quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ROTARY CLUBE DE TAVIRA, PROMOVEU PALESTRA

VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DE AUTOR. - O IMPACTO NA ECONOMIA E NA COBRANÇA FISCAL, O Rotary Clube de Tavira, na sua última reunião, promoveu uma palestra, subordinada ao tema em epígrafe, tendo como convidado. o Dr. Paulo dos Santos, Director Geral da GEDIPE (Associação Para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores), entre outros cargos.
Os participantes na reunião ouviram com muita atenção o desenrolar da palestra e no final colocaram algumas questões a que o convidado respondeu. Paulo dos Santos, referiu-nos que o direito de autor é uma matéria complexa pela sua própria natureza. “Funcionando à base de autorizações, como é material, cria algumas dificuldades de entendimento. Mas se alguém utiliza uma obra de uma forma não autorizada prejudica: Em primeiro lugar o autor, o titular do direito e depois o Estado que se vê privado de receitas ou dos impostos inerentes daquela transacção comercial”. -- Ainda à pouco foi tornado público que o Estado deixou de receber uns milhões de euros, por essa situação.
- Foi na sequência de uma entrevista minha ao C. M. Em 2010 houve uma perca de receitas para o Estado. Aliás, uma perca de receitas de 50 milhões o Estado terá perdido cerca de 15 milhões em IVA. Isto, só falando em IVA, não falando em IRC sobre os lucros e outros impostos directos. - Quando as autoridades actuam, normalmente são criticadas. Será justo?
Não é de todo justo, porque é o tal problema da consciência da ilicitude em toda esta matéria não há inocentes. Quem faz pirataria está a roubar a propriedade intelectual de uma outra pessoa. Alguém que se esforçou intelectualmente ou através de investimento em meios de recursos para conseguir fazer uma obra para colocar à disposição de todos nós, para nos dar a cultura aquilo que de mais rico temos. A nossa história cultural. Se alguém “rouba” isso e não paga nada a ninguém não é uma pessoa que mereça compaixão. É um criminoso, ainda que a moldura penal seja pequena. Há que alterar esta mentalidade que é a única forma de nos protegermos. Proteger a cultura, proteger o emprego.
- A publicação de um artigo num jornal, devidamente assinado pelo autor, alguém o pode utilizar ou deturpar sem autorização? - Obviamente que não. Assinado tem uma protecção especifica no jornal e só pode ser utilizado com autorização desse mesmo autor. Não podem altterar o texto sob pena de violar o direito moral e não o podem utilizar noutro sob pena de estar a violar uma vertente material do direito. Tem de ser sempre autorizado. - Tem de haver respeito por aqueles que trabalham… - Tem de haver o respeito total e absoluto porque se não respeitarmos quem trabalha e quem faz disso modo de vida, essas pessoas deixam de ter modo de vida, deixam de ter dinheiro para comer e sobreviver.
O Presidente da Direcção do Rotary tavirense, companheiro Abílio Lopes, disse-nos que o tema da ilegalidade nos direitos de autor é sempre importante “porque as pessoas não se apercebem no dia-a-dia que a falta de pagamento dos direitos de autor lesam não só o autor da música, o autor da letra ou do trabalho, como ao cidadão comum. São os impostos que não são pagos. As coisas são vendidas sobre a forma sub-reptícia e não se paga IVA nem outros impostos. Não se paga nada e isso prejudica não só os autores, como o próprio Estado. Julgo que o Paulo Santos deu uma palestra muito clara. As pessoas ficaram esclarecidas sobre aquilo que se está a passar neste País ou melhor, no mundo inteiro e ficaram todos elas mais alertados para a situação”. A finalizar acrescentou que os Rotários se pontuam pela legalidade. “Tudo quanto for denunciar as ilegalidades também fazem parte dos Rotários e por isso, o alertar para a compra de materiais que muitas vezes nem se sabe de onde vêm”. GOVERNADOR DO DISTRITO ROTÁRIO VISITA TAVIRA O Rotary Clube de Tavira, vai receber nos próximos dias 13 e 14 de Setembro, a visita do Governador do Distrito Rotário, Companheiro, José Coelho que tomará conhecimento das obras apoiadas pelo clube e contactará com autoridades locais. Geraldo de Jesus

INVOCAÇÕES MARIANAS EM TAVIRA - Um livro dos irmãos, Luís e Rui Terremoto dos Santos

Na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos foi apresentado o livro Invocações Marianas em Tavira, da autoria dos irmãos Luís e Rui Terremoto dos Santos, com edição da Câmara Municipal de Tavira. Fizeram a apresentação dos autores e do livro, o Pe. Dr. David Sequeira e Luís Horta. O prelado, recordou que as Invocações Marianas em Tavira, como os irmãos Terremoto dizem no livro, remontam ao final do século XIX. O amor a Maria. Quando vim para Tavira ainda havia uns resquícios do mês de Maria que procurei enriquecer e dar mais vida. Enchia-se a Igreja. Os tempos vão-se mudando mas o bom senso deve existir sempre. Hoje, a minha experiência do que vai por esse Algarve fora, diz-me que os Padres perderam a Fé. Sobretudo perderam o sentido espiritual e perderam o gosto pela oração. Não rezam o Terço, mandam rezar. Os Terremotos fazem aqui referência”.
Luís Horta, fundador e ex-director do Jornal do Sotavento “para muitos de boa memória já tinha iniciado a descoberta da história local quando dois jovens, eram irmãos e ainda por cima gémeos – o Luís e o Rui - apareceram com um texto para publicação. Faziam parte então, da equipa de equitetagem e expedição do jornal. Fora o Reverendo David Sequeira que lhes lançara o desafio para escreverem o seu primeiro artigo. Eles aceitaram. Estes dois irmãos trabalharam sempre em equipa. Estavam ainda no Secundário. Incentivámo-los e passaram a fazer parte dos colaboradores do jornal, devidamente identificados na ficha técnica. Foram estudar para Évora e continuaram a trazer temas relativos ao património religioso ou não religioso. Por volta do ano 2000 chegaram com a série de artigos que intitularam Invocações Marianas em Tavira. Série que motivou o interesse dos leitores e que depois de correcções e aditamentos resultou na publicação do livro com idêntico título que ora se apresenta. Este livro está à altura da verdade histórica que ele procura porque as Invocações Marianas em Tavira existiram. São histórias. São verdades. Isto bastaria para determinar o interesse neste livro mas os autores vão mais longe pois trouxeram aqui muito de investigação. Muito de rigor e uma criteriosa forma de apresentar o seu resultado o que permite dar-nos exaustivamente uma ideia do papel da religião cristã na importância histórica em Tavira e são pois, elementos mais que suficientes para o reconhecermos como um excelente trabalho”. Luís Terremoto dos Santos, referiu ao POSTAL ter sido um estudo que elaboraram para o Jornal do Sotavento no período de 2000 até meados de 2001 e que a Câmara Municipal de Tavira havia resolvido editar “o que nos trouxe imensa alegria e que muito agradecemos”.
- O vídeo de apresentação do livro prendeu as pessoas. Vocês têm outros trabalhos, julgo, que na Igreja de Santa Maria. - Sim. A convite do Dr. David Sequeira, na altura Pároco de Santiago, organizamos a exposição temporária que depois resultou no museu que pode ser visitado na Igreja de Santa Maria, com as peças únicas das várias Igrejas de Tavira. Foi um trabalho de recolha, de inventariação e depois exposição. - Vocês como bons gémeos que são trabalham sempre em equipa. Porquê? - Como já foi dito na apresentação, o trabalho de equipa é sempre valorizado porque há sempre falhas colmatadas com duas cabeças a pensar e as ideias surgem e é necessário depois concretizá-las. O trabalho em equipa resulta em mais eficiência.
- Pensam publicar mais alguma obra ou acrescentar novos elementos a esta? - Um livro é sempre um trabalho inacabado. Portanto, pode ser contemplado com outra investigação mais profunda. Nós limitámo-nos aos nossos textos no J. S., embora com aditamentos e correcções, mas é possível que venhamos a propor à Câmara Municipal de Tavira a publicação de outros trabalhos que têm a ver com a recolha que fizemos sobretudo do património religioso de Tavira. - Património que nunca mais tem fim e que está tão escondido. - Está escondido porque falta talvez, não tanto a divulgação, mas mais a sua qualificação e protecção, devido aos constantes assaltos e roubos de que os templos de Tavira têm sido alvo. Geraldo de Jesus

Treino da memória nos seniores pode atrasar Alzheimer

No dia 21 de Setembro assinala-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. A realização de exercícios diários de estimulação da cognição e da memória ajuda os doentes de Alzheimer a retardarem a perda das suas capacidades cognitivas e, consequentemente, a sua autonomia. Para Rodrigo Neiva Correia, psicoterapeuta e coordenador do Gabinete de Preservação e Reabilitação Cognitiva das unidades DomusVida, “a estimulação das capacidades cognitivas é fundamental em doentes com deterioração intelectual, nomeadamente com a doença de Alzheimer, uma vez que se pretende atrasar o declínio destas capacidades”.
Uma das consequências desta patologia prende-se com a existência de défices sobretudo no que diz respeito à memória imediata, ou seja, o reconhecimento e a recuperação. Esta constitui a principal queixa dos doentes e seus familiares. “Este tipo de memória apenas apresentará resultados positivos com exercícios regulares, e como exemplo, um desses exercícios consiste em contar uma história e pedir ao doente que tente reconhecer e assinale numa ficha, todas as palavras ouvidas, de uma lista de palavras misturadas, ditas e não ditas, sendo posteriormente convidado a contar a história usando as suas próprias palavras”, refere o psicoterapeuta. Primeiro, “é importante que a informação recebida seja muito bem compreendida, mas no caso de existirem erros no relato da história contada pelo idoso, não se deve dramatizar e aceitar a sua própria versão”, conclui. Este tipo de intervenção contribui para prevenir ou minorar o declínio das funções cognitivas como a memória, a linguagem e o raciocínio, entre outras. Além deste tipo de exercícios é importante que o doente também seja estimulado a realizar actividades físicas, tais como caminhadas. A doença de Alzheimer é uma doença progressiva e irreversível do cérebro (morte das células cerebrais e atrofia do cérebro), com causas e tratamento ainda pouco conhecidos, que afecta pessoas com mais de 50 anos. A José de Mello Residências e Serviços centra a sua actividade no desenvolvimento de soluções residenciais e domiciliárias para a terceira idade. Possui, actualmente, três Residências Assistidas: a DomusVida Junqueira, DomusVida Parque das Nações e DomusVida Parede. Estas Unidades têm a funcionar um gabinete de Preservação e Reabilitação Cognitiva especializado no acompanhamento de demências, nomeadamente a doença de Alzheimer.

Portimão: “A Quinta vem à Cidade”

Entre as 09h00 e as 19h00 do próximo dia 17 de Setembro, a Quinta Pedagógica de Portimão promove na Alameda da Praça da República, em pleno centro da cidade, uma iniciativa que visa divulgar as suas actividades, através da venda de produtos hortícolas e exposição de animais diversos. Durante esta acção, intitulada “A Quinta vem à Cidade” e de entrada gratuita, terão lugar diversos ateliês e actividades que integram a oferta regular da Quinta Pedagógica de Portimão, realizando-se ainda as sessões de esclarecimento “Terapias Assistidas Por Animais” (10h00) e “Hipoterapia” (14h30) e a demonstração “Cão de Terapias” (11h00).
Para além de frutas, legumes, doces, bolos e ervas aromáticas, os visitantes terão a oportunidade de verem uma vaca, uma ovelha, duas cabras, um burro, uma égua, várias galinhas e alguns coelhos, podendo ainda passear numa charrete puxada por pónei. Em pouco mais de três anos de funcionamento, a Quinta já recebeu cerca de cem mil visitas, em particular crianças e jovens de escolas da rede pública e privada do barlavento algarvio, sendo possível aos visitantes alimentar os animais ou colaborar na sementeira e na confecção de pão no forno, bem como participar em iniciativas artísticas e jogos tradicionais. A iniciativa “A Quinta vem à Cidade” tem por objectivo sensibilizar um maior número de pessoas para frequentarem este espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural, disponível em cerca de dois hectares na Aldeia Nova da Boavista, e cujas portas abrem de terça a sexta-feira entre as 09h30 e as 17h30, enquanto aos sábados e domingos a Quinta Pedagógica de Portimão funciona das 10h00 às 17h30..

ALGAR é campeã na retoma de resíduos de embalagens

A ALGAR, empresa responsável pela recolha e tratamento de resíduos urbanos dos 16 municípios algarvios, atingiu nos primeiros oito meses de 2011 os melhores resultados de recolha de resíduos diferenciados em Portugal. Os dados da Sociedade Ponto Verde (SPV) indicam que a ALGAR encaminhou para reciclagem 16 617 toneladas de resíduos provenientes de recolha selectiva.
Populações contribuem cada vez mais para a reciclagem De Janeiro a Agosto deste ano, a ALGAR encaminhou para reciclagem uma capitação de 14,7 kg/hab de papel/ cartão; 19 kg/hab de vidro, e 3,15 kg/hab de plástico. Os valores gerais de material encaminhado para reciclagem «per capita» apresentados pela ALGAR são os melhores de todos os sistemas aderentes à SPV em Portugal, incluindo as Regiões Autónomas. As quantidades retomadas pela ALGAR entre Janeiro e Agosto deste ano, em comparação com o período homólogo de 2010, foram superiores, independentemente da crise que se regista no consumo! Este ano e até agora, foram encaminhadas para reciclagem um total de 8.012 toneladas de Vidro (contra 7 882 ton. em 2010), 6 365 de toneladas de Papel/Cartão (contra 5 688 ton. em 2010) e 1 464 toneladas de Plástico (contra 1 333 ton em 2010). Foram ainda encaminhadas 231 toneladas de metal e 543 de madeira. "Foi acima de tudo com participação activa, empenhada e consciente da população algarvia, que estes resultados puderam ser obtidos. Verificou-se assim que as diversas campanhas de sensibilização promovidas pela ALGAR junto dos algarvios foram eficazes e deram estes resultados, dos quais toda a população se deve orgulhar. A ALGAR continuará a apostar numa proximidade crescente com os munícipes algarvios, através de campanhas de educação ambiental", sublinha a empresa. .

Na Adega Cooperativa de lagoa: Exposições fazem sucesso

O movimento de arte no Algarve tem sucesso. A primeira Feira na Adega no Sábado passado em frente a Galeria ARTE ALGARVE, na ÚNICA - Adega Cooperativa do Algarve em Lagoa mostrou isso. Perto de 15 expositores participaram e centenas de visitantes vieram. O resultado foi positivo: os expositores conseguiram vender bem e voltam no próximo Sábado das 10 às 14 horas para expor as suas peças de artesanato, antiguidades, velharias, livros e outros. Muitos dos visitantes entraram pela primeira vez na Galeria e ficaram encantados.
"Estamos confiantes que a feira vai desenvolver a sua própria dinâmica. Contamos consigo! Temos entrada gratuita (para expositores e visitantes), um grande estacionamento dentro do terreno da adega e acesso directo da EN 125", grantem os organizadores.. Quinta-feira, 15 de Setembro, das 19 às 22 horas, haverá o primeiro ARTE ALGARVE CLUBE na Galeria ARTE ALGARVE depois do intervalo do verão com música ao vivo, vinho, pequenos snacks e muito convívio. A entrada custa 5 €. "E já podem tomar nota da próxima grande exposição colectiva na Galeria ARTE ALGARVE com as obras de 32 artistas internacionais, cuja inauguração realizar-se-a no Sábado, 8 de Outubro, pelas 15 horas. Ao mesmo tempo inauguramos a exposição individual do artista brasileiro Saulo Silveira na Galeria no primeiro andar", saienta a organização. Saulo Silveira vive há muitos anos em Lisboa e vai mostrar uma retrospectiva do seu trabalho nos últimos 5 anos. Ele mostrou os seus trabalhos em 2004 na Galeria Porca Preta, perto de Monchique, e logo na inauguração da exposição foi vendido quase metade das obras expostas.

Inauguração de exposição com acervo do Município foi um dos pontos altos dos ‘Recortes de Olhão’

A inauguração da exposição documental “A Evolução Administrativa da Câmara”, que aconteceu ontem à tarde, 7 de Setembro, no hall de entrada dos Paços do Concelho de Olhão, foi um dos momentos altos da I Semana Cultural olhanense intitulada “Recortes de Olhão”, que decorre até domingo. Com esta mostra, algo que nunca havia sido feita na Autarquia, a Divisão de Cultura deu a conhecer algum do espólio do Município, percebendo-se assim a evolução do funcionamento autárquico desde 1826. Entre muitas outras curiosidades encontra-se, por exemplo, a acta da primeira reunião de câmara, datada precisamente desse ano, ou uma das mais antigas máquinas de escrever utilizadas nos serviços. A 11 de Agosto de 1826 foi nomeada a primeira Câmara Municipal da Vila de Olhão da Restauração e a 28 de Agosto do mesmo ano, como ilustra a primeira Acta da Câmara realizou-se a primeira reunião com o objectivo primário da tomada de posse de todo o executivo. A reunião teve lugar na residência do Presidente, que à data servia de Casa de Câmara – assim referencia a acta – o então nomeado Juiz de Fora, Dr. António Malafaia Freire Teles.
Documentos das secções de Contabilidade, Taxas e Licenças, Tesouraria e Expediente, que organizava e elaborava o Copiador Geral de Correspondência, como ainda hoje acontece, constituem-se como fontes inesgotáveis de informação para quem se dedica à investigação e podem ser encontrados nesta mostra, patente num lugar improvável, e que segue o exemplo de outras actividades que se têm desenvolvido e continuam a decorrer até ao final de semana, como um café-concerto que hoje se realiza no Auditório Municipal ou a Noite Romana prevista para amanhã às 21h00 no Parque Natural da Ria Formosa. Também já se realizou um passeio pelas ruelas, becos e largos da zona histórica da cidade, com acontecimentos inesperados pelo meio, como a recitação de um poema de João Lúcio,“ O Bioco”, ou a interacção com os mais novos no Jardim Municipal, local onde se ouviram contar lendas da terra olhanense.
Hoje à noite é tempo de ‘stand-up comedy’, a partir das 22h00, na zona do bar do Auditório Municipal, com as presenças de Jorge Serafim que promete contar histórias com humor, ao mesmo tempo que será possível ouvir a música ambiente de Zé Maria. Amanhã à noite, faremos uma viagem ao tempo de Crisanto, um escravo oriundo da Grécia e que habitou o território que hoje conhecemos como Quinta de Marim. Entre outras actividades, sábado à noite há teatro junto aos Mercados, com a peça “Mê Menine, e o Tê Pai?”.
Ontem, na inauguração da exposição sobre a evolução administrativa da Câmara, o vereador da Cultura António Pina referiu “a audácia da Divisão de Cultura para organizar em pouco tempo esta semana cultural, fazendo com que todos os dias houvesse actividades diferentes e em locais variados, onde habitualmente se faz cultura”.
A meio desta semana cultural, António Pina já faz “um balanço positivo devido à grande adesão de público, o que mostra que as pessoas têm interesse em conhecer mais da nossa história”, disse o responsável autárquico, coadjuvado pela chefe de divisão de Cultura, Helena Barreto, que referiu igualmente que as actividades “têm contado com a presença de muita gente, o que é um motivo de orgulho para nós”. A terminar a visita guiada à exposição, feita pela técnica Helena Vinagre, o vereador António Pina anunciou ainda que estas actividades foram organizadas “com muito pouco dinheiro, o que prova que com imaginação podemos continuar a oferecer qualidade aos olhanenses”.

Portimão: Ciclo de Sons prossegue com Concentus Duo

Após a pausa de Verão, o Ciclo de Sons de Portimão prossegue no dia 18 de Setembro com o Concentus Duo, que se apresentará às 18h30 na Igreja do Colégio, interpretando obras de Debussy, Albérniz, Granados, Falla e Carlos Paredes, entre outros compositores. O agrupamento é formado por Paula Sobral e Manuel Tavares e teve a sua origem no ano de 2000, movendo-se essencialmente na música erudita, através de um reportório que abrange as mais variadas épocas, com ênfase na produção nacional.
A dupla tem actuado em várias cidades do país, em conservatórios e academias de música, auditórios, teatros e nos festivais de guitarra mais prestigiados a nível nacional, assim como nalguns eventos similares no estrangeiro. Manuel Tavares iniciou em 1996 o curso de Licenciatura em Ensino da Música na Universidade de Aveiro, na área específica de guitarra, tendo concluído em 2009 o mestrado em performance (música de câmara) na Universidade de Aveiro. Quanto a Paula Sobral, em 1994 iniciou o curso de Licenciatura em Ensino da Música na Universidade de Aveiro, na área específica de guitarra clássica, concluindo em 2007 o grau de mestrado em música de câmara. Este concerto, com entrada livre, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Portimão, continuando a 1 de Outubro o Ciclo de Sons, com o concerto do Duo Clássico, composto por Andrés Villani (flauta tranversal) e Bruna Melia (violoncelo) que terá lugar na Igreja de Alvor, a partir das 16h00.