domingo, 18 de setembro de 2011

ANA CABECINHA, 4ª Na Final do Challenge

Ana Cabecinha obteve no passado sábado um brilhante 4º lugar na Final do Challenge Mundial de Marcha (IAAF), a atleta completou os 10km marcha no tempo de 43.15 (Novo Recorde Pessoal), a Final do Challenge decorreu na cidade espanhola de La Coruña.
A grande vencedora do Challenge foi a Russa recente Tri-Campeã do Mundo e Campeã Olímpica Olga Kaniskina com 42.39 demonstrando mais uma vez a supremacia sobre as restantes competidoras, na 2ª posição ficou a Chinesa Liu Hong com 42.57 também recente vice – campeã Mundial, num despique para a 3ª posição esteve a atleta do Clube Oriental de Pechão e a Alemã Melanie Seeger (43.09), Seeger venceu a Ana Cabecinha por escassos 6 segundos, num duelo ombro a ombro nos últimos 500 metros da prova; no lugar seguinte (5º) ficou Susana Feitor (43.40), um pouco mais para trás ficaram ainda as Portuguesas Inês Henriques 9ª na prova com 44.28 (8ª no Challenge) e Vera Santos 13ª com 45.58 demonstrando mais uma vez a potência que é a Marcha Atlética feminina Portuguesa.
No final da prova Ana Cabecinha referiu “que o resultado vem encerrar uma boa época que tive, embora algo perturbada por várias condicionantes, obtive um bom 7º lugar no Mundial e agora um magnifico 4º lugar, chegar entro as primeiras nesta Final é uma satisfação, ficou por pouca a entrada no pódio, estou muito feliz com este resultado, ainda por cima conseguindo novo recorde pessoal e do Algarve, vou agora descansar umas semanas para encarar a nova época que vai ser longa com a mesma determinação que as últimas, tendo como principais objectivos a participação na Taça do Mundo de Marcha a realizar na Rússia (Maio) e principalmente a participação nos Jogos Olímpicos de Londres, vou trabalhar muito para ser uma das eleitas”

VALE: VOLUNTÁRIOS PARTICIPAM EM ESPECTÁCULO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

Vale é um espectáculo de dança contemporânea que reúne 8 bailarinos, 6 músicos e que convida um grupo aproximadamente de 30 pessoas de todas as idades, que vivem na cidade ou vila por onde passa, a participar nele.
Uma semana para viver dentro do Cine-Teatro Louletano perto dos artistas e com eles construir um espectáculo único e poderoso. Uma semana para aprender o ofício da dança e as suas leis, saber como se constrói um espectáculo e conhecer a vida de um teatro por dentro. As inscrições para este grupo de voluntários abrem durante o mês de Setembro e deverão ser feitas pelo e-mail cinereservas@cm-loule.pt ou pelo telefone 289 400 820 e têm como única condição gostar de se apresentar em palco. Não é necessário ter experiência artística prévia. Idades compreendidas entre os 6 anos e a terceira idade. O espectáculo final, coreografado por Madalena Victorino, com música de Carlos Bica, acontece nos dias 19 e 20 de Novembro, no Cine-Teatro Louletano. Esta é mais uma acção inserida no programa do “Movimenta-te – Trajectórias de Programação Cultural em Rede”.

Inatel: MANUTENÇÃO, PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE TRAJES TRADICIONAIS

No Museu dos Trajes e Tradições de S. Bartolomeu de Messines, dia 24 de Setembro, a Fundação INATEL promove o Workshop em “Manutenção, Preservação e Recuperação de Trajes Tradicionais” com o intuito de sensibilizar ranchos folclóricos e grupos etnográficos para aspectos relacionados com práticas de manuseamento, acondicionamento e conservação de peças de vestuário antigo (trajes tradicionais).
Serão privilegiadas questões relacionadas com o valor simbólico e histórico dos trajes (enquanto testemunhos da diferenciação social e de processos de confecção artesanais), assim como técnicas de conservação e de restauro têxtil (com intervenções práticas), incidindo em especial em peças em estado de deterioração avançado. O Workshop realiza-se no Museu do Traje e das Tradições de S. Bartolomeu de Messines no dia 24 de Setembro, tem a duração de 7 horas (9h30 - 13h; 14h30 - 18h) e é ministrado por Madalena Farrajota (vertentes teórica e histórica) e Esmeralda da Silva (vertente prática). Mais informações na Agência da Fundação INATEL de Faro, pelo telefone 289 898 940, e-mail: ag.faro@inatel.pt ou em www.inatel.pt.

PROJECTO ARTALAIA TAVIRA 2011

Está a decorrer nas instalações do Regimento de Infantaria Nº. 1 em Tavira o Projecto Artalaia. Esta Exposição de Arte promove o intercâmbio cultural entre o Algarve e a Andaluzia.
Organizado pelo artista plástico Zé Bivar, este evento trouxe a Tavira um conjunto de escultores e pintores espanhóis e portugueses que apresentam as suas criações, algumas bastante arrojadas e criativas que surpreendem agradavelmente os visitantes. Paralelamente decorrem as comemorações sobre a criação do Regimento de Infantaria Nº.1 cuja História está a ser evocada através de iniciativas que aconselhamos a acompanhar. Luís Nadkarni

VOLTA A BULGÁRIA: Tavira/Prio com boa prestação

Chegou hoje ao fim a Volta a Bulgária, com a última etapa de 142 quilómetros a acontecer entre Pirdop e Teteven. Ricardo Mestre conseguiu hoje a 7ª posição, enquanto que André Cardoso cortou a linha da meta em 9ª posição. No balanço geral, Mestre subiu à 7ª posição, a 3 minutos e 58 segundos do vencedor da prova Ivailo Gabrovski (Nessebar), seguindo-se André Cardoso, em 10ª posição, a 4 minutos e 10 segundos.
Ainda no que respeita à classificação da equipa Tavira/Prio, em 40ª posição estabeleceu-se o atleta Luís Silva, a 24 minutos e 1 segundo. Samuel Caldeira situou-se em 56ª posição, a 34 minutos e 50 segundos. Recorde-se que Caldeira na jornada de sexta-feira alcançou a segunda posição. João Pereira ocupou a 70ª posição, a 54 minutos e 13 segundos, e finalmente Diogo Nunes em 86ª posição, a 1hora, 44 minutos e 5 segundos do topo. A formação Tavira/Prio alcançou o 5º posto por equipas, o que reflecte uma excelente prestação, tendo em linha de conta as 18 equipas presentes. Na classificação relativa à montanha, André Cardoso trepou até à 2ª posição.