terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

EXECUTIVO MUNICIPAL REALIZOU VISITA ÀS OBRAS DO CINE-TEATRO LOULETANO NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE





Remodelação da sala de espectáculos inaugurada em Setembro
Actividades desportivas para crianças e espectáculo de Fado preencheram programa do Dia da Cidade de Loulé
No âmbito das comemorações do 22º aniversário de elevação de Loulé a cidade, o executivo municipal, acompanhado por técnicos da Câmara e responsáveis da empreitada, visitaram ontem à tarde o Cine-Teatro Louletano, edifício emblemático que está a sofrer obras de remodelação.
Numa altura em que os trabalhos estão em fase de conclusão, os responsáveis da Autarquia depararam-se com um espaço moderno mas que mantém a essência do edifício, sem grandes alterações estruturais. “É gratificante verificar que a memória do antigo Cine-Teatro continua aqui presente”, considerou o edil, Seruca Emídio.
Assim, a estrutura da sala manteve-se, nomeadamente em termos do perfil da plateia onde apenas é anulado o corredor central, permitindo uma melhor visibilidade na parte das laterais. Os três balcões deram lugar apenas a dois, uma vez que o terceiro balcão não apresentava as necessárias condições de segurança impostas pela lei em vigor. De referir que os balcões passam a ter também uma função de camarote.
No entanto, o número de lugares total para os espectadores mantém-se praticamente o mesmo, totalizando cerca de 325 lugares.
O palco é novo, está mais avançado em relação ao anterior e ganhou espaço também em profundidade. O frontão do palco foi recriado e está agora integrado na decoração de todo o espaço.
As grandes alterações no edifício respeitam sobretudo ao acondicionamento acústico, conseguido por exemplo pela criação de um tecto novo, e toda a parte técnica, nomeadamente com novos aparelhos de iluminação Os equipamentos de apoio foram completamente reformulados, há agora um novo espaço para a régie, com possibilidade de montar uma outra. Foi também instalado um sistema de climatização que não existia, permitindo melhores condições de comodidade para os espectadores.
O espaço conta agora com cinco camarins de maiores dimensões e a zona do bar permanece no piso superior, mantendo as mesmas funções.
Todo o sistema de saídas de emergência e sinalética foi reformulado.
Em termos de acesso aos balcões, o Cine-Teatro terá a partir de agora elevadores e quatro acessos através de escadas (antes era apenas um o acesso ao piso superior).
No que concerne às valências do novo espaço, o presidente da Câmara de Loulé salientou que a “polivalência” é a nota dominante. “A ideia foi adaptar aqui uma sala de espectáculos de qualidade, para teatro, dança, concertos de música, mas em que também há lugar para o cinema.
Uma das novidades introduzidas diz respeito a cabines de tradução que permitirão criar condições para acolher seminários, colóquios, conferências, criando também aqui uma espécie de centro de congressos.
Técnicos da obra e executivo municipal foram unânimes em considerar que esta remodelação significou “o que de melhor se faz em Portugal” e que o Cine-Teatro Louletano “estará ao nível das melhores salas de espectáculo do país”.
De acordo com os responsáveis, a obra estará terminada em Abril. Depois será necessário equipar esta sala de espectáculos, prevendo-se que a cerimónia de inauguração decorra em Setembro. A partir de Outubro, o novo Cine-Teatro Louletano entrará em funcionamento.

Desporto e Fado
No dia das comemorações do Dia da Cidade de Loulé, as actividades desportivas para os mais novos dominaram a manhã. No âmbito do projecto “Escola Activa”, os alunos das escolas tiveram a oportunidade de participar em diversas actividades lúdicas e desportivas, que decorreram junto ao Monumento Engº Duarte Pacheco.
Promover padrões de comportamento saudáveis, alertando a comunidade escolar para a necessidade de optar por estilos de vida saudáveis onde uma alimentação equilibrada e a prática da actividade física sejam uma constante do dia a dia, foram os grandes objectivos desta iniciativa que irá ocorrer noutros momentos ao longo do ano.
À noite, no Convento de Stº António, o espectáculo “Uma Viagem Pelo Fado”, com os fadistas António Pinto Basto e José Gonçalez, encerrou as comemorações de mais um aniversário da de Loulé. As duas vozes trouxeram alguns dos maiores clássicos do fado, como “Júlia Florista”, “Belos Tempos”, “Canos do Tejo”, “Canto o Fado”, “Nem às Paredes Confesso” mas também temas dos seus repertórios.
Um espectáculo que teve casa cheia.