segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sec. Estado Inaugura Creche de Odeceixe





Foi oficialmente inaugurada, no passado dia 24 de Setembro, pelo Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, a Creche de Odeceixe. Na ocasião o presidente da Câmara de Aljezur relembrou o compromisso assumido com os Odeceixences, de completar o Centro Escolar com o equipamento que estava em falta - a CRECHE.
"Nada disto teria sido possível sem a Casa da Criança, que enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, dinâmica, em parceria com a Câmara Municipal, não desperdiça uma oportunidade que surja no programa de alargamento da Rede de Equipamentos Sociais. E é por isso que dentro em breve, em Aljezur, iniciar-se-á a construção da Unidade de Manutenção e Longa Duração da Rede de Cuidados Continuados, candidatura também desenvolvida pela Casa da Criança em parceria com a autarquia e já aprovada Pelo MODELAR 2", admite o autarca.
José Amarelinho reafirmou assim "o forte compromisso que a autarquia tem com a Educação e com a Acção Social no Município!"
A infra-estrutura, inaugurada pelo Secretário de Estado da Segurança Social, representa um investimento total de cerca de 350 mil euros, para o qual a Câmara de Aljezur, para além do lote de terreno atribuído, contribuiu com cerca de 140 mil euros, tendo o restante sido financiado pelo programa "PARES", do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
É uma creche construída de raiz que comporta 33 crianças, dotada de uma sala de actividades para 10 crianças com idades compreendidas entre a aquisição de marcha e os 24 meses; uma sala de actividades para 15 crianças com idades compreendidas entre os 24 e os 36 meses; uma sala parque com berçário para crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e a aquisição de marcha, cozinha, refeitório com as necessárias instalações para o pessoal, um pátios, mobiliário infantil adequado, equipada com painéis solares para aquecimento de águas sanitárias e aquecimento central.
Na ocasião, Jose Amarelinho não perdeu a oportunidade de relembrar ao Secretário de Estado o vazio deixado pelo terminus do Projecto Oriente, no âmbito do PROGRIDE, recentemente concluído com elevado índice de sucesso, dentro e fora do concelho.
"Representou, sem dúvida, uma mais valia poderosa no acompanhamento integrado às famílias do concelho, designadamente aquelas mais fragilizadas e com elevado risco de exclusão social, facto que muito preocupa a autarquia, particularmente nos conturbados dias que vivemos", assume o edil.
Que reclamou, por isso "uma resposta social idêntica, agora no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, com novas valências, com a mesma relação de proximidade e oportunidade", rogando, assim, por parte do governante, "uma análise atenta para esta situação que o leve a decidir pela inclusão de Aljezur nesta resposta social".
"Com a inauguração da Creche de Odeceixe, está assim dado mais um passo determinante e firme na estratégia que a câmara montou para o desenvolvimento integrado das diferentes politicas socais do Município de Aljezur que permita às famílias a necessária e indispensável conciliação entre a vida familiar e a vida profissional", concluiu José Amarelinho.