terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ASSOCIAÇÃO DE ARMADORES E PESCADORES DE TAVIRA TEM NOVA SEDE



No passado dia 2 de Fevereiro, foi assinado entre a Câmara Municipal de Tavira e a Associação de Armadores e Pescadores de Tavira, o contrato de comodato, por um ano, renovável por igual período, para instalação da sede social, no piso um do Centro Coordenador de Transportes.
Leonardo Diogo, Presidente da direcção, satisfeito com a atribuição daquela sede, recordou-nos que no anterior Executivo, liderado pelo Engº. Macário Correia, havia sido atribuída uma sede na Horta do Carmo que por estar muito longe do meio onde desenvolvem a sua actividade, não foi aceite, sendo instalada num pequeno espaço, na Rua Guilherme Gomes Fernandes. “Em 2005, quando da fundação da Associação, por ter em atenção os novos desafios que vão surgindo e que só unindo a classe podem ser ultrapassados, a Câmara Municipal de Tavira pagou todas as despesas para a legalização. Esta sede, agora é boa. Tem todas as condições para tratarmos dos nossos assuntos. Esta Associação está a lutar contra as várias Leis que estão a sair para a pesca e se os pescadores não estiverem unidos não conseguimos nada.
- Para além de outros problemas dos pescadores, um deles, é o preço do pescado vendido em lota, alguns quase ridículos, por tão baixos.
- Sobre o preço do pescado é assim: Há alturas em que o peixe em lota vai muito barato. No mês de Janeiro, esteve a um preço razoável. O polvo subiu, entre 40 e 50%. Na lota em Santa Luzia, anda entre os 5 e 6 euros. Peixe na lota de Tavira que é onde se vende mais, também subiu bastante. Na passada sexta feira, os barcos que foram ao mar e o peixe vendido em lota eu disse: Isto não é peixe, é ouro.
O Presidente do Município, Jorge Botelho, disse-nos que aquela sede era adequada para a Associação poder ter uma actividade mais importante, uma vez que há novos desafios e as pessoas começam a perceber que alguma coisa pode mudar, principalmente, agora que foi lançado o Porto de Pesca no Diário da República e que o concurso está aberto para a sua construção. “É importante darmos mais força à Associação, porque Tavira é uma terra de pescadores, terra de peixe que é um sector muito importante na nossa actividade e muita gente empregada. Cada vez serão menos, mas existe muita gente ligada a este sector e, agora com este espaço no CCT, que estava fechado, com vista para o rio, para os inspirar, é o sinal de que queremos esta Associação forte e com poderes reivindicativos junto da Câmara Municipal de Tavira.
A Associação representa todos os pescadores do concelho e eu gostava muito que eles se revissem nela. Concordem ou não com a direcção. Há formas de resolver esse assunto. Era importante que todos se juntassem para ter aqui uma voz mais forte e serem nossos parceiros nas conquistas que a gente tem de fazer para o futuro, porque esta coisa de virar Tavira para o mar, também é dar condições ao sector da pesca para poder vingar melhor. Nós temos pescadores de barcos maiores e mais pequenos, mariscadores e muita gente que se dedica a isto das pescas. As condições e qualidade do pescado que é oferecida, está muito articulada para o futuro. Este é um passo que nós queremos transitório. Ficarão aqui cerca de três anos que é o tempo que se espera para o Porto de Pesca estar construído, para depois poderem desenvolver a sua actividade mais perto de onde se desenvolve a actividade de pescador”.

- As casinhas de apoio, para os pescadores de Tavira, quando estarão prontas e entregues?
- Nós tivemos de fazer um projecto para instalar as casinhas no terreno que já está praticamente pronto e, esperamos que muito em breve elas possam ser construídas. Está tudo aprovado e têm de estar prontas até 31 de Julho, data que nós queremos cumprir.
- O Governo pagou para abater barcos. Tavira, continua a ter barcos e o Porto de Pesca finalmente vai ser construído.
- Muitos deram palpites. Muitos prometeram. Eu também prometi, na campanha, eleitoral a construção do Porto de Pesca e tenho a certeza que ninguém antes de mim e a equipa que lidero, conseguiu que o Porto de Pesca fosse para concurso. O concurso está aberto. Está publicado no D.R.. É uma obra para dez milhões de euros. Está aberto para os concorrentes apresentarem propostas no prazo de sessenta dias. Serão apreciadas e espero que sejam adjudicadas e a obra comece lá mais para o fim do ano. Toda a gente sabe que nós nos empenhamos nisso e muito. A única coisa que eu quero é que as coisas se concretizem.
Falar, falam todos. Capacidade de fazer com o contexto financeiro que temos, menos dinheiro no Governo, onde tudo tem de ser mais justificado, dá mais valor àquilo que Tavira conseguiu, neste caso. Com dinheiro qualquer um governa. Com menos dinheiro nem todos…

Geraldo de Jesus