terça-feira, 24 de maio de 2011

Gestos de Soli-DAR-iedade na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve

O «Encontro de SoliDARiedade» foi acolhido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, no passado dia 17 de Maio. A iniciativa teve como objectivo a comemoração do Ano Europeu do Voluntariado, através da divulgação das várias fundações ligadas à prática da solidariedade.

Assim, no rol de participantes constaram várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) e Organizações Não Governamentais (ONG’s), como a APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), o Rias (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens), a C.A.S.A., a Fundação do Gil, o Banco Alimentar e o Refúgio Aboim Ascensão.

Todos os ingredientes foram essenciais para o sucesso deste evento que contou com 40 inscritos na Campanha de Colheita de Sangue, no período da manhã. A numerosa adesão do público à Recolha de Donativos deixou as viaturas carregadas das 8 instituições, que vieram em busca de auxílio.
O encontro solidário foi promovido e dinamizado pelas turmas do 3º ano de Técnicas de Restauração e Bebidas, Técnicas de Cozinha e Pastelaria, Técnicas de Cozinha e Pastelaria e Operações Turísticas e Hoteleiras, sob a orientação da Professora Margarida Diniz.
Para ajudar a abrilhantar o palco do auditório, as turmas envolvidas puderam também contar com a presença de Margarida Pinto Correia - Administradora-Executiva da Fundação do Gil, de Nuno Leal – Coordenador-Geral do Banco Alimentar do Algarve, e de Luís Villas-Boas - Director do Refúgio Aboim Ascensão.
Segundo a Professora Margarida Diniz, o balanço do encontro foi positivo pois «permitiu que novos parceiros institucionais possam ser criados no âmbito da partilha de recursos e disponibilidades, promovendo a boa prática do desenvolvimento de Projectos de Solidariedade Social em rede».