quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dia Europeu do 112: Governadora Civil de Faro realça importância deste número de emergência como contributo ao bem-estar social


“É extremamente importante que todos os cidadãos tenham conhecimento da existência do número de emergência europeu, de forma a usufruir adequadamente, sempre que necessário, dos serviços prestados neste domínio, nos 27 países da União Europeia”, considera a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, no âmbito do Dia Europeu do 112, cujas comemorações decorrem no próximo dia 11 deste mês.
Para a Governadora Civil, o acesso a um número que permite accionar, sem custos e a partir de qualquer telefone da rede fixa ou móvel, os serviços de emergência a todos os cidadãos que circulam no espaço europeu independentemente da sua origem ou idioma, constitui um contributo inquestionável à segurança e ao bem-estar social, devendo por isso ser valorizado.
“Com a uniformização deste número, é possível, a qualquer cidadão que necessite de um serviço de emergência, solicitar esse apoio sem encargos ou outro tipo de barreiras, pelo que este contacto deve ser sistematicamente divulgado de forma a alargar o mais possível o seu acesso a todos cidadãos”, considera Isilda Gomes.
Realçando o papel das escolas na divulgação deste contacto junto dos alunos, permitindo assim um conhecimento cada vez mais generalizado do número, a Governadora Civil salienta ainda a necessidade de os centros de emergência integrarem profissionais que dominem o maior número possível de línguas estrangeiras, permitindo assim dar uma resposta adequada a todos os cidadãos.
Apesar de ter sido instituído há 20 anos para complementar os serviços de emergência nacionais, três em cada quatro cidadãos europeus ainda desconhecem a existência do 112. Por isso, e com vista a melhorar a divulgação do número e incentivar as autoridades nacionais a tornarem-no mais multilingue, a União Europeia instituiu o 11 de Fevereiro como Dia Europeu do 112.
No nosso País a data será assinalada a nível nacional, destacando-se a presença do Ministro da Administração Interna e da Secretária de Estado da Administração Interna, numa acção de sensibilização e divulgação na Escola 2+3+S da Bela Vista, em Setúbal, onde será feito um cordão humano desenhando o 112.