quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

COMUNICAÇÃO SOCIAL EM FARO: "MACÁRIO CORREIA DIZ FALSIDADES, É INCOERENTE E NÃO É TRANSPARENTE" - CFC



GCE - CFC(Grupo de Cidadãos Eleitores - Com Faro no Coração), através de uma nota de imprensa, que transcrevemos,critica a autarquia pelo facto de, através de comunicado, ter vindo a público afirmar que " Faro é a única capital de Distrito sem rádio local" e informou que reclamou junto do Ministro dos Assuntos Parlamentares para "corrigir a situação".
Pelo seu conteúdo, o Movimento Autárquico Independente GCE-CFC considera ser "um direito e obrigação denunciar publicamente que o comunicado segue uma linha habitual do Eng. Macário Correia das "bombas demagógicas para fazer notícia".Há falsidades; incoerência e desrespeito pelos órgãos de comunicação social públicos em Faro e seus jornalistas; e falta de transparência.
Há falsidades, porque, ao contrário do que afirmou, em Faro há a rádio local RUA - FM (Rádio Universitária do Algarve), que muito honra e enobrece a capital, em geral, e a Universidade e a juventude em particular, com relevantes serviços prestados. Para refrescar a memória ao Sr. Presidente da Câmara, são de recordar os tempos de antena da campanha eleitoral, intervenção activa na pré-campanha e campanha e entrevistas que a rádio RUA lhe fez, já depois de ser eleito.
Há forte incoerência e desrespeito da Câmara e seu Presidente aos profissionais dos órgãos de comunicação social públicos sedeados em Faro (LUSA, RDP, RTP), pelo trabalho que desenvolvem, em particular por Faro, e problemas com que se debatem. De fato, como o GCE-CFC já criticara e denunciara há meses, são graves as incertezas por serem poucos os jornalistas e insegurança dos postos de trabalho nesses três orgãos de comunicação social, dúvidas sobre a manutenção da delegação da LUSA e quase "silenciamento" regional e nacional das delegações da RTP e RDP. Isto é absolutamente verdade e no interesse de Faro e do Algarve são questões de extraordinária relevância, que mereciam fortes tomadas de posição e diligências da Autarquia, mas aí o Eng. Macário Correia tem-se mantido calado.
CFC acha importante que os privados se candidatem ao Alvará para utlização da frequência que está disponível em Faro desde o final do ano passado, pelo encerramento do Rádio Clube do Sul.
Porém, não é transparente e é estranha a posição da Câmara, já que ao protestar junto do Governo e entidades competentes, isso pressupõe que há candidatos ao Alvará que têm sido boicotados. Ora, Sendo recente o fecho do RC do Sul, desconhendo-se que candidatos há e lançando a Câmara esta "bomba", em nome do interesse público, transparência e isenção exige-se que tudo seja detalhadamente esclarecido", conclui o documento CFC.