terça-feira, 24 de maio de 2011

DIA DO MUNICÍPIO DE LOULÉ: TEATRO DELLE BRICIOLE APRESENTA PEÇA NA CERCA DO CONVENTO

No encerramento do programa de comemorações do Dia do Município de Loulé, o Teatro Delle Briciole – Solares Fondazione Delle Arti apresenta a peça “Um beijo...mais um beijo...outro beijo”, a 2 de Junho, pelas 22h00, na Cerca do Convento de Loulé.

Livremente inspirada em Otello de Shakespeare e Verdi, esta peça integra-se no projecto “Movimenta-te”- trajectórias de programação cultural em rede entre os cinco municípios do Algarve Central - Faro, Olhão, Loulé, Tavira, São Brás de Alportel, e tem o apoio do programa Algarve 21. O espectáculo irá percorrer os 5 municípios.
Os bilhetes têm um custo de 2 euros e estão à venda no Cine-Teatro Louletano e, no próprio dia, no local do espectáculo, a partir das 19h00.
“Um surdo, um cego e uma muda. Será que estes três "mutilados" conseguem contar uma história tão grande como a de "Otelo”? Pensamos que sim. O ciúme cego de Otelo, a inveja surda de Iago e a inocência muda de Desdémona… Não poderia haver melhores intérpretes! A matéria deste espectáculo, assenta nos sentimentos que surgem imutáveis e reais, reconhecidos de imediato, por todos os espectadores.
A tragédia clássica, desce do pedestal e apresenta-se aqui como uma pantomina dialogada.
A música de "Otelo" de Giuseppe Verdi, é usada como instrumento que sublinha as emoções e convida a representação dos actores a entrar num grande quadro melodramático.
O texto de Shakespeare é lapidado, restando só as frases emblemáticas dos personagens e informações narrativas importantes. Em compensação, os actores criam um novo texto, sobre o amor e o ciúme. Fazem-no usando um sotaque forte e estranho que acentua o carácter popular e cómico desta peça.”
Com texto de Bruno Stori e encenação e dramaturgia de Letizia Quintavalla e Bruno Stori, este espectáculo tem como intérpretes Carlos Paca, Paula Diogo e Pedro Gil.