quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MISSÃO SORRISO DOA 40 MIL EUROS À UNIDADE HOSPITALAR DE PORTIMÃO


A Missão Sorriso 2010 vai apoiar o projecto apresentado a concurso pela Unidade Hospitalar de Portimão, que vai receber equipamentos no valor total de 40.000€.
A Unidade Hospitalar de Portimão vai receber 40.000€ para implementação do projecto “Preparar o Futuro - contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos recém-nascidos na região do Barlavento Algarvio”. A verba será aplicada na aquisição de equipamento médico, de forma a melhorar a evolução clínica dos recém-nascidos e minimizando eventuais complicações médicas através da estabilização térmica do recém-nascido.
As verbas serão aplicadas na aquisição de equipamentos para a Unidade de Neonatologia que vão ajudar na estabilização de um ambiente térmico neutro do recém-nascido para a adaptação à vida extra uterina, aumentando a sua autonomia. Esta autonomia terá repercurções a nível da diminuição dos dias de internamento e vantagens importantes em termos familiares e sociais.
De referir que o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio tem como área de influência sete concelhos - Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo – e serve uma população de mais de 155 mil habitantes, dos quais mais de 28 mil têm idade inferior a 15 anos.
Recordamos que a oitava edição da Missão Sorriso permitiu angariar mais de 650 mil euros que vão reverter para a implementação de 16 dos melhores projectos apresentados a concurso nas áreas da pediatria ou obstetrícia de Hospitais Nacionais, de acordo com a sua pertinência e impacto local. Em 2010 foram recebidas um total de 22 candidaturas provenientes de Hospitais Pediátricos, Maternidades e Hospitais com serviço de Pediatria e/ou Obstetrícia.
Os Hospitais contemplados foram o D. Estefânia (Lisboa), o Hospital de Santa Maria (Lisboa), o Hospital Fernando da Fonseca (Lisboa), o Hospital Infante D. Pedro (Aveiro), o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, o Hospital S. João (Porto), o Hospital Pedro Hispano (Matosinhos), a Maternidade Júlio Dinis (Porto), a Maternidade Bissaya Barreto (Coimbra), o Centro Hospitalar Cova da Beira (Covilhã), o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (Portimão), o Centro Hospitalar do Alto Ave (Guimarães), o Hospital de S. André (Leiria), o Hospital de Braga e, pela primeira, o Hospital Distrital da Figueira da Foz e a Maternidade Dr. Daniel de Matos (Coimbra).
A Missão Sorriso já angariou, desde 2003, cerca de 5 milhões de Euros, traduzidos no apoio a 33 Unidades de Pediatria e Hospitais Pediátricos e em mais de 1.600 equipamentos oferecidos. Estes resultados só são possíveis com a colaboração dos Portugueses que todos os anos abraçam esta causa.