terça-feira, 15 de novembro de 2011
imigração e emprego em debate
Em tempos de recessão o seminário «Gestão da Imigração e do Emprego em Tempo de Crise» promove a partilha de boas práticas na área da integração dos imigrantes com destaque para o sector laboral.
Dia 22 de Novembro, entre as 09h e as 19h, o auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim abre portas ao seminário «Gestão da Imigração e do Emprego em Tempo de Crise».
A organização é do projecto «INTEMIC EUR-258», pertencente à Iniciativa Comunitária Euro- Emprego, liderado pela Fundación de Trabajadores Extranjeros de la Provincia de Huelva (FUTEH), projecto do qual a ODIANA – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, é parceira e responsável pela produção do evento de partilha de boas práticas.
O INTEMIC tem como objectivo primordial melhorar as políticas activas de emprego, através do intercâmbio e da cooperação transnacional sendo a migração circular a principal base de trabalho. Este seminário pretende também ser um encontro que pretende reunir entidades e técnicos portugueses para a partilha de boas práticas na área da integração dos imigrantes, dando especial destaque ao sector laboral em tempo de crise.
De entre os oradores destaca-se representantes do Alto Comissariado para a Integração e Diálogo Intercultural (ACIDI), o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) de VRSA, o programa «Escolhas» na Zona Sul e Ilhas, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de VRSA, a Associação Moinho da Juventude, de Lisboa, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com o Director Regional de Lisboa, a Associação de imigrantes DOINA, a empresa algarvia Hubel, casos de sucesso de integração de imigrantes no Baixo Guadiana e docente de ensino de português para estrangeiros.
O encontro dirige-se sobretudo a entidades e técnicos portugueses envolvidos na área de integração de imigrantes, mas é de entrada livre para público em geral interessado nesta temática.