domingo, 2 de outubro de 2011

Desporto para pessoas com deficiência: Nelson Gonçalves um exemplo de coragem

Nelson Gonçalves, deficiente visual com a categoria F-11 (cego total) representa o Grupo Desportivo Pic-Nic. Natural de Tavira, também esteve na Festa do Desporto tavirense a receber a sua medalha.
Ao serviço desta colectividade, obteve as seguintes marcas: - Campeão Nacional de lançamento do peso, lançamento do disco, lançamento do dardo nos Campeonatos Nacionais Individuais de Atletismo para deficientes - 3º. Classificado no Campeonato Regional de Absolutos no lançamento do peso - 6º. Classificado no Campeonato Regional de Absolutos no lançamento do disco -6º. Classificado no lançamento do Dardo. 8º. No lançamento do disco e 9º. Classificado no lançamento do peso, no Campeonato do Mundo – Nova Zelândia - Na presente época obteve o recorde nacional do lançamento do disco.
- O resultado obtido na disciplina de lançamento do disco permitiu-lhe a entrada no Projecto de Preparação Paralimpica Londres 2012. - Ocupa o 10º. Lugar no ranking mundial do lançamento do disco e 12º no lançamento do peso. Se para as pessoas sem deficiências os apoios não são fáceis, o Nelson diz que os resultados não são só seus mas também das entidades e particulares que o ajudaram, cuja lista transcrevemos:
- Dr Rui Horta, Drª. Sara Mansinho, Engiasso, Quinta da Ria, Juntas de Freguesias de Vila Real, Altura, Cacela, Cachopo, Conceição, Cabanas, Santa Maria, Santiago, Santa Catarina, Santa Luzia, Luz de Tavira. Câmara Municipal de Vila Real, Tavira, Lagoa e Vila do Bispo. Se o monetário foi importante, considero também, importante o apoio publicitário (meios de comunicação social)”
Luís e Nelson LUÍS EMIDIO EM PRINCIPIO DE CARREIRA Luís Emídio, atleta deficiente motor, com a categoria de F-44, em Leiria, nos Jogos de Portugal, na sua primeira participação a nível nacional, obteve as seguintes marcas: 1º. No lançamento do dardo, com 13,21 mt 1º. Lugar no lançamento do disco, com 24,25 mt 1º. Lugar no peso, com 9,05 mt