terça-feira, 24 de maio de 2011

FESTA DOS PETISCOS DO PESCADOR EM QUARTEIRA

A comunidade piscatória de Quarteira celebra o Dia do Pescador (31 de Maio), com mais uma edição da Festa dos Petiscos do Pescador. Nos dias 3, 4 e 5 de Junho, a Praça do Mar volta a ser palco deste evento que reúne o melhor das tradições gastronómicas locais.

A par do vasto programa musical e dos sabores sempre apetecíveis do marisco e do peixe fresco, aqui confeccionados e apresentados por famílias de pescadores, este evento tem como um dos momentos mais importantes a tradicional lavada que terá lugar no sábado, dia 4, pelas 18h00, na Praia de Quarteira.

A lavada ou arte tradicional de arrastar para terra, constitui um quadro ímpar e típico desta antiga aldeia piscatória, a população é convidada a participar no "puxar a rede" para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado.
A Festa dos Petiscos do Pescador é uma organização da QUARPESCA - Associação de Pescadores e Armadores de Quarteira, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.