quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Edição especial de "A Jangada de Pedra" para ajudar o Haiti



Uma edição especial do livro “A Jangada de Pedra” de José Saramago estará nas livrarias a partir de ontem, revertendo o valor da venda – 15 Euros - para ajuda ao Haiti através do Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa.
A campanha intitula-se "Uma Jangada de Pedra a caminho do Haiti" e é lançada pelo Grupo Leya, Editorial Caminho e Fundação José Saramago, prolongando-se até 28 de Fevereiro.
As editoras de José Saramago em Espanha e na América Latina vão avançar com campanhas de solidariedade semelhantes para ajudar os sobreviventes do sismo registado no passado dia 12 no Haiti.
Numa nota sobre a campanha, José Saramago, distinguido em 1998 com o Nobel da Literatura, explica que a ideia partiu da fundação com o seu nome e foi possível graças à “imediata e generosa colaboração das entidades que participam na feitura e difusão de um livro, desde a fábrica de papel à tipografia, desde o distribuidor ao comércio livre.”
Saramago lembra ainda que os 15 euros que o comprador paga pelo livro “serão integralmente entregues à Cruz Vermelha” para que os faça seguir o seu destino.
“Se chegássemos a um milhão de exemplares (o sonho é livre) seriam 15 milhões de Euros de ajuda. Para a calamidade que caiu sobre o Haiti não passam de uma gota de água, mas ‘A Jangada de Pedra’ será também publicada em Espanha e no mundo hispânico da América Latina - quem sabe o que poderá suceder?”, refere o escritor.