quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

VIGÁRIO GERAL DA IGREJA ORTODOXA VISITOU COMUNIDADE DE ALBUFEIRA




Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, recebido nos Paços do Concelho
Arquimandrita Philip Jaganisz, Vigário Geral da Igreja Ortodoxa para Portugal e Espanha - Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, assume interesse na constituição de nova paróquia em Albufeira.
O Vigário Geral para Portugal e Galiza do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla da Igreja Ortodoxa, Arquimandrita Philip Jagnisz, foi recebido na passada Segunda-feira, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Martins Rolo, nos Paços do Concelho.
A visita do Arquimandrita Philip Jagnisz, a Portugal, mais propriamente a Faro e a Albufeira, teve como principais objectivos, o levantamento das necessidades pastorais da comunidade Ortodoxa, assim como a constituição de uma nova paróquia.
Segundo o Patriarcado, existem no Algarve cerca de 10.000 Ucranianos, dos quais 90% são Ortodoxos, 4% são Greco-católicos, e os restantes de outras confissões ou não-crentes.
Recorde-se que o Município de Albufeira é, por excelência, um Município multicultural; a comprová-lo, estão as 23 nacionalidades estrangeiras apuradas em escolas de Albufeira, entre as quais, Cabo Verde, Brasil e Ucrânia, que surgem como as comunidades mais representativas.
Albufeira constitui-se um Concelho modelo no que toca à multiplicidade de nacionalidades residentes, tendo sido criado recentemente o Gabinete do Imigrante, integrado na Divisão dos Assuntos Sociais, que visa proporcionar à população estrangeira, informações e esclarecimento de dúvidas relacionadas com a saúde, o trabalho, a educação, o reagrupamento familiar, a nacionalidade, o retorno voluntário e a legalização, bem como, a promoção de acções que conduzam a um aumento da integração do imigrante.