sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Deputados socialistas eleitos pelo Algarve querem ouvir propostas sobre a economia do mar


No âmbito da discussão pública proposta de Plano de Ordenamento do espaço Marítimo (POEM), os deputados socialistas João Soares, Miguel Freitas e Jamila Madeira, vão realizar hoje, dia 11 de Fevereiro, a partir das 16h00, no Anfiteatro da CCDR, um debate sobre uma matéria que consideram ter forte impacto na economia do Algarve.
“Esta é uma matéria com forte impacto no Algarve, quer do ponto de vista económico, como ambiental, pois interfere nas actividades principais e potencia a exploração de novos recursos na zona marítima da região, não podendo, portanto, os protagonistas regionais ficar alheios a este debate”, refere a propósito o deputado e presidente do PS Algarve Miguel Freitas.


Está em causa a proposta de espacialização, mas também o programa de acção e de monitorização do Plano de Ordenamento do espaço Marítimo (POEM), coordenado pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, através do Instituto da Água, pelo que os deputados consideram importante ouvir os agentes regionais de forma a fundamentar propostas e sugestões e perspectivar acções concertadas sobre a economia do mar.
Na audição sobre o plano e quanto à temática Economia e Novos Recursos, após a abertura do debate e apresentação da temática por Miguel Freitas estão previstas intervenções de Orlando Borges (INAG), Sebastião Teixeira (ARH Algarve), Martinho Fortunato em nome das marinas do Algarve.


Igualmente presente o Director Geral das Pescas José Apolinário e o investigador da Universidade do Algarve Martinho Fortunato, ficando a moderação a cargo da deputada Jamila Madeira.

A sessão de encerramento será realizada pelo deputado João Soares na presença do Secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello.
A audição é pública.