terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Investigadores descobrem pérolas em ostras no Algarve

Um grupo de investigadores, Frederico Batista e Ana Grade (da Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira do IPIMAR) com a colaboração de Deborah Power, do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), encontrou pérolas em ostras do género Crassostrea. O fenómeno é muito raro nesta família de bivalves, e algo que nunca tinha sido observado nos últimos dez anos em que estes investigadores se têm dedicado ao estudo destas espécies em Portugal.
Em mais de 756 ostras apanhadas em diferentes locais no Algarve (desde a Ria de Alvor à Ria Formosa e Rio Guadiana) e que constituíram a amostra deste estudo, foram encontradas pérolas em dois exemplares. A equipa de investigadores, constituída por membros da Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira do IPIMAR e do CCMAR, acrescentou que num só indivíduo foram encontradas quatro pérolas (com um diâmetro inferior a 2 mm) e noutro foi observada uma pérola com uma dimensão razoável (cerca de 5 mm de diâmetro e 190 mg de peso – ver figura). Este fenómeno é frequente noutras espécies de bivalves (ostras perlíferas da família Pteriidae), podendo as pérolas atingir um elevado valor comercial, mas nos últimos dez anos não tinha sido observado em ostras do género Crassostrea, que existem em Portugal.
As pérolas são produzidas por moluscos bivalves, tratando-se de uma reação defensiva do hospedeiro a corpos estranhos, tais como parasitas ou partículas inertes. O corpo estranho é coberto por várias camadas, sendo estas constituídas essencialmente por carbonato de cálcio sob a forma de cristais de aragonite. Na sequência desta descoberta, a equipa de investigadores vai agora realizar alguns estudos complementares para compreender melhor o fenómeno e perceber quais os fatores que levaram ao aparecimento das pérolas. Este estudo foi efetuado no âmbito dos projetos SEAFARE e Sharebiotech cofinanciados pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia INTERREG Espaço Atlântico (2007-1013), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

“A COR DOS SONHOS” NA GALERIA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA

A Galeria Municipal de Albufeira vai exibir o trabalho de mais um artista local, de 6 a 28 de janeiro. A primeira exposição de 2012, tem como título “A Cor dos Sonhos” e é da autoria do albufeirense José Dâmaso.
“A Cor dos Sonhos” é uma mostra dos trabalhos de José Armando de Lima Dâmaso, onde o artista revela a sua paixão por Albufeira, dedicando grande parte dos seus quadros ao “encanto e beleza da terra que o viu nascer”. Autodidata, José Dâmaso demonstrou, desde cedo, um dom inato para a pintura e para o desenho. Durante a infância e juventude fez inúmeros desenhos a lápis, carvão e guache, alguns de um realismo e técnica surpreendentes. A sua pintura assenta numa base marcadamente realista e retratista, embora também tenha realizado um número reduzido de trabalhos mais abstratos. O pormenor que imprime às suas obras conferem-lhes um aspeto quase tridimensional. Por falta de recursos financeiros e oportunidade, nunca divulgou a sua obra. A primeira exposição teve lugar em 2008, em Albufeira, e a partir daí tem exposto os seus quadros em mostras locais. “A Cor dos Sonhos” poderá ser apreciada na Galeria Municipal, de 6 a 28 de janeiro, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A Galeria encerra aos domingos e feriados.

Mais de 100 Mil Passaram o Ano em Albufeira

Albufeira entrou em 2012 com o pé direito. A cidade voltou a encher para terminar 2011 da melhor forma e dar as boas vindas ao Novo Ano. Música, fogo de artifício e animação marcaram o último dia do ano, que voltou a ser uma das celebrações com maior projeção a nível nacional.
Apesar da difícil conjuntura económica, Albufeira voltou a impor-se como um dos principais destinos para esta época do ano. No último fim de semana de 2011, a cidade acolheu mais de 100 mil visitantes, tendo mais de metade optado por rumar à Praia dos Pescadores para assistir à atuação de Aurea e à tradicional sessão de Fogo de Artifício.
A artista revelação espalhou glamour e boa disposição pelo recinto à beira mar, animando a multidão com a sua enérgica presença e potente voz, que lhe têm valido diversas distinções. A abrir a noite, Wilson Honrado, um dos animadores da Rádio Comercial, brindou os presentes com uma seleção musical e fez a contagem final rumo a 2012.
Após o espetáculo, a noite continuou por toda a cidade, juntando pessoas numa celebração única, marcada pela cor e pelo entusiasmo.
Num contexto de restrição orçamental, a 10.ª edição da Passagem de Ano de Albufeira apenas foi possível pela feliz parceria entre a Câmara Municipal de Albufeira, Agência de Promoção de Albufeira (APAL), bem como diversas associações empresariais e empresários locais.
O concerto foi um importante chamariz para atrair turistas ao concelho durante o fim de semana que, apesar de curto, juntou mais de 100 mil pessoas.
O fim de ano de Albufeira colocou no terreno centenas de profissionais das mais diversas áreas, desde a logística associada à montagem do evento, televisão, equipa da autarquia, segurança e transportes, Bombeiros Voluntários, GNR, INEM, Cruz Vermelha, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, Polícia Marítima e Municipal.