terça-feira, 14 de junho de 2011

Odiana reúne empresários

O ambiente de crise, a vontade de união de alguns empresários e a necessidade de se estabelecer uma ligação coesa para o desenvolvimento do sector empresarial, foram algumas das premissas para a realização das «Jornadas Empresariais do Baixo Guadiana».
Os objectivos das «Jornadas Empresariais do Baixo Guadiana», a realizar no próximo dia 21 de Junho, em Alcoutim, passam pela participação, reflexão e o debate, mas não só; a finalidade é que este encontro possa ser um trampolim para a criação de uma Associação Empresarial do Baixo Guadiana.

O encontro pretende informar, esclarecer e discutir as necessidades do território e as metas para o tecido empresarial como dinamizador e incubador de desenvolvimento do território. Não obstante, e no ambiente de crise actual apresentam-se ainda outras abordagens à cultura e associativismo empresarial.
O programa está fechado e conta com presenças como a Direcção Regional de Economia do Algarve, a CCDR, IAPMEI, ANJE, NERA, CRIA – UAlg, entre outras. Estima-se também a participação de um vasto conjunto de empresário do território.
O grande propósito deste encontro, é que o mesmo seja uma plataforma de debate da qual possam surgir as primeiras linhas de orientação para a criação da associação empresarial no território do Baixo Guadiana. A meta, para o final do encontro, é a constituição de uma Comissão de Instalação da Associação Empresarial do Baixo Guadiana.
A organização é da ODIANA, com a colaboração das associações Alcance e ATBG de Alcoutim e ADPM de Mértola. Recorde-se que as «Jornadas Empresariais» realizam-se no âmbito da estratégia de eficiência colectiva PROVERE «Âncoras do Guadiana, uma iniciativa QREN, co-financiada pelo Programa Operacional, PO Algarve 21 e o fundo FEDER.

CONCERTO A FAVOR DO BANCO ALIMENTAR

No dia 17 de Junho - Dignific’arte - Concerto Banco Alimentar Contra a Fome, no Centro de Congressos do Arade, pelas 21H30. A receita reverte a favor do Banco Alimentar Contra a Fome no Algarve (BACF).
Vai ser possível abrir um novo armazém em Portimão e são necessários alguns equipamentos para acondicionamento e conservação dos alimentos.
Há instituições em lista de espera para receber alimentos do BACF Algarve, mas sem condições é bem mais difícil armazenar e depois satisfazer as necessidades de quem precisa de ajuda... que cresce em cada dia que passa.

Este concerto de solidariedade a favor do Banco Alimentar Contra a Fome no Algarve tem a participação da Orquestra do Algarve e de nomes como o acordeonista Gonçalo Pescada com obras de "Nuevo Tango", a fadista Cristina Nóbrega, e ainda Eudoro Grade na guitarra clássica. John Avery e António Sérgio Ferreira vão conduzir este showcase. Os bilhetes também podem ser adquiridos na Worten.

Festival MED anima Loulé

Falta apenas uma semana para o arranque da oitava edição do Festival MED, um dos mais conceituados festivais de world music do País, que decorre de 22 a 25 de Junho, no Centro Histórico de Loulé.De 22 a 25 de Junho, em Loulé, David de Almeida é o artista plástico convidado. Artesanato, teatro, gastronomia, artes plásticas e muita música completam o cartaz do Festival MED 2011

Mais do que um festival de Verão, o primeiro do ano, este é um certame cultural, onde várias manifestações têm expressão: das artes plásticas à gastronomia, do artesanato ao teatro e à animação de rua, com uma programação vasta que pretende chegar a todos os públicos, dos 8 aos 80 anos.

Artes Plásticas

Todos os anos, a organização do Festival MED convida um artista plástico português para expor a sua obra na Galeria de Arte do Convento de Espírito Santo, no interior do recinto do festival. Este ano, David de Almeida é o convidado especial, e apresentará uma exposição intitulada “MED”.

David de Almeida é na natural de São Pedro do Sul, e frequentou, na Escola António Arroio, o Curso de Gravador Litógrafo e na Gravura - Cooperativa de Gravadores Portugueses um curso de Gravura em metal sob a orientação de Maria Gabriel.

Subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, estagiou nos Moinhos do Vale do Lagat, em França, no sentido de se especializar na feitura manual de papel. Cursou holografia no Goldsmith College (London University) e estagiou com Stanley Hayter no Atelier 17 em Paris, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem dezenas de exposições individuais e colectivas e foi já distinguido com vários prémios nacionais e internacionais. Entre eles, destaque para o Prémio Internacional de Arte Gráfica Jesús Núñez (Corunha, 2006) e o Prémio Nacional de Gravura do Museu de Gravura Espanhola Contemporânea (1999).
Nos claustros do Convento Espírito Santo estará ainda patente a exposição “Entre Margens” de Vasco Silva Lopes, uma mostra de visões insulares e ribeirinhas de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.
Espalhadas por todo o recinto estarão ainda várias manifestações de street art, de autoria de variados artistas, entre eles Teresa Paulino e Alexandre Sequeira.

Mais música…

Mas porque a música é a arte rainha do MED para além dos 22 nomes já anunciados para os palcos da Cerca, Matriz e Castelo, o MED apresenta ainda mais 15 projectos, com actuações agendadas para os palcos da Bica e do Arco, de 22 a 25 de Junho, no Centro Histórico de Loulé.
Nobre Ventura, Instinct Baroudeurs, Toca Tintas, Outorga, Nanook, Noiserv, César Matoso, Tâmara, Migna Mala, Caldas Hand Saw Massacre, Godai Project, Eroscópio, Muda As Maria, Nuno Rancho, In Tento Trio e Original Electro Groove são os nomes confirmados para os palcos da Bica e do Arco. Sexta-feira e sábado à noite, o MED oferece ainda duas sessões de DJ Set.

Gastronomia

Os sabores mediterrânicos são um dos atractivos deste evento que, ao longo de quatro dias, vai encher a Zona Histórica de Loulé com muita animação, cor e um ambiente único onde as várias culturas do Mediterrâneo e do mundo se fundem numa só realidade.
Para além da cozinha tradicional portuguesa, o MED vai ter também um conjunto de espaços de restauração dedicados aos sabores tradicionais de países como Espanha, Grécia, Marrocos, Egipto ou Itália.
O Chef Chakall volta a ter um espaço próprio no MED, aprazível para os visitantes apreciaram alguns dos pratos elaborados “ao vivo e a cores”, onde os ingredientes que fazem parte da dieta mediterrânica estarão em destaque.

Artesanato

A cor e a diversidade vão marcar as cerca de 100 bancas de artesanato que vão estar espalhadas pelos becos e ruelas do Centro Histórico da cidade. A grande aposta é no artesanato internacional, com especial incidência no marroquino, tunisino e egípcio. Mas as novas tendências do artesanato moderno também vão marcar presença nesta edição do Festival MED.
Os visitantes poderão adquirir uma série de produtos que vão desde a bijutaria, têxteis e vestuário aos objectos característicos de várias culturas do mundo como os digeridos aborígenes, os djambés africanos ou os cachimbos de água e serviços de chá típicos dos países do Magreb.

Para os mais novos

Os mais novos nunca são esquecidos pela organização, que reedita mais uma vez o espaço MED Kids. Diariamente, das 19h30 às 00h30, decorrem nesta área do festival actividades diversas como Hora de Artes Manuais, Hora da Dança, Hora do Conto Mediterrânico, pinturas faciais e jogos. Este é um local onde as crianças se podem divertir num ambiente agradável e acolhedor, criando e experimentando actividades relacionadas com o Mediterrâneo, de forma a estimular a sua imaginação, enquanto os pais circulam pelo recinto do festival. Durante quatro dias, o MED Kids recebe crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos acompanhadas por uma equipa de monitores.
Os bilhetes para o Festival MED 2011 já estão à venda no Cine-Teatro Louletano e estarão à venda nas bilheteiras instaladas à entrada do recinto a partir do dia 21 de Junho.
A organização põe à disposição do público duas modalidades de ingressos: Bilhete Diário (12 euros) e Passe de Festival (40 euros).
Sobre o MED
Organizado e promovido pela Câmara Municipal de Loulé, o Festival MED, já na 8ª edição, é um evento de world music inspirado na cultura mediterrânica, que transforma o Centro Histórico de Loulé num desfile de manifestações culturais.
Decorada de cores quentes, Loulé oferece todos os anos, durante cinco dias, um alinhamento de experiências multifacetadas, onde a música dá o mote. Sendo este, assumidamente, um festival de world music, pelo palco MED já desfilaram nomes de peso do circuito internacional.
As artes plásticas, a gastronomia, o artesanato, o teatro e a animação de rua completam a oferta.
Site Oficial: www.festivalmed.com.pt


DE AVEIRO A LOULÉ NUMA VESPA PARA ASSISTIR AO MED
Organização do Festival MED apoia a iniciativa de um casal de aventureiros que se faz à estrada, rumo a sul, de forma muito peculiar
Gostar de viajar de LML (vespa indiana) e de músicas do mundo levou André e Natasa Cester Costa, um casal de aveirenses, a aventurar-se numa experiência singular: percorrer 1500 kms de estrada para assistir ao que consideram ser o festival de world music do país, o Festival MED.
A aventura começa a 22 de Junho, em Aveiro, e no primeiro dia seguirão até à Ericeira, local da primeira paragem. No dia 23 de Junho, o plano é rumar a Loulé, para ainda chegar a tempo de assistir ao segundo dia do festival, onde estão previstas actuações de nomes de peso como SEUN KUTI & EGYPT 80, Magnifico ou Sean Riley & The Slowriders.
Os dias seguintes são para ficar por terras do sul, para desfrutar das magníficas praias do Concelho e à noite, da qualidade artística do “melhor festival de Músicas do Mundo em Portugal!”. “Não só pelo programa musical, mas também pela excelente organização e pelo ambiente que proporciona aos visitantes/participantes”, como refere o aventureiro André Cester Costa.
O início da viagem de regresso acontecerá domingo, e no itinerário está Beja e Salvaterra de Magos, até Aveiro. Sensível ao espírito de aventura deste casal, e à manifesta paixão pelo MED, a Câmara Municipal de Loulé não hesitou em apoiar esta iniciativa.
Quem quiser acompanhar esta aventura poderá fazê-lo, mesmo à distância, através da página do Facebook http://www.facebook.com/pages/Vamos-de-LML-ao-Festival-MED-Going-to-MED-Festival-on-LML/176269725760535

Jovens com Doença Inflamatória do Intestino apostam em férias activas

Nos próximos dias 2 e 3 de Julho, a Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI), com o apoio do Abbott Laboratórios, vai promover o primeiro acampamento para jovens portadores da doença, no Parque de Campismo de Montargil, no Alentejo.
Destinada a jovens com idades entre 18 e 25 anos que sofrem de Doença Inflamatória do Intestino (DII), esta iniciativa tem como objectivo proporcionar um momento de interacção e troca de experiências entre os participantes e procurar assim contribuir para que estes doentes consigam lidar melhor com o estigma social a que estão muitas vezes sujeitos.

De acordo com Ana Sampaio, presidente da APDI, "é uma oportunidade única para estes jovens encararem a doença de uma forma mais positiva e perceberem que podem levar uma vida igual à de qualquer outra pessoa”. O programa inclui actividades para falar da problemática da doença, mas também workshops de culinária para desmistificar a ideia de que só podem comer alguns alimentos, e ainda actividades desportivas.
Para participar neste Campo de Férias, em que cada jovem pode levar um amigo ou familiar, os interessados deverão contactar a APDI em www.apdi.org.pt.
A DII, que engloba duas patologias – Doença de Crohn e Colite Ulcerosa – manifesta-se frequentemente entre os 15 e 30 anos mas pode surgir em jovens de qualquer idade, sobretudo a partir da primeira década de vida. Em 20 por cento dos casos a doença tem início durante a infância ou adolescência, uma realidade que preocupa particularmente a Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI), entidade que dá apoio aos doentes de DII e seus familiares.
As crianças e jovens que sofrem desta patologia do foro intestinal têm de lidar com surtos de dor abdominal e diarreia, o que obriga à necessidade de usar, de forma inesperada e frequente, a casa de banho. Na escola e noutros locais sociais, a doença pela sua natureza, desencadeia bastante desconforto físico e emocional, levando ao isolamento e à perda de actividade.

Hospital de Faro: curso suporte básico de vida

Estão abertas as inscrições para o Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico que vai já na sua segunda edição. O próximo curso vai ter lugar sábado, dia 18 de Junho, entre as 9H e as 18H, no Hospital de Faro, no Algarve.

Ministrado por enfermeiros, este curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico tem por objectivo ensinar aos pais, professores e educadores os procedimentos de sobrevivência em caso de afogamento. Trata-se de uma iniciativa da Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros e do Hospital de Faro, EPE.

O Afogamento continua, infelizmente, a ser em Portugal a segunda causa de morte entre as crianças até aos 4 anos de idade, afecta mais as crianças do sexo masculino e estes acidentes ocorrem sobretudo em piscinas particulares da população residente. Durante o ano, e em particular na época balnear, é fundamental consciencializar os pais para as questões de segurança no que diz respeito aos equipamentos privados e públicos, bem como alertar para a necessidade de os pais assumirem uma vigilância apertada, já as crianças são por natureza curiosas e não têm consciência do perigo porque lhe falta experiência. Não se deve facilitar nas questões de segurança e importa mais uma vez lembrar que as crianças devem usar obrigatoriamente coletes de salvação e/ou braçadeiras.
A promoção do curso é um compromisso dos enfermeiros na prevenção de acidentes por afogamento e no ensinamento de procedimentos de suporte básico de vida que “Podem ajudar a salvar a vida do seu filho”.
As inscrições devem ser feitas para ausenda.duarte@ordemenfermeiros.pt (T: 213 815 552)

Aprenda a fazer esculturas de areia em Armação de Pêra

Quando era criança o que gostava de fazer na praia? Castelos na areia, construções complexas de túneis e labirintos… um mundo de areia. Este ano realiza-se mais uma vez o Festival Internacional de Esculturas em Areia (FIESA) e o Holiday Inn Armação de Pêra tem uma surpresa para si.

Nesta 9ª edição do FIESA, de 15 de Abril a 15 de Outubro o tema é Animalândia, onde os animais são representados de uma forma humorística. Estes animais de areia tocam música, dançam, pintam, lêem, escrevem, comem e bebem. Personagens da ficção infantil e adulta estão também patentes no tema desta edição.