sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CIDADE DE LOULÉ ASSINALA 22º ANIVERSÁRIO



Na próxima segunda-feira, 1 de Fevereiro, Loulé vai celebrar 22 anos de elevação a cidade. Para assinalar esta efeméride, a par das actividades desportivas para crianças, está previsto um espectáculo de fado.
Assim, entre as 10h00 e as 16h30, junto ao Monumento Engº Duarte Pacheco, irão realizar-se diversas actividades lúdicas e desportivas para os alunos das escolas, inseridas no Projecto "Escola Activa".
“Escola Activa” é uma iniciativa que resulta da parceria entre várias entidades regionais, está integrado no Programa Nacional contra a Obesidade Infantil e iniciou no ano passado em várias escolas do Algarve, com o objectivo de melhorar a qualidade e quantidade da actividade física e desportiva dos alunos.
A Câmara Municipal de Loulé, entidade parceira do referido projecto, apoia as escolas na dinamização das actividades e na criação de condições que permitam a sua concretização, contribuindo assim para a promoção de padrões de comportamento saudáveis.
Pretende-se alertar a comunidade escolar para a necessidade de optar por estilos de vida saudáveis onde uma alimentação equilibrada e a prática da actividade física sejam uma constante do dia a dia. Com a implementação deste projecto, o objectivo é que os alunos tomem consciência dos benefícios da prática desportiva e da adopção de hábitos alimentares saudáveis, de modo a combater o sedentarismo e a obesidade infantil.
Para a concretização destes propósitos as escolas contam, como parceiros, com a Autarquia de Loulé e a Direcção Regional de Educação, e com a colaboração das famílias, técnicos de saúde e professores das Actividades de Enriquecimento Curricular.
“Uma Viagem Pelo Fado” é a proposta musical para este aniversário da cidade de Loulé. Às 21h30, no Convento de Santo António, António Pinto Basto e José Gonçalez apresentam um espectáculo único, alegre, participativo e envolvente, onde os dois fadistas, durante cerca de 2 horas, dividem o palco, cantando alguns dos maiores clássicos do fado, (“Júlia Florista”, “Belos Tempos”, “Canos do Tejo”, “Canto o Fado”, “Nem às Paredes Confesso”, etc. …) e temas dos seus repertórios (“Portela”, “Rosa Branca”, “Mestre Alentejano”, “Bate Coração”, “Brasões de Portugal”, entre outros).
António Pinto Basto, uma das mais queridas figuras do fado em Portugal e nas comunidades de portuguesas espalhadas pelo Mundo, junta-se aqui a José Gonçalez, uma das mais novas revelações da nova geração fadista.

O espectáculo tem entrada livre.


Da elevação a cidade ao centralismo regional
A 13 de Agosto de 1987 foi apresentada a proposta de elevação da vila de Loulé a cidade, subscrita pelos deputados do PSD, Mendes Bota e Cristóvão Norte. No dia 1 de Fevereiro de 1988 as aspirações dos louletanos são concretizadas através do decreto da Assembleia da República que aprova a elevação de Loulé a cidade.
Ao longo dos últimos anos a sede do maior concelho algarvio tornou-se uma das mais prósperas e bonitas cidades da região, preservando toda a sua raiz histórica.
Situada em pleno barrocal algarvio, Loulé é indiscutivelmente um dos centros mais importantes do Algarve, não só em termos populacionais mas sobretudo pelo facto de ser um dos pólos dinamizadores da economia regional.
Centro de grande dinamismo comercial, aqui se encontram desde o pequeno artesão que ainda trabalha ao vivo, até às modernas superfícies comerciais. Dada a sua centralidade e excelentes acessibilidades (próximo da Via do Infante, A2 e Aeroporto), Loulé é também cada vez mais uma cidade de serviços.