quarta-feira, 3 de março de 2010

Mais de 300 atletas com deficiência confraternizam com selecção portuguesa de futebol feminino no Estádio Algarve


Cerca de 320 utentes e funcionários de instituições e associações que fazem parte do Programa Regional do Desporto Adaptado (PRDA) participaram hoje num almoço de confraternização com os elementos da selecção nacional de futebol feminino, no Estádio Algarve, no âmbito de uma iniciativa promovida pelo Governo Civil de Faro e a Federação Portuguesa de Futebol.
Dominado por um sentimento de entusiasmo por parte dos representantes do PRDA e da equipa das ‘quinas’ que disputou o Mundialito de Futebol Feminino 2010, o encontro culminou com uma onda de emoção nas bancadas do estádio algarvio, onde os praticantes das diversas modalidades desenvolvidas no âmbito do projecto regional dinamizado pelo Governo Civil de Faro, apoiaram fortemente a selecção portuguesa no jogo contra a Islândia.
Para a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, que assistiu ao jogo na companhia das várias dezenas de adeptos entusiasmados, a adesão dos parceiros do PRDA a esta iniciativa revela o forte envolvimento das associações e instituições algarvias ligadas à deficiência, na persecução dos objectivos definidos pelo projecto do desporto adaptado.
“O entusiasmo com que estes jovens viveram este dia no Estádio Algarve traduz bem a importância do desporto adaptado, e de todas as iniciativas que lhe são inerentes, para a inclusão social e o bem-estar das pessoas com deficiência, pois permite-lhes participar de forma activa na vida em sociedade”, sublinhou a Governadora Civil.
A iniciativa de hoje inscreve-se aliás nas comemorações do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, no âmbito do qual o Governo Civil de Faro irá promover e apoiar várias acções de sensibilização e projectos regionais de solidariedade até final de 2010.
No encontro de confraternização realizado hoje, na sequência de um convite feito pela direcção da Federação Portuguesa de Futebol aos parceiros do PRDA, participaram 13 instituições, num total de 22 funcionários e 301 utentes, grande parte dos quais participa regularmente em competições desportivas a nível nacional e internacional.
“Há no Algarve um forte empenho, tanto por parte dos atletas, como dos orientadores desportivos, na promoção da prática das diversas modalidades integradas no PRDA, o que é bastante gratificante e permite alargar gradualmente este projecto a outras áreas da deficiência, envolvendo um número cada vez maior de cidadãos”, salienta a Governadora Civil.
A 17ª edição do Mundialito de Futebol Feminino/Algarve Women’s Cup, que decorreu entre 24 de Fevereiro e 3 de Março em vários municípios da região, numa organização da Federação Portuguesa de Futebol e das Federações da Noruega, Dinamarca e Suécia com o apoio da Associação de Futebol do Algarve e da FIFA, reuniu 12 das melhores selecções mundiais desta modalidade.