sábado, 2 de julho de 2011

Monchique abre Loja de Produtos Locais

Foi hoje inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, a “Loja do Mel e do Medronho” na Vila de Monchique.
Esta loja, que pretende a promoção dos produtos locais através das suas Associações representativas, no presente caso a APILGARBE (Associação de Produtores de Mel) e a APAGARBE (Associação de Produtores de Medronho do Barlavento), está localizada no Largo dos Chorões, num espaço cedido pela Câmara Municipal através do Protocolo celebrado entre estas três entidades.

Esta iniciativa surge devido ao manifesto interesse destas Associações em colaborar com a Câmara Municipal no sentido da promoção dos seus produtos, associando-os à dinâmica que o Município pretende implementar na diferenciação e certificação de qualidade dos produtos produzidos em Monchique.
A Câmara Municipal reconhece que existe um grande potencial das fileiras do Mel e da Aguardente de Medronho, assim como dos seus derivados, para a economia local e o facto de estas registarem uma falta de competitividade, inerente ao deficiente contacto entre o produtor e o consumidor, o que levou à efectivação deste projecto, contribuindo desta forma para promoção directa destes produtos.
Estiveram nesta cerimónia, para além de diversas entidades locais, o Secretário-Geral da Sociedade de Geografia de Lisboa, João Pereira Neto, personalidade com muitas ligações ao Concelho de Monchique.