segunda-feira, 3 de maio de 2010

décima segunda edição da Semana Coral de Lagoa


Primeiro fim-de-semana da XII Semana Coral: APOLO, Ideias do Levante, e Coral da Sociedade Fil. Silvense


A Ideias do Levante e o Município de Lagoa (Algarve) organizam, de 8 a 15 de Maio de 2010, a décima segunda edição da Semana Coral de Lagoa.

Pretende-se com esta iniciativa a realização de vários concertos, de formações vocais/corais, pelas Freguesias do Concelho de Lagoa, ao longo da “Semana Coral". Com o intuito de abrilhantar a XII Semana Coral de Lagoa, a organização contará com a participação das seguintes formações: APOLO (4 vozes masculinas); Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica 1º. Dezembro (Montijo); Coral Adágio (Portimão); Coral da Sociedade Filarmónica Silvense (Silves); e, o Coral Ideias do Levante (Lagoa/Algarve).

Caberá aos APOLO (formação composta por 4 vozes masculinas) abrir a XII Semana Coral de Lagoa, no Sábado, dia 8 de Maio, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Lagoa. "Luís Pereira, João Terleira, Francisco Anjos e João Andrade são quatro jovens intérpretes e amigos, unidos pela paixão pelo canto lírico. No início de 2008 surgiu a ideia de se juntarem para prestar tributo a algumas das maiores canções da pop nacional, atribuindo-lhes uma roupagem clássica, o que constitui uma oportunidade única de aproximar o público Português a um estilo muitas vezes apontado como erudito e elitista. Na hora de dar nome ao projecto a escolha recaiu sobre APOLO, o deus do sol (as músicas - que o público admira ao ponto de as assumir como património inalienável da cultura Portuguesa - adquirem uma nova luz), da música, da poesia (cantam-se canções, mas também grandes poemas), da harmonia e igualmente patrono da verdade, a mesma verdade a autenticidade que une os membros do projecto cujo propósito é elevar ao Olimpo alguns dos maiores compositores da nossa história. Se Eu Fosse Um Dia O Teu Olhar”, de Pedro Abrunhosa, é o tema de apresentação deste projecto. “Homem do Leme”, dos Xutos e Pontapés, “Jardins Proibidos”, de Paulo Gonzo ou “Sete Mares”, dos Sétima Legião, são algumas das músicas do imaginário colectivo Português que também poderá revisitar no quarteto de vozes que arrepiam, enternecem e embalam, ou não fosse APOLO o deus da música apaziguante" (in http://www.myspace.com/apolomusica). O custo da entrada para o espectáculo dos APOLO é de 6 Euros [mais informações, sobre os bilhetes, pelo número 282380434 (Convento S. José, Lagoa)]. O espectáculo é recomendado para maiores de 6 anos e tem uma lotação máxima de 300 lugares.

No Domingo, dia 9 de Maio de 2010, às 15h30, o Coral Ideias do Levante (Lagoa, Algarve) desloca-se ao Centro Popular de Lagoa para um pequeno apontamento musical com uma duração prevista de 15 minutos. O grupo anfitrião nasceu em Lagoa (Algarve), no ano de 1996. Hoje, com cerca de 25 elementos, tem como director artístico o maestro Francisco Brazão. Ainda no mesmo dia, às 17h30, o Coral da Sociedade Filarmónica Silvense (Silves) canta com o Coral Ideias do Levante, na Igreja de Estômbar. O concerto tem uma duração prevista de 60 minutos. O grupo foi fundado em Silves, em Outubro de 1998. Actualmente, tem como directora artística a maestrina Iveline Assenova Kavrakova Pereira. A entrada para estas duas actuações é gratuita e limitada à lotação disponível: 30 lugares (Centro Paroquial de Lagoa) e 100 lugares (Igreja de Estômbar).
Mais informações sobre o evento em www.semanacoral.net