segunda-feira, 22 de março de 2010

DEPUTADOS ALGARVIOS DO PSD QUEREM LARANJA DO ALGARVE


Os deputados algarvios do PSD, Mendes Bota e Antonieta Guerreiro estão sensíveis às dificuldades que o Algarve atravessa, pelo que entendem nunca ser demais promover os bons produtos da região, no caso concreto a laranja algarvia, uma das melhores do mundo.

Tendo oportunidade de verificar, pessoalmente, que as laranjas utilizadas nos bares e restaurantes da Assembleia da República não são das mais doces ou apaladadas, tratando-se de produto importado, os dois deputados algarvios enviaram, na passada sexta-feira, aos responsáveis das unidades de restauração e similares sedeadas no Palácio de São Bento, um documento produzido pelo agricultor José Mendonça onde constam os benefícios da laranja para a saúde, indicando as variedades existentes e as épocas do ano em que são produzidas.

Nesse documento esclarece-se como encomendar laranjas algarvias, através de um serviço que funciona 24 horas por dia, via e-mail, directamente junto daquele produtor, sendo a mercadoria despachada por uma empresa transportadora, chegando directamente à casa do cliente, o mais tardar no dia seguinte.

Os dois deputados algarvios saúdam esta iniciativa, que alia a citricultura tradicional às novas tecnologias da informação.

Mendes Bota disse a propósito “ser de saudar esta iniciativa inovatória de um produtor, procurando furar o cerco de uma rede de distribuição e comercialização que não favorece a produção nacional. Muitas vezes, os citrinos ficam nas árvores, ou são adquiridos a preços insustentáveis para os produtores. As laranjas do Algarve são as mais saborosas do mundo, sendo incompreensível a ausência de um plano governamental de promoção e qualificação da citricultura do Algarve.”

Antonieta Guerreiro considerou que “a divulgação desta iniciativa na Assembleia é um pequeno contributo da nossa parte, mas é, principalmente, um gesto simbólico. Se cada um de nós, natural do distrito por onde foi eleito, divulgar o que de melhor se faz na sua terra, então estamos todos a contribuir para valorizar os nossos distritos e desta forma Portugal inteiro”.