terça-feira, 24 de maio de 2011

Alvor: Feira da Matemática e das Ciências convida a surpreendentes descobertas

A Escola EB1 e Jardim de Infância de Alvor apresenta até ao dia 3 de Junho a interessante Feira da Matemática e das Ciências do Agrupamento de Escolas da Bemposta – Portimão, estimando-se que o evento seja visto por um total de 850 participantes.

Iniciada no dia 16 de Maio e com uma média de visitantes diária na ordem dos 60 alunos e encarregados de educação, a Feira conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, e proporciona inúmeras experiências e surpresas, que resultam do entusiástico empenho de todos os intervenientes.

A mostra pode ser vista por todos os interessados, entre as 15h30 e as 19h00, começando o percurso numa gruta que levará os visitantes ao mundo da Matemática, confrontando-os com o trabalho de uma turma de 1º ano de escolaridade – um conjunto de maquetas relacionados com a infinidade de sólidos geométricos existentes.

Num enorme salão com seis mesas, os participantes têm a oportunidade de realizar actividades relacionadas com a Matemática, manipulando diversos materiais e apreciando uma grande exposição de trabalhos concretizados, ao longo do presente ano lectivo, pelos alunos das turmas do Agrupamento da Bemposta.
Existe também uma zona multimédia ao dispor de todos, estando disponíveis ainda dezenas de Desafios Matemáticos em 3 Dimensões, construídos em madeira, para os adultos.
No que toca ao universo das Ciências da Natureza, premeia os participantes com um conjunto de sensações, a começar pela réplica de um esqueleto de um T-rex, convidando os presentes a imaginarem uma viagem no tempo que os transportará até há catorze mil milhões de anos atrás, do Big Bang ao aparecimento do Homem na Terra.
Em dado momento da visita, pode observar-se O Mundo em Palavras – uma exposição de imagens relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, descritas em 130 palavras pelos alunos da EB1 de Alvor, sendo também possível olhar-se para o “céu” e contemplar o Sistema Solar.
Numa sala de aula de Ciências da Natureza, que recorda os tempos passados, existe uma enorme quantidade de artefactos expostos, como uma carteira escolar, o lápis de ardósia, animais conservados em formol, etc, apresentando assim as Invenções Através dos Tempos, nesta mostra elaborada por duas turmas em articulação – 3º e 4º ano de escolaridade – da mesma escola.

Noutro local, é possível ver uma colectânea de rochas, minerais e fósseis de todo o mundo, bem como outra colecção de 85 artrópodes de todas as regiões do planeta. Diferentes tipos de espelhos, um detector de metais, observações ao microscópio e à lupa binocular e actividades de exploração dos cinco sentidos, são ainda outras experiências disponibilizadas.
A derradeira sala de exposição da Feira revela uma mostra de diferentes habitats de animais de todo o mundo, construída por uma turma de 2º/3º ano da EB1 de Alvor, incluindo inúmeros animais marinhos, além de um trabalho do Ciclo de Vida do Bicho-da-seda, com os animais ao vivo, elaborado por uma turma de 1º/4º ano de escolaridade.
É também nesta sala, tal como no salão dedicado à Matemática, que o trabalho de equipa é privilegiado: cinco mesas estão preparadas para receber os alunos com actividades experimentais/ laboratoriais – a Flutuação; a Luz; Imagens em diferentes tipos de espelhos; a Electricidade; o Magnetismo; entre outras, são experiências que estão permanentemente disponíveis.
De referir que em todo o percurso dedicado às Ciências da Natureza apresentam-se trabalhos produzidos pelos alunos das escolas do Agrupamento da Bemposta, culminando com uma visita à Horta Escolar, cujo guardião (Necas – o espantalho) assegura o seu bom estado, existindo árvores de fruto, flores, produtos hortícolas e variadíssimas ervas aromáticas.