sábado, 13 de março de 2010

CÂNDIDO BARBOSA VENCE SEGUNDA ETAPA DA VOLTA A ALBUFEIRA


Cândido Barbosa venceu hoje a segunda etapa da 4ª Volta ao Concelho de Albufeira – Troféu José Martins, ao cortar a linha da meta na primeira posição, inserido num largo grupo que chegou com o mesmo tempo. Na classificação geral individual, Cândido está no nono posto, a 1 minuto e 51 segundos do camisola amarela.
Na jornada inaugural da manhã, a Palmeiras Resort/Prio/Tavira também se evidenciou, com André Cardoso a finalizar os 88.7 quilómetros em terceiro, levando para si a camisola branca, das metas volantes. O ciclista detém o terceiro lugar da geral, a 3 segundos do líder.
Na classificação geral por equipas, o grupo tavirense brilhou e preenche o posto mais alto da tabela, ao apresentar André Cardoso, Cândido Barbosa, e Luís Silva, em 3º, 9º, e 12º lugares, respectivamente.
Amanhã, o término desta corrida dá-se com a terceira etapa, de 107.2 quilómetros, entre Guia e Albufeira, a partir das 10h.

Viviane promete (en)cantar no Auditório Municipal de Olhão



No próximo dia 20, às 21h30, o Auditório Municipal de Olhão recebe um dos grandes nomes da música portuguesa. Viviane será a estrela da noite. Dona de uma voz singular e carismática, a cantora apresenta em absoluta estreia alguns dos temas do seu novo disco.
A artista algarvia cuja carreira musical teve início em 1990 com o grupo Entre Aspas, tem feito um percurso de elevada qualidade no mundo da música. Depois de “Amores Imperfeitos” e “Viviane”, a sua interpretação do clássico “Cavalo à Solta” mereceu os maiores elogios do público e da crítica especializada, tendo sido convidada para participar no colectivo “Rua da Saudade”, uma homenagem ao inesquecível poeta Ary dos Santos.
Do Coliseu de Lisboa, Viviane ruma ao sul para nos brindar com um espectáculo imperdível onde será acompanhada pela sua nova banda com Miguel Drago na guitarra portuguesa, Tó Viegas na guitarra acústica, Marco Martins na viola baixo, Jorge Caeiro no acordeão e Sónia litlle b na bateria.
Adivinha-se um espectáculo intenso com todos os requisitos para surpreender o auditório.
Viviane promete-nos uma viagem pelo universo do Tango e do Fado, onde os afectos, as emoções e as experiências serão levadas ao rubro.

GNR COM MUITO TRABALHO...ATÉ ÀS CINCO DA MADRUGADA



A Guarda Nacional Republicana, realizou na noite de ontem, entre as 00H00 05H00 em toda a região do Algarve, uma operação de combate a criminalidade, detecção de estrangeiros em situação ilegal, combate ao tráfico de droga e fiscalização de trânsito.
Foram fiscalizados 297 veículos e respectivos condutores; e fiscalizados 25 estabelecimentos de diversão nocturna, tendo sido levantados 63 autos de contra-ordenação por infracção à legislação rodoviária, sendo 18 autos por excesso de álcool e 18 autos de contra-ordenação por infracção à legislação relativa a estabelecimentos, nomeadamente: segurança privada, falta de afixação lotação, exibição musica ao vivo sem licença, falta licenciamento e averbamento novo explorador, falta de licença especial de ruído e falta de aparelho extracção de fumo.
Foram detidos 11 indivíduos por condução sob efeito dom álcool, com TAS entre 1,33 g/l e 2,25 g/l, um dos quais marroquino, detido também por permanência ilegal em território nacional, 1 detido por condução sem habilitação legal e detido o explorador de um estabelecimento, pelo crime de usurpação de direitos de produtor e um cidadão brasileiro, de 26 anos, conduzido ao SEF para notificação, por se encontrar em situação ilegal no território nacional.
----------------------------------------------------------------------------
Hoje, cerca das 04H15, a Guarda Nacional Republicana de Silves, deteve em flagrante um cidadão português, de 30 anos, por furto em estabelecimento comercial (Café O Luís - em frente aos correios de Silves).
Ao indivíduo, residente em Sines e que já cumpriu pena pelo mesmo tipo de Crime, foi-lhe apreendida uma pequena quantia em dinheiro que se suspeita proveniente do estabelecimento furtado.
O detido vai hoje ser presente ao Tribunal Judicial de Portimão, para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção.


Ainda, no dia de ontem, a Guarda Nacional Republicana, desenvolveu acções de policiamento e fiscalização em vários pontos do Algarve.
Na zona de Olhão, detida cidadã portuguesa, de 24 anos de idade, pela prática do crime de condução de veículo automóvel, sem habilitação legal.
Na zona de Vilamoura, detidos 2 cidadãos portugueses de 30 e 47 anos e cidadão russo de 38 anos, pela prática do crime de condução sob influência do álcool, tendo acusado, respectivamente, a TAS de 1,34 g/l, 1,62 g/l e 1,44 g/l.
Na zona de Olhos d’Água, detida cidadã holandesa, de 40 anos de idade, pela prática do crime de condução sob influência do álcool, tendo acusado a TAS de 1,35 g/l.
Na zona de Silves, detido cidadão português, de 33 anos de idade, pela prática do crime de condução sob influência do álcool, tendo acusado a TAS de 2,25 g/l.
Na zona de Lagoa, detido cidadão português, de 54 anos de idade, pela prática do crime de condução sob influência do álcool, tendo acusado a TAS de 1,90 g/l.

Artur Rêgo: Nova via de acesso a Faro, projectada a partir do nó de Estói, preocupa moradores e deputados do CDS-PP


Os moradores e proprietários dos Sítios de Besouro, Campinas de Faro, freguesias de Conceição de Faro, Estói e do Sitio da Arjona, todos do concelho de Faro, enviaram ao Grupo Parlamentar do CDS-PP uma petição onde se mostram preocupados com o anunciado traçado de um novo acesso à capital algarvia. Já noutra área da economia algarvia, o deputado algarvio Artur Rêgo, juntamente com João Pinho de Almeida, ambos do CDS-PP, voltou a colocar ao governo questões relacionadas com o agravamento de taxas cobradas pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) no que se refere à exploração de recursos em zonas protegidas.

O NOVO ACESSO A FARO

Os moradores e proprietários dos Sítios de Besouro, Campinas de Faro, freguesias de Conceição de Faro, Estói e do Sitio da Arjona, todos do concelho de Faro, enviaram ao Grupo Parlamentar do CDS-PP uma petição onde se mostram preocupados com o anunciado traçado de um novo acesso à capital algarvia. A via, projectada a partir do nó de Estói da via do Infante terá um percurso de quatro quilómetros, atravessando a EN2 no sítio das Campinas e continuando, paralelamente à EN 2 até Faro.
A referida variante ocupará os melhores solos do concelho de faro e do Algarve, constituídos por terrenos de aluvião, e, a confirmar-se a construção da via, surgirão danos agrícolas, ambientais e económicos irreversíveis, prejudicando inúmeras famílias.
No documento enviado aos deputados centristas, segundo os residentes, “existe um traçado alternativo, viável e possível, que não apresenta os inconvenientes supra expostos, que passaria a Nascente da EN2 e da ribeira do “Rio Seco”, acrescendo até que, à partida, apresentaria cumulativamente custos menores em termos de execução de obra, traçado esse que aparentemente terá sido ignorado e posto de lado sem qualquer justificação ou explicação plausível”.
Tendo em atenção esta comunicação, os Deputados do CDS-PP, incluindo o algarvio Artur Rêgo, apresentaram ao ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, um requerimento onde perguntam se o ministro tem conhecimento da situação, se foram efectuados estudos de impacto ambiental ou outros, se estão definidas as consequências negativas e também as razões que levaram ao abandono de outro traçado alternativo.

Viveiristas do Algarve continuam a preocupar Artur Rêgo

O deputado algarvio Artur Rêgo, juntamente com João Pinho de Almeida, ambos do CDS-PP, voltou a colocar ao governo questões relacionadas com o agravamento de taxas cobradas pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) no que se refere à exploração de recursos em zonas protegidas.
No interrogatório, colocado concretamente ao ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, são salientados os casos concretos dos viveiristas da Ria Formosa e do Alvor e referida a falta de resposta a um requerimento apresentado ao mesmo ministério em 25 de Novembro passado. Recorde-se que a proposta prevê valores que podem ir aos cinco mil euros anuais, o que se traduziria na ruína de muitas famílias.
Para além da falta resposta concreta, o ministério decidiu em 4 de Dezembro suspender por três meses a decisão de aumento através da Portaria nº 1397/2009 de 4 de Dezembro, numa decisão que “saudamos e aplaudimos e que se traduz no dar a mão à palmatória”, referem os dois deputados centristas.
As questões colocadas foram estas:
1 – Quais as taxas de licenciamento anteriormente praticadas?
2 – Qual a justificação, para além da invocada no próprio diploma, de, neste momento de crise profunda, esta alteração ser levada a cabo?
3 - Qual a variação percentual que o aumento agora determinado representa em relação às taxas anteriormente cobradas?
4 – Se, previamente, à tomada da decisão, foi feito algum estudo do impacto social e económico que iriam ter as novas taxas?
5 - Designadamente, se foi apurada qual a dimensão média das empresas viveiristas e/ou dos viveiristas individuais?
6 – Qual o rendimento líquido médio que proporciona a actividade de viveirista?
7 – Se não feito esse estudo, quais foram então os critérios seguidos, subjacentes e justificativos do aumento ora imposto?
Para além destas, face ao teor da resposta dada pelo Ministério, suscitam-se duas novas perguntas:
8 –Tem o Ministério do Ambiente e ordenamento do território em vista, com a suspensão da portaria 1245/2009 de 13 de Outubro rever em baixa as taxas nela contempladas, ajustando-as à realidade socioeconómica dos seus destinatários e dos portugueses em geral?
9 – Ou, como consta e aparentemente decorre da resposta dada ao requerimento nº 11/XI/1ª irá mantê-las e limitar-se a explicar aos portugueses o porquê da sua justeza na óptica do Ministério e do ICNB?