terça-feira, 15 de novembro de 2011

I Semana de Sensibilização para o Aneurisma da Aorta Abdominal

Rastreio detecta oito aneurismas na aorta abdominal O hospitalcuf descobertas, em parceria com a Campanha AORTA É VIDA, comunica hoje os resultados da I Semana de Sensibilização para o Aneurisma da Aorta Abdominal, com um balanço de 300 rastreios realizados e a detecção de oito aneurismas na aorta abdominal, que poderiam ser fatais caso não tivessem sido descobertos atempadamente.
“O balanço desta iniciativa de sensibilização e rastreio é muito positivo, não só porque contámos com uma boa adesão por parte dos utentes saúdecuf mas também porque conseguimos detectar precocemente oito pessoas com esta doença, que podem agora ser seguidas e acompanhadas clinicamente”, explica João Albuquerque e Castro, cirurgião vascular no hospitalcuf descobertas, que acrescenta: “ser homem, fumador ou ex-fumador, e ter mais de 65 anos são os principais factores de risco para esta doença grave, silenciosa e muitas vezes fatal”, conclui o médico que é também o Coordenador Nacional da Campanha AORTA É VIDA.
O aneurisma da aorta abdominal é uma doença grave que, frequentemente não apresenta quaisquer sintomas. Trata-se de uma dilatação lenta e progressiva da aorta, a maior artéria do organismo que, quando rompe, origina uma perda de sangue muito grave que pode resultar em morte súbita. Estima-se que, na Europa, 80 milhões de pessoas com mais de 65 anos, estejam em risco de desenvolver um aneurisma da aorta abdominal. A Unidade de Cirurgia Vascular do hospitalcuf descobertas dispõe de todos os recursos, humanos e tecnológicos, necessários para uma prestação de excelência nesta área. A equipa é constituída por cirurgiões com uma vasta e reconhecida experiência, capazes de assegurar a melhor orientação e tratamento de doenças do foro vascular. O hospitalcuf descobertas realiza cerca de 4.750 consultas de cirurgia vascular por ano.
A campanha AORTA É VIDA, é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular (SPCCTV), com o apoio da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG), com o objectivo de alertar e consciencializar a população portuguesa para o aneurisma da aorta abdominal, divulgando os principais factores de risco, de forma a aumentar o número de diagnósticos precoces e evitar o número de mortes por ruptura desta artéria.