sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ria Formosa: TRADICIONAL FESTA DOS HANGARES - Domingo




Os Hangares, um dos núcleos habitacionais das ilhas-barreira da Ria Formosa com mais história, desde a aviação à pesca, comemora, amanhã, 15 de Agosto, o dia da sua Padroeira, a Nossa Senhora do Rosário, a que se juntam a Nossa Senhora das Dores (andor transportado pelos Bombeiros da Póvoa de Varzim) e o Sagrado Coração de Jesus. Estarão presentes, a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, o edil Macário Correia, representantes partidários e autoridades marítimas.
Chama-se Hangares porque na I Guerra Mundial os hidroaviões franceses pousavam na Ria Formosa, frente ao núcleo piscatório, onde foram construídos os hangares para receberem as máquinas voadoras, Ainda hoje existem as respectivas ruínas.
A população residente nas cerca de 200 habitações, a que se juntam muitos familiares e amigos em férias,protagonizam uma das principais procissões marítimas do País.
Três andores carregados aos ombros por homens e mulheres, todos de pé, em lanchas e saveiros, seguidos por várias dezenas de outras embarcações, desde o "mar santo", frente ao núcleo do Farol, até aos Hangares, realizam um acto de fé que nem aos residentes e veraneantes que se encontram no extenso areal deixa indiferentes, com alguns a acenarem em direcção ao extenso cortejo de embarcações engalanadas.
Outro dos pontos altos da procissão é o encontro, em pleno "mar santo", do andor de Nossa Senhora do Rosário, que vem acompanhado de Faro por uma lanchaa da Marinha com todos os convidados, civis e miliatres, com os andores da Senhora das Dores e do Sagrado coração de Jesus.
Desde o ponto de reunião até ao cais dos Hangares, repleto de hangrenses, é um não parar de buzinas e sirenes das embarcações a tocarem. Carregados os andores das embarfcações para o cais, o padre conduz a procissão até á capela, na Associação dos Hangares, onde celebra missa perante dezenas de fiéis.
A história, raizes e tradições deste histórico núcleo habitacional levam a população hangrense a reforçar estas celebrações a cada ano que passa, mesmo perante o incompreensível peso do camartelo da renaturalização (demolição) da aldeia piscatória do concelho de Faro.

No Ano Internacional da Biodiversidade descubra as riquezas da Ria de Alvor



No Ano Internacional da Biodiversidade, o Bioblitz: Alvor 2010 vai explorar as riquezas da Ria de Alvor e respectiva zona costeira durante 24 horas- entre o dia 4 e 5 de Setembro.
Classificado como Sítio de Importância Comunitária, pela Directiva Habitas devido à presença de habitats e espécies prioritárias à conservação a nível europeu, a Ria de Alvor vai ser palco de uma missão científica e comunitária de descoberta da sua biodiversidade, aberta à participação de todos.
Este pequeno estuário do Barlavento Algarvio possui um mosaico diversificado de habitats como os sapais, salinas, pinhais e matos mediterrânicos, protegidos da influência oceânica por duas restingas de areia que formam um complexo sistema dunar e reconhecida por observadores de aves de toda a Europa.
O Bioblitz: Alvor 2010 tem como o objectivo juntar especialistas em Biodiversidade e a população numa maratona de identificação do maior número possível de organismos vivos da Ria de Alvor. Todos estão convidados a viver esta experiência, podendo inscrever-se nas diferentes actividades e participar activamente nesta missão científica, por terra, mar, ou de binóculos em punho, para observar as aves da Ria de Alvor. Para os mais minuciosos, serão montados dois laboratórios na zona ribeirinha de Alvor, onde os seres vivos serão observados à lupa e ao microscópio.
A biodiversidade marinha tem um destaque especial no Bioblitz Alvor. O meio subaquático será explorado nas suas diferentes vertentes, as algas e invertebrados, através da realização de várias saídas de mergulho orientadas pelo PORTISUB e pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve.
A bordo do “Oceanus” serão ainda observadas as aves e cetáceos que frequentam habitualmente esta zona costeira.
O Bioblitz: Alvor 2010 tem início marcado para as 14h00 do dia 4 de Setembro e terminará às 16h00 do dia 5 de Setembro. Organizado pela Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (SCIAENA) e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, o Bioblitz: Alvor 2010 já tem as inscrições abertas em www.bioblitzportugal.com .

Cinco décadas da obra de Jorge Mealha em exposição no Centro Cultural de Lagos



Uma leitura retrospectiva da obra do escultor e ceramista Jorge Mealha é a proposta do Centro Cultural de Lagos, que a partir do dia 7 de Agosto vai ter patente a exposição “Jorge Mealha/1960-2010/Reinventando uma arte”. Integrada no cartaz de arte contemporânea do programa “Allgarve’10”, esta mostra reúne um conjunto de peças em grés, taças e esculturas geométricas abstractas daquele que é considerado um dos expoentes máximos da cerâmica em Portugal.

Comissariada por Mirian Tavares, esta exposição inclui ainda a apresentação de um pormenorizado catálogo sobre o percurso desse autor, que nasceu em Moçambique, vive no Algarve desde os anos 70 e que se notabilizou também na decoração de interiores e azulejaria.

Para Mirian Tavares, "a obra de Jorge Mealha corre sempre o risco de ser mal avaliada porque existe a tentação de etiquetá-la como arte africana, como se esta etiqueta resolvesse todas as questões e como se houvesse apenas uma arte africana. O seu trabalho sobre a matéria que transforma tem uma história coerente e longa”. E finaliza: “Esta exposição pretende percorrer esta história e mostrar que, para além de qualquer tentativa de aprisionar o artista num rótulo confortável e legível dentro dos padrões da arte actual, o artista está sempre a superar-se e a romper rótulos e amarras com aquilo que ele sabe fazer melhor, a sua arte."

Jorge Mealha nasceu em 1934, Lourenço Marques (actual Maputo) em Moçambique onde residiu e trabalhou até 1974, dedicando-se à cerâmica, escultura e decoração de interiores. De 1965 a 1970, frequentou os cursos de desenho e gravura do Núcleo de Arte de Lourenço Marques, sob orientação do pintor António Quadros. Em 1979, foi bolseiro da fundação Gulbenkian, para aperfeiçoamento em cerâmica, tendo estagiado em Lisboa, no atelier do escultor Querubim Lapa.

No ano seguinte, beneficiou também de uma bolsa, da mesma Fundação, para uma viagem de estudo por diversos países europeus. A partir de 1975, ano em que se fixou no Algarve, passou a dedicar-se exclusivamente à escultura e cerâmica. Participa, desde 1964, em exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro.

DAVID BLANCO PREPARA-SE PARA CONTRA-RELÓGIO DECISIVO


Esteve hoje na estrada a oitava etapa da 72ª Volta a Portugal que teve partida em Oliveira do Hospital e término em Oliveira do Bairro após 169.9 quilómetros.

Cândido Barbosa cortou a linha da meta em primeiro lugar mas foi desclassificado por sprint irregular, já que o colégio de comissários considerou que o ciclista mudou de trajectória. Cândido Barbosa explica que a mudança de trajectória foi involuntária e que não houve intenção de prejudicar possíveis adversários: " Vinha em plena força para a meta, e não foi minha intenção prejudicar ninguém".

Na classificação geral individual, David Blanco, da Palmeiras Resort/Prio continua na frente da competição, mantendo a camisola amarela, com os mesmos 53 segundos de vantagem para o segundo lugar de Hernâni Broco (LRM). Na montanha, Blanco continua o rei da pontuação geral.

Amanhã o Contra-relógio Individual de 32.6 quilómetros que acontece entre Pedrógão e Leiria poderá consolidar a liderança de Blanco: "se tudo correr bem continuarei na frente, com a perspectiva mais consolidada de uma vitória final, mas prefiro esperar e festejar no momento certo, mas espero poder dar essa alegria à equipa", assumiu o espanhol.