terça-feira, 19 de maio de 2009

SEGURANÇA NO MUNICÍPIO DE FARO FOI DISCUTIDA EM REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA







Decorreu ontem, na Câmara Municipal de Faro, uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Segurança, com o objectivo de discutir medidas de reforço da segurança e prevenção da criminalidade no concelho de Faro. De acordo com o Presidente da Câmara, José Apolinário, o Município de Faro tem procurado articular com as estruturas da PSP e da GNR as medidas possíveis para actuar preventivamente no que diz respeito à segurança rodoviária. Veja mais em http://www.algarvepress.com/ com foto-folio.



Segundo o autarca, o crescente trânsito automóvel (cerca de 65.000 viaturas entram diariamente na cidade) e as acessibilidades constituem um problema evidente, pelo que se tem procurado intervir em pontos onde se verificam mais acidentes.Segundo o Comissário Mário Campos de Oliveira, Comandante da Divisão Sede da PSP de Faro, tem-se recorrido a novos instrumentos para fazer face ao problema da sinistralidade, como o programa gratuito Google Earth, que permite uma visualização gráfica do acidente, e uma posterior análise para depuração do período da ocorrência e do motivo. Campos de Oliveira referiu ainda que o Comando de Faro está integrado num projecto com a Microsoft para ser dos primeiros a possuir um sistema informático que permita fazer automaticamente a georeferenciação da sinistralidade. Segundo o Comandante da Divisão da Sede da PSP de Faro, houve uma diminuição significativa do número de acidentes rodoviários.
Durante a reunião, José Apolinário apresentou ainda aos membros do Conselho a proposta de celebração do Contrato Local de Segurança, instrumento privilegiado para colocar em prática a cooperação institucional à escala territorial a que respeita e que reflecte a necessidade de descentralização das respostas e competências em termos de segurança, combate à criminalidade e comportamentos anti-sociais. Recorde-se que José Apolinário deu início ao processo de criação da Policia Municipal. Para o Presidente da Câmara Municipal, o actual momento social exige cooperação e empenho de todas as entidades com responsabilidades na área da segurança.