segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Challenge Nacional de Hóquei Veteranos passa por Albufeira


Autarquia associa-se ao evento pelo segundo ano consecutivo. Dia 3 de Outubro, pelas 9h00
No dia 3 de Outubro, os Campos Sintéticos de Futebol, junto às Piscinas Municipais, vão ser palco da Etapa do Algarve do Challenge Nacional de Hóquei Veteranos.
Albufeira volta a integrar a lista de cidades escolhidas para as 6 Etapas do Challenge Nacional de Hóquei Veteranos, que irá ter lugar nos Campos Sintéticos de Futebol, junto às Piscinas Municipais, no dia 3 de Outubro, pelas 9h00.
A prova, que já conta com a inscrição de 6 equipas nacionais, é apoiada pelo Município de Albufeira que se associa, pelo segundo ano consecutivo, a esta iniciativa desportiva de cariz nacional.
Refira-se que a modalidade de Hóquei em Campo tem vindo a conquistar cada vez mais praticantes, incutindo nas camadas mais jovens o gosto pelo desporto.

Nacional de "Field Target" passa por Ferreiras


5.ª Prova do calendário nacional conta com apoio do Município, e decorrerá no próximo Domingo, dia 3 de Outubro, no Parque Desportivo da Nora
A Freguesia de Ferreiras prepara-se para receber a 5.ª prova do Campeonato Nacional de Field Target já no próximo Domingo, numa organização da Associação Portuguesa de Field Target, com o apoio do Município de Albufeira.
No próximo Domingo, dia 3 de Outubro, o Parque Desportivo da Nora, em Ferreiras, vai ser palco da 5.ª Prova do Campeonato Nacional Field Target 2010.
Esta variante do Tiro com espingardas de ar comprimido vai juntar 40 atiradores de Norte a Sul do país, para competirem nas classes de PCP (ar pré-comprimido) e springer (pistão-mola).
O evento é organizado pela Associação Portuguesa de Field Target, sob a égide da Federação Portuguesa de Tiro, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira.
Refira-se que nas provas de Field Target existe um campo de tiro que é percorrido pelos vários participantes, que vão parando em cada linha de tiro para efectuar os seus disparos. Vence a prova o atirador que mais pontos obtiver na soma de todas as linhas de tiro.

Albufeira acolhe Encontro Nacional de Pára-quedistas




Boinas Verdes de todo o país juntam-se no concelho, no próximo Sábado. Demonstração de Saltos em Pára-quedas aberta a toda a população
Os antigos combatentes pára-quedistas, familiares e amigos vão-se juntar para mais um evento de solidariedade e convívio a ter lugar em Albufeira, no próximo Sábado. Do programa fazem parte uma homenagem aos ex-combatentes, demonstração de saltos e almoço de confraternização.
A Associação de Pára-quedistas do Algarve vai realizar mais um Encontro Nacional de Pára-quedistas, no dia 2 de Outubro, em Albufeira.
A cidade prepara-se para acolher cerca de 400 participantes, de Norte a Sul do país, que se irão concentrar junto ao Monumento em honra dos Combatentes, na Rotunda das Fontainhas, para prestar homenagem aos ex-combatentes do concelho de Albufeira já falecidos.
Após a homenagem, haverá uma Demonstração de Saltos em Pára-quedas, aberta a toda a população, no Estádio Municipal de Albufeira.
O almoço-convívio vai ter lugar no EMA –Espaço Multiusos de Albufeira, pelas 13h00, e promete momentos de grande animação.

Sec. Estado Inaugura Creche de Odeceixe





Foi oficialmente inaugurada, no passado dia 24 de Setembro, pelo Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, a Creche de Odeceixe. Na ocasião o presidente da Câmara de Aljezur relembrou o compromisso assumido com os Odeceixences, de completar o Centro Escolar com o equipamento que estava em falta - a CRECHE.
"Nada disto teria sido possível sem a Casa da Criança, que enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, dinâmica, em parceria com a Câmara Municipal, não desperdiça uma oportunidade que surja no programa de alargamento da Rede de Equipamentos Sociais. E é por isso que dentro em breve, em Aljezur, iniciar-se-á a construção da Unidade de Manutenção e Longa Duração da Rede de Cuidados Continuados, candidatura também desenvolvida pela Casa da Criança em parceria com a autarquia e já aprovada Pelo MODELAR 2", admite o autarca.
José Amarelinho reafirmou assim "o forte compromisso que a autarquia tem com a Educação e com a Acção Social no Município!"
A infra-estrutura, inaugurada pelo Secretário de Estado da Segurança Social, representa um investimento total de cerca de 350 mil euros, para o qual a Câmara de Aljezur, para além do lote de terreno atribuído, contribuiu com cerca de 140 mil euros, tendo o restante sido financiado pelo programa "PARES", do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
É uma creche construída de raiz que comporta 33 crianças, dotada de uma sala de actividades para 10 crianças com idades compreendidas entre a aquisição de marcha e os 24 meses; uma sala de actividades para 15 crianças com idades compreendidas entre os 24 e os 36 meses; uma sala parque com berçário para crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e a aquisição de marcha, cozinha, refeitório com as necessárias instalações para o pessoal, um pátios, mobiliário infantil adequado, equipada com painéis solares para aquecimento de águas sanitárias e aquecimento central.
Na ocasião, Jose Amarelinho não perdeu a oportunidade de relembrar ao Secretário de Estado o vazio deixado pelo terminus do Projecto Oriente, no âmbito do PROGRIDE, recentemente concluído com elevado índice de sucesso, dentro e fora do concelho.
"Representou, sem dúvida, uma mais valia poderosa no acompanhamento integrado às famílias do concelho, designadamente aquelas mais fragilizadas e com elevado risco de exclusão social, facto que muito preocupa a autarquia, particularmente nos conturbados dias que vivemos", assume o edil.
Que reclamou, por isso "uma resposta social idêntica, agora no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, com novas valências, com a mesma relação de proximidade e oportunidade", rogando, assim, por parte do governante, "uma análise atenta para esta situação que o leve a decidir pela inclusão de Aljezur nesta resposta social".
"Com a inauguração da Creche de Odeceixe, está assim dado mais um passo determinante e firme na estratégia que a câmara montou para o desenvolvimento integrado das diferentes politicas socais do Município de Aljezur que permita às famílias a necessária e indispensável conciliação entre a vida familiar e a vida profissional", concluiu José Amarelinho.

Teatro Lethes: AMANHECER NA ROTUNDA


De 5 de Outubro de 2010 às 21H30 a 6 de Outubro de 2010 às 21H30
“Amanhecer na Rotunda” retrata, através de doze quadros, os dias 4 e 5 de Outubro de 1910, que transformaram Portugal numa República. É um espectáculo dinâmico e interactivo em que a palavra, a imagem, a acção e a música se interligam de forma a criar no espectador a ideia de que está a participar na própria revolução republicana.
Entre heróis desconhecidos e heróis consagrados se faz a história deste país que continua em busca de si próprio. “Amanhecer na Rotunda” é, por isso, muito mais um retrato de um povo do que o retrato de uma época ou de um momento histórico.
Duração: 90 minutos
Classificação etária: maiores de 10 anos
Produção: TAL – Teatro Análise de Loulé, Casa da Cultura de Loulé Apoios: Direcção Regional da Cultura; Câmara Municipal de Loulé; Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.
Ficha artística e técnica
Texto e Música: José Sequeira Gonçalves
Encenação: José Teiga
Cenografia: Ana Sousa, João Espada
Sonoplastia: Fátima Guerreiro
Luminotécnia: Zé Tó
Cartaz: João Espada

Elenco:
Ana Rita Correia; Ana Sousa; André André; Andreia Brito; António Almeida; Fátima Barbosa; Francisco Nascimento; Joana Espada; João Espada; João Viegas; José Sequeira Gonçalves; José Teiga; Luís Miguel; Manuela Teiga; Mariana Teiga; Mário Soares; Pedro Paulino; Rui Silva; Sérgio Sousa; Susana Viegas; Verónica Chapuça

UALG: Desafios, oportunidades e casos práticos em debate num Workshop Internacional promovido pelo CCMAR


Um painel de investigadores, empresários, técnicos de transferência de tecnologia e
empreendedores, está reunido até amanhã, 28 de Setembro, na Universidade do Algarve
para debater os desafios e possíveis formas de colaboração entre os centros e unidades de investigação científica e o tecido empresarial, nas áreas das Bio-ciências e ciências marinhas.
O 2º Workshop Internacional UTEN é organizado pelo Centro de Ciências do Mar
(CCMAR), em colaboração com a Rede Universidade Tecnologia Empresas (UTEN) e a
Universidade do Algarve e decorre entre 27 e 28 de Setembro no Anfiteatro Verde (edf. 8 – Campus Gambelas UAlg, em Faro).
O objectivo deste encontro é trocar experiências, analisar casos práticos e partilhar conhecimento, de uma forma informal, entre os cerca de 60 participantes, vindos dos Estados Unidos, Alemanha e Portugal.
No primeiro dia do evento, os vários painéis debruçaram-se sobre os desafios que a indústria enfrenta e a forma como as universidades e centros de investigação vão de encontro a essas necessidades da vertente empresarial.
Outro dos temas que esteve em discussão foi as estratégias e formas de relacionamento
entre universidades e indústria, bem como novas parcerias e oportunidades na exploração do meio marinho.
O segundo dia do evento, será dedicado à prática de negociação dos contratos de investigação e a questões ligadas à penetração de empresas portuguesas em mercados internacionais, particularmente no norte-americano.

Oura Parade & Party






Decorreu nos dias 24 e 25 de Setembro a 1.ª Edição do Oura Parade & Party, uma iniciativa da ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira na Avenida Sá Carneiro entre o Hotel Montechoro e o Wild & Company entre as 21h30 e as 24h00.
Foram milhares de pessoas as que assistiram a uma festa que reuniu animadores a pé e um autocarro onde a música e a dança ao som da Dj Rocky G e Liliana Feat. Ibiza Dream fizeram as delícias de todos os presentes. Esta iniciativa foi um enorme sucesso e trouxe muita animação a esta Avenida que viveu duas noites de grande festa.
Esta foi uma inicativa co-financiada pelo MODCOM, Ministério da Economia e Inovação, IAPMEI e GDAE.

Lagos: Projecto “Saúde em Movimento” já arrancou


O “Saúde em Movimento” é um projecto de intervenção, da responsabilidade da Câmara Municipal de Lagos, dirigido à população com idade superior a 40 anos.
Consiste na prática de actividades psicomotoras adaptadas às condições de saúde dos participantes e tem como objectivos melhorar a qualidade de vida dos munícipes do concelho de Lagos e desenvolver um estilo de vida saudável.

Na sua 8ª edição, recentemente iniciada, o Saúde em Movimento continua a promover a melhoria da qualidade de vida dos munícipes de Lagos, através da prática de actividade física moderada e de actividades de estimulação cognitiva.

Este ano o projecto é desenvolvido em articulação com o Centro Municipal de Marcha Corrida de Lagos, a funcionar no Estádio Municipal.

A taxa de participação anual é simbólica (7 €) e destina-se ao seguro de actividades regulares e pontuais. Para participar neste projecto são ainda necessários alguns requisitos tais como: participação numa entrevista de avaliação e prescrição de exercício de acordo com os objectivos e condição de saúde dos utentes; apresentação de atestado médico (pessoas com risco cardiovascular moderado e severo); taxa de assiduidade de pelo menos 70% e inscrição em pelo menos 2 sessões semanais.
Para novas inscrições, os interessados deverão dirigir-se ao Gabinete de Avaliação e Prescrição de Exercício, no Centro de Saúde de Lagos, a funcionar às Sextas-Feiras, entre as 09h00 e as 12h00.

A Sessão de Abertura do Projecto “Saúde em Movimento 2010/2011”, irá decorrer no próximo dia 7 de Outubro, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI.

Para mais informações, os interessados podem contactar o Gabinete de Juventude e Desporto da CM Lagos, através do telefone 282 771 700.