terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Comemorações do 437º Aniversário da Elevação de Lagos a Cidade





Foi no ano de 1573 que, por vontade expressa de El-Rei Dom Sebastião (o jovem monarca que a História registou como “O Desejado”), a então Vila de Lagos ganhou o estatuto de Cidade.

A Elevação de Lagos a cidade representa um dos momentos mais significativos da história local, uma vez que levou à instalação na cidade dos governadores do Reino do Algarve, tornando-a numa das mais importantes localidades que se destacaram na história de Portugal. Daqui partiram igualmente as primeiras caravelas, abrindo caminho às grandes navegações dos Descobrimentos, e com as mesmas a abertura da Europa e da Cristandade a todo o mundo então desconhecido.

A antiguidade e a importância desta data histórica são o pretexto das actividades culturais e recreativas organizadas anualmente pela autarquia, no dia 27 de Janeiro, que este ano, passam por um peddy-paper, o Seminário “Serviços Educativos em Espaços Culturais” e um Concerto, no Centro Cultural de Lagos.

Refira-se que no Seminário, a decorrer de 27 a 29, a Sessão de Abertura contará com as presenças do Reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, do Presidente da AMAL, Macário Correia, dos Directores Regionais da Cultura e da Educação, Dália Paulo e Luís Correia, respectivamente, do Presidente da Direcção do AGECAL, Jorge Queiroz e do Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso.


PROGRAMA:

Dias 27 a 29
Seminário “Serviços Educativos em Espaços Culturais”
Local: Centro Cultural de Lagos
Org.: AGECAL - Associação de Gestores Culturais do Algarve
Apoio: Câmara Municipal de Lagos


Dia 27 | 9h00
Peddy-Paper “Aventura-te pelo Património de Lagos” (1ª Edição)
Local / Ponto de Partida: Museu Municipal de Lagos
Org: Câmara Municipal de Lagos

Dia 27 | 9h30
Recital Comentado de Piano e Flauta dedicado a Johan Sebastian Bach (1685 – 1750) e F. Chopin
Local: Centro Cultural de Lagos
Org.: Câmara Municipal de Lagos
Entrada Livre

1ª edição do Peddy-Paper “Aventura-te pelo Património de Lagos”

Esta iniciativa, da responsabilidade do Serviço de Museologia e Documentação Histórica da Câmara Municipal de Lagos, tem como público-alvo os alunos dos Ensino Secundário e Equiparados das escolas secundárias do Concelho.

O Peddy-Paper tem como objectivos: (re)descobrir a história, a cultura e o património de Lagos; sensibilizar os participantes para a importância do património construído e, por isso mesmo, para a sua valorização e divulgação; sensibilizar a comunidade escolar para a preservação dos valores de identidade local / regional; reconhecer a evolução urbana; promover o convívio entre equipas e escolas e a autonomia dos participantes e a sua capacidade de superação de obstáculos e procura de informação.

Às três melhores equipas serão atribuídos prémios às três. As restantes serão agraciadas com uma pequena lembrança. Todos os participantes receberão um diploma de participação e terão as suas faltas justificadas.
O Peddy Paper encerra com um almoço conjunto no restaurante Adega da Marina, onde serão distribuídos os prémios e lembranças.

O Ponto de Partida para esta aventura será no Museu Municipal Dr. José Formosinho, às 9h00, para organização das equipas e recepção da documentação necessária.

Para além das lembranças entregues pela autarquia, também a LAGOS-EM-FORMA, E.E.M. se associa a esta iniciativa oferecendo aos vencedores do Peddy Paper os seguintes prémios:

1.º prémio - um voucher de 3 semanas, de acesso livre às piscinas e ginásio.
2.º prémio - um voucher de 2 semanas, de acesso livre às piscinas e ginásio.
3.º prémio - um voucher de 1 semana, de acesso livre às piscinas e ginásio.

Seminário “Serviços Educativos em Espaços Culturais”

Uma iniciativa da AGECAL (Associação de Gestores Culturais do Algarve), que decorre de 27 a 29 no Centro Cultural de Lagos.

De acordo com a organização, o Seminário “Serviços Educativos em Espaços Culturais” irá realizar uma reflexão retrospectiva sobre experiências portuguesas e analisar perspectivas evolutivas, convidando alguns dos mais experientes especialistas em serviços educativos, para conjuntamente com gestores e programadores, docentes e artistas, explicitarem pontos de vista, debaterem modelos conceptuais e metodologias, analisarem alguns.

Esta iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, destina-se aos profissionais da cultura e da educação, da área pública e privada, professores e investigadores, gestores culturais e programadores, técnicos de projectos educativos e estudantes que pretendam formar e profissionalizar em serviços educativos.

Para mais informações e inscrições os interessados poderão consultar www.agecal.pt e
agecalgarve@gmail.com.

Recital Comentado de Piano e Flauta dedicado a Johan Sebastian Bach (1685 – 1750) e F. Chopin

Refira-se a propósito que integrado neste Seminário vai ter lugar, no dia 27, pelas 21h30, também no CCLagos, um Recital Comentado de Piano e Flauta dedicado a Johan Sebastian Bach (1685 – 1750) e F. Chopin, com a presença de João Luís Rosa (Piano) e Maria João Cerol (Flauta).
O recital é aberto à população em geral (entrada livre, sujeita a apresentação de bilhete).


Maria João Cerol
Nasceu em Lagos.
Licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa.
Diplomada em Flauta pelo Royal Welsh College of Music and Drama (Cardiff, Reino Unido).
Licenciada em Música (Flauta – Via Ensino) pela Universidade de Évora.
Docente nas escolas da Academia de Música de Lagos desde 1999. Lecciona Flauta e Classe de Conjunto.

João Luís Rosa
Nasceu em Lisboa.
Estudou na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Terminou em 1995 o curso de Piano na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Miguel Henriques. Prosseguiu os estudos no Royal Welsh College of Music and Drama, em Cardiff. Paralelamente, estudou com o professor Mikhail Kazakewich, na Goldenweiser Music Academy, em Londres. Em 2006 concluiu com distinção o Mestrado em Piano (obtendo o MMus Prize – prémio para o melhor aluno do curso), no Royal Welsh College of Music and Drama. É professor efectivo na Academia de Música de Lagos e no Conservatório de Portimão – Joly Braga Santos.