sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pim Teatro conta ‘Histórias da Monarquia’ no Auditório de Olhão


Contar a história da Monarquia Portuguesa em tom de comédia, desafiando mitos e preconceitos, é o objectivo da peça do Pim Teatro, ‘Histórias da Monarquia’, que chega ao Auditório Municipal de Olhão no dia 19 de Fevereiro, às 16h00. Um espectáculo infanto-juvenil que pode ser apreciado por espectadores de todas as idades!
O Auditório Municipal de Olhão acolhe, na tarde de 19 de Fevereiro (16h00), oito actores do Pim Teatro que apresentarão uma versão da história da Monarquia em Portugal. A tónica será colocada nos costumes e culturas das várias épocas que o País viveu.
O Pim Teatro, com sede em Évora, apresentou esta peça em 2010 para assinalar os seus 15 anos de existência e o sucesso não se fez esperar. As salas por onde os actores passam têm estado repletas de público. Também os alunos das diversas escolas onde ‘Histórias da Monarquia’ foi apresentada acolheram muito bem a iniciativa.
Este é um espectáculo teatral em que se pretende que o espectador tenha sempre um sorriso nos lábios e que possa compreender o desenvolvimento social e cultural, bem como as dinâmicas da vida política nos momentos mais marcantes da história de Portugal, desafiando mitos e preconceitos.
O grupo de teatro alentejano traz ao Auditório olhanense a magia inerente às criações artísticas deste tipo, mostrando as várias fases da nossa história na época monárquica, sempre com um sorriso maroto no rosto. Para os mais novos aprenderem e os mais velhos recordarem e desfrutarem de outra forma de falar das nossas raízes, recordando as aulas da escola e outras ‘estórias’ que não vêm nos manuais de aprendizagem…
Com esta peça, o Pim Teatro acaba por colocar questões defendidas por alguns historiadores, mas que não são oficiais, como se o primeiro rei de Portugal terá, afinal, sido uma rainha...
Para preparar esta "viagem" até à "intimidade e humanidade das famílias reais e alta nobreza portuguesas", o grupo fez "muita pesquisa documental, investigação, conversas com historiadores e leituras", trabalhando ainda treino corporal criativo com Félix Lozano e treino de actor e montagem das cenas com Osvaldo Maggi.