domingo, 16 de janeiro de 2011

Aljezur - Debate: Questões-chave para a sustentabilidade e futuro do concelho



Promover o desenvolvimento local sustentável numa óptica de integração das componentes ambiental, social e económica, estimulando a participação pública, é o grande desafio que o Município de Aljezur se propõe com o processo da Agenda 21 Local que promove no concelho.
Como primeiro passo para a definição desta visão estratégica, o Município pretende agora proceder a uma reflexão com a população e actores locais sobre as questões-chave para a sustentabilidade de Aljezur, numa sessão pública que irá decorrer no próximo dia 4 de Fevereiro, pelas 20.30H, na Escola EBI/JI de Aljezur.
Nesta sessão irão ser apresentados os resultados do inquérito realizado à população e proceder à definição e debate das questões chave a considerar em vários domínios temáticos. Como incentivar a empregabilidade no concelho? Como aproveitar, de forma sustentável, as potencialidades de Aljezur? Constituem algumas das diversas questões que se pretendem apresentar nesta sessão, a qual contará com a presença do executivo camarário, técnicos e equipa de consultores.
Será ainda lançado novo folheto informativo, dirigido à população de Aljezur em geral, sobre a fase actual, na qual se pretende que, mais uma vez, qualquer munícipe contribua com a sua opinião em prol do desenvolvimento sustentável da sua terra.

Alcoutim: Mais de 100 famílias abrangidas pelo Cartão Social


A Câmara Municipal de Alcoutim, à semelhança de anos anteriores, atribuiu às famílias carenciadas do concelho o cartão social, que oferece reduções de 50% no pagamento de taxas e tarifas e alguns serviços prestados pelo município.
Este ano, 122 famílias economicamente desfavorecidas tiveram direito a este serviço social. O número de famílias a aceder a este apoio tem vindo a aumentar. Desde 2009 já foram atribuídos mais 24 cartões.
Para além do cartão social, a autarquia de Alcoutim atribui, todos os anos, apoios económicos a famílias que se debatem com graves situações de pobreza e exclusão social. O dinheiro destina-se sobretudo à recuperação ou melhoria de habitações e ao pagamento de medicamentos de doenças graves. No ano passado foram investidos cerca de 38.000 euros nestas ajudas financeiras.

"Mostrei que o meu lugar era entre os cinco primeiros deste Dakar" - Ruben Faria




Ruben Faria apostou ontem numa toada mais calma de forma a chegar a Buenos Aires e garantir o seu oitavo lugar na classificação geral, numa prova em que poderia ter conseguido uma posição final melhor se não fossem as penalizações a que foi sujeito. Ainda assim, o motard da KTM alcançou assim o seu melhor resultado no Dakar.
"Não havia nada a provar no dia de hoje. Entrei rápido mas falhei duas travagens ainda numa fase inicial e optei por abrandar e não comprometer o meu resultado. É o meu melhor resultado de sempre mas fica o sabor amargo das duas horas de penalização que me tiraram a possibilidade de discutir a quarta posição final", começou por explicar o piloto algarvio Rúben Faria no final da etapa.
"Sei agora que falhei o 'waypoint' por 38 metros, o que me deixa ainda mais chateado. Mas sinto que aprendi bastante e mostrei que o meu lugar era seguramente entre os cinco primeiros deste Dakar. Mas as corridas são mesmo assim e não vale a pena estar sempre a lamentar o sucedido", acrescentou, voltando a mostrar este ano o porquê de fazer parte da equipa de Cyril Despres.
"Sei qual era o meu papel na prova e na equipa que defendo e sinto-me bem com isso. Estou numa curva de aprendizagem e nestas duas últimas semanas aprendi bastante, especialmente porque estou ao lado da melhor pessoa para o fazer, o Cyril Després", rematou à chegada a Buenos Aires.

Fanáticos do Rally - Algarve Press