terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

EM 2010: ALGARVE ULTRAPASSOU META DE 13 MILHÕES DE DORMIDAS


A actividade turística no Algarve em 2010 registou cerca de 13,3 milhões de dormidas, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). O indicador mais importante para o sector assinala um aumento de 2,6 por cento face ao ano anterior.
O comportamento do mercado interno foi decisivo para este resultado, com uma subida de 4,2 por cento das dormidas dos residentes. Em 2010, os turistas nacionais alcançaram o melhor registo de sempre na região, com 3,8 milhões de dormidas.
«A resposta muito positiva dos portugueses reforça a importância das competências de actuação do Turismo do Algarve neste espaço geográfico», declara o presidente da entidade, Nuno Aires.
Segundo o INE, também o número de hóspedes alojados em hotéis e estabelecimentos similares algarvios cresceu em relação a 2009, para 2,87 milhões (+4,9 por cento).
Ao nível das receitas hoteleiras, o instituto indica o Algarve como a região que em todo o País gerou maiores proveitos totais, mais de 546 milhões de euros – um avanço homólogo de 4,7 por cento.
A performance do sector em 2010 permite um balanço «francamente positivo» e «superou as expectativas» iniciais, garante Nuno Aires.