral da APAL e por Luís Pereira, Gestor Marketing da APAL, percorreram as principais ruas da baixa de Albufeira e da Av. Sá Carneira, recolhendo imagens da atmosfera que se vive nas noites de Albufeira.
De referir que esta equipa de filmagens, esteve no Algarve de 2 a 5 de Julho, para filmar 5 segmentos de reportagem a serem exibidos durante 5 semanas no MTV, bem como um especial de 30 minutos dedicado a Portugal.

O objectivo de Sharlene Chiu em Portugal, foi fazer uma reportagem sobre os festivais de Verão em Lisboa, em concreto o “Optimus Alive”, e depois complementar com uma série de conteúdos sobre o que de melhor o Algarve tem para oferecer. O programa de reportagens vai começar no Algarve e acaba em Lisboa, sendo que estes conteúdos serão transmitidos semanalmente às terças-feiras e na edição de fim-de-semana das notícias.
Sharlene Chiu é repórter e produtora no MTV News Canadá e ainda apresentadora e produtora de um programa televisivo sobre viagens, o qual foi criado por si: "Sharlene VS”.
No seu programa semanal de notícias no MTV, Sharlene Chiu, apresenta-se a viajar pelo mundo fora, a fazer a cobertura de eventos musicais e acontecimentos mediáticos.
Sharlene refere-se a si própria da seguinte forma: “A minha vida é basicamente viajar pelo mundo fora a fazer a cobertura de novos estilos musicais, e aproveitar para degustar a gastronomia local e apreciar a cultura única que cada cidade que visito tem para oferecer.”
Em 2009, Sharlene foi galardoada com o prémio “Best Broadcast VisitBritain Travel Journalism Award”, pelo trabalho desenvolvido no MTV NEWS POUNDS BRITAIN, pela forma como encoraja os futuros viajantes e apresenta os destinos numa perspectiva tradicional e moderna.

DESPORTO ADAPTADO NA PRAIA DE FARO

Numa organização da Associação AMAR, decorreu ontem no Centro Náutico da Praia de Faro uma apresentação de desportos acessíveis à população deficiente.

Mergulho, canoagem, e vela foram as modalidades apresentadas, tendo comparecido pessoas deficientes que se deliciaram com a possibilidade de experimentar e praticar estes desportos.

Neste evento estiveram presentes a Associação Existir de Loulé, Parasport de Portimão, Hidroespaço, Associação Regional de Vela do Sul, e Ginásio Clube Naval de Faro.
Parabéns à Organização.

Luís Nadkarni

1º- "TrocAqui" em Faro

Realizou-se ontem o 1º «TrocAqui», no Largo da Madalena. Apesar de ser novidade em Faro e do sol que convidava à praia nesta manhã de domingo, foi grande já a diversidade de produtos que se pôde encontrar nesta primeira edição do Mercado de Trocas na capital algarvia.

Trazendo desde quadros, a compotas, bijouteria, couves rouxas e ervas de cheiro, livros, sapatos, plantas, DVDs, bolos caseiros ou brinquedos, os participantes - particulares e associações - deram provas da imaginação e do sentido prático que pode vir a tornar esta feira um espaço imprescindível na dinâmica de Faro.

Se neste primeiro dia o número de crianças presentes foi ainda pequeno, o entusiasmo e à-vontade com que participaram levou já a propôr que em futuras edições exista uma zona própria para realizarem as suas trocas.
Destaque-se ainda a troca de serviços, de que a AAPACDM deu excelente exemplo, divulgando a multiplicidade de trabalhos que pode fazer e acolhendo contrapartidas (como traduções) para a sua oferta.

A Associação de Boxe do Algarve também participou - prometendo ainda uma aula / demonstração para o próximo TrocAqui, no dia 7 de Agosto. Mais uma vez os estabelecimentos da zona - Tasquinha «Cruzeiro» e bar Bakana's - apoiaram a iniciativa.

Ainda que tal não fizesse parte das actividades formais do Mercado, este mostrou ainda ser uma óptima oportunidade para pessoas e instituições se conhecerem melhor - com esta troca de informações a gerar já novas hipóteses de actividades nomeadamente para o Glocal>Faro ;-)

No final do evento, os participantes fizeram um balanço muito positivo, avançando ainda sugestões e contributos para melhorar as próximas edições - marcadas para o mesmo local, na manhã do 1º domingo de cada mês.