segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Monchique apresenta Plano Estratégico para o Envelhecimento

Decorreu no passado dia 15 de Outubro, no Salão Nobre da Caixa de Crédito Agrícola de Monchique, e integrado nas comemorações de – Outubro – Mês Sénior , a apresentação Pública do Plano Gerontológico de Monchique – Plano Estratégico para o Envelhecimento.
Monchique é assim o primeiro Concelho Algarvio, e um dos primeiros do País, a apresentar um Plano Estratégico para o Envelhecimento cuja base assenta no diagnóstico inicial, nas medidas estratégicas para um envelhecimento activo e na diferenciação e oportunidade do envelhecimento em qualidade, como é o caso do Turismo Residencial Sénior.
O Plano pretende que o Envelhecimento seja uma oportunidade de desenvolvimento do Concelho, contrastando com o factor negativo dos recentes números dos Censos gerais da população. A apresentação do Plano esteve a cargo do Dr. João Manhita Pereira, da Associação Âncora que, em parceira com a Câmara Municipal, desenvolveu um trabalho de campo durante mais de 4 meses. Segundo Rui André, Presidente da Câmara Municipal «…este Plano representa a resposta concreta para um problema que não se resolve apenas com a concretização de projectos isolados mas sim, na necessidade de em parceria, com todas as Instituições envolvidas, desenvolver um programa eficaz e abrangente tendo em vista o apoio à resolução de alguns problemas e sobretudo promover um envelhecimento de qualidade na área do território de Monchique. Aliás, a ideia é a promoção de Monchique como local de eleição para um envelhecimento activo onde a qualidade de vida é na verdade, excelente!
Por outro lado, este Plano terá de integrar-se no Plano Estratégico para o Concelho, também, ele em elaboração via Agenda 21 e, será a base de outras definições estratégicas como a Revisão do PDM entre outros. Aliás, alguns dos projectos referidos no Plano estão já em andamento como é o caso do apoio à Construção de um Lar na Freguesia de Marmelete, a criação do Centro de Dia em Alferce, cujas propostas de apoio já estão agendadas para a próxima Reunião de Câmara, bem como os Projectos de Regulamentos do Banco Local de Voluntariado e Banco Local de Ajudas Técnicas …».