quarta-feira, 5 de maio de 2010

QUARTEIRA: REALOJAMENTO DE FAMÍLIAS EM NOVOS FOGOS DE HABITAÇÃO SOCIAL E DEMOLIÇÃO DE BARRACAS



Até ao próximo dia 14 de Maio, a Câmara Municipal de Loulé, através da Divisão de Acção Social, Saúde e Família, vai proceder ao realojamento de 20 famílias residentes no “Bairro dos Pescadores”, em Quarteira, nos novos fogos de habitação social da Abelheira.

Nesse sentido, já na próxima sexta-feira, dia 7, o executivo municipal, acompanhado de técnicos da Autarquia, vai estar, pelas 9h30, no “Bairro dos Pescadores” para proceder à demolição de quatro barracas da comunidade cigana e duas barracas do “Bairro dos Pescadores”, no antigo bairro da lata junto ao Porto de Pesca de Quarteira. Segue-se, às 11h00, a cerimónia de entrega de chaves das novas habitações às famílias realojadas na Abelheira.

Refira-se que o novo conjunto habitacional designado por Edifício das Amendoeiras é constituído por 20 fogos de habitação social, 13 dos quais destinados a apartamentos T3, 6 a apartamentos T2 e 1 apartamento T4.

Esta obra significou um investimento na ordem de 1 milhão de euros e integra-se no esforço que a Câmara Municipal de Loulé está a fazer em todo o Concelho, com o objectivo de dar nova habitação aos mais carenciados.

No caso de Quarteira, a obra teve também como objectivo acolher várias famílias de etnia cigana, erradicando, de uma vez por todas, as barracas nesta cidade. Para além de criar melhores condições de habitabilidade aos moradores que passarão usufruir das novas habitações, esta é também uma forma de melhorar a imagem da cidade. Até porque o antigo bairro da lata era um dos pontos negros de Quarteira e, agora, após a limpeza desta área, a Autarquia vai levar a cabo intervenções naquela zona, integradas no projecto de requalificação e reconversão urbanística da ligação de Quarteira a Vilamoura.