quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Albufeira: AUTARQUIA REFORÇA REDE DE OLEÕES



Equipamento promove qualidade ambiental
Albufeira viu a sua rede de oleões aumentada para o quádruplo, com a colocação de novos pontos de recolha nas ruas e escolas do concelho. O município cumpre, assim, a meta prevista para o corrente ano relativamente à recolha selectiva de óleo alimentar usado.
A Câmara Municipal procedeu ao reforço da rede de oleões do concelho, através da colocação de 25 novos contentores na via pública, distribuídos pelas cinco freguesias.
Esta iniciativa antecipa o cumprimento da meta estipulada no Decreto-Lei nº 267/2009 de 29 de Setembro, no qual se devem disponibilizar até 31 de Dezembro de 2011, 10 pontos de recolha selectiva de OAU, para municípios com um número de habitantes entre os 25 000 e os 50 000.
Para além das ruas do concelho, também os estabelecimentos de ensino foram alvo desta acção, passando a dispor de um contentor para deposição de OAU provenientes do sector doméstico.
A par com esta iniciativa, a autarquia vai promover acções de sensibilização dirigidas à comunidade escolar e ao público em geral, com o objectivo de alertar a população para a para a necessidade da reutilização de materiais como forma de preservar o meio ambiente.
Recorde-se que o Projecto de Recolha de OAU arrancou em 2009, com nove oleões instalados em locais de grande densidade habitacional, agora substituídos por equipamentos mais modernos e eficazes.
Estes pontos de recolha vêm evitar que os óleos alimentares domésticos sejam enviados para a rede de esgotos e poluam os receptores hídricos, originando distúrbios no eficaz funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais. De salientar que um só litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água.
Esta iniciativa vem dar continuidade à estratégia de promoção de qualidade ambiental do município. O oleão junta-se assim ao papelão, embalão, vidrão e pilhão para ajudar os munícipes a dar um destino final aos resíduos que produzem. O óleo doméstico será posteriormente recolhido e encaminhado para produção de biodiesel.
O óleo ou azeite deve ser depositado numa embalagem fechada para evitar o seu derrame, num dos seguintes oleões:

REDE DE OLEÕES
Albufeira: Páteo (perto do Alisuper); Cemitério Velho (Cerro Grande); Av. Liberdade (WC); Urbanização dos Caliços; Mercado dos Caliços; Mercado de Areias de São João; Urbanização Quinta do Infante; Ecocentro do Páteo; Montechoro Poente; Montechoro Nascente; Associação de Moradores; Cooperativa “o Nosso Tecto”; Urbanização Casa Vela; Estação de Correios MA; Parque de Estacionamento da Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos Professora Diamantina Negrão; Urbanização Vale Pedras
Ferreiras: Mercado Municipal; Av. 12 Julho Poente; Bucelato
Olhos de Água: Centro de Saúde; Estação de Correios; Mercado Municipal
Guia: Mercado Municipal; Vale da Ursa/ Álamos; Galé
Paderne: Centro de Saúde; Bairro Social; Centro Paroquial