sábado, 1 de maio de 2010

PMEs ALGARVIAS EM FOCO NO ENCONTRO DO MARKETING



Para além do Congresso Internacional do Marketing, a 20 de Maio, e do Congresso dos Estudantes de Marketing e Comunicação, a encerrar a semana dos marketeers, no dia 21, a APPM promove vários Encontros do Marketing em diferentes escolas de ensino superior de todo o país.
No âmbito da Semana Nacional do Marketing, uma organização da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) a decorrer entre 17 e 21 de Maio, a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve acolhe um dos seis Encontros do Marketing que a Associação promove de norte a sul do país. Algarplás e Mercearia Bio são o foco de duas apresentações que abordam a utilização do Marketing de Produto e de Guerrilha na estratégia destas PMEs algarvias.
No dia 18 de Maio, pelas 16h, o Anfiteatro Campus da Penha recebe a primeira apresentação do Encontro do Marketing em Faro, “Algarplás – enfrentando a competitividade com uma estratégia de proliferação de marcas”. O responsável pela empresa de produção e comercialização de produtos químicos destinados à manutenção de piscinas explica como a estratégia de Marketing de Produto implementada tem colocado a Algarplás ombro a ombro com grandes multinacionais.
Com início marcado para as 17h30, “A Mercearia Bio e os desafios da comunicação de baixo orçamento na idade do e-Marketing” designa a segunda intervenção, a cargo de Pedro Castro Gonçalves, sócio gerente da empresa sedeada em Olhão. A apresentação incide sobre a estratégia de comunicação inovadora, baseada em e-Marketing e Guerrilha, que a empresa distribuidora de produtos alimentares biológicos porta-a-porta tem vindo a utilizar com sucesso.
«Porque a Semana do Marketing é de âmbito nacional, a APPM considera imprescindível a realização destes encontros que pretendem envolver e dinamizar vários pólos universitários, de norte a sul do país, em torno dos temas chave desta 11º edição da SMN», explica Carlos Manuel de Oliveira, Presidente da APPM. «Descentralizar o acesso à informação, permitindo a partilha de know-how junto do maior número possível de estudantes, é o grande objectivo destes Encontros do Marketing, possíveis pela iniciativa de diversos professores e escolas de todo o país» conclui.
Para além de Faro, os Encontros do Marketing decorrem em Lisboa, Vila Nova de Famalicão, Coimbra, Aveiro e Peniche e são uma das várias iniciativas que constituem a Semana Nacional do Marketing. No total, é esperada a adesão de mais de 2.000 profissionais, professores e estudantes do ensino superior.