segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Olhão: Exposição de Filatelia no Museu da Cidade assinala 550 anos da morte do Infante


Foi inaugurada na passada sexta-feira e está patente até dia 18 de Fevereiro, no Museu da Cidade de Olhão, uma mostra filatélica que assinala os 550 anos da morte do Infante D. Henrique. Muitas dezenas de pessoas acorreram ao evento e ficaram impressionadas com as colecções de mais de uma dezena de amigos da filatelia.
No antigo Compromisso Marítimo, no Largo da Restauração, em Olhão, os interessados podem visitar esta exposição de filatelia de segunda a sexta-feira das 10h00 às 17h00. Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal e vereadores acompanharam com interesse a visita guiada feita por um dos membros do Núcleo de Filatelia de Faro, Jorge Bomba, e pelo presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, que explicaram a história de muitos dos selos antigos ali expostos.
Esta mostra, que surge no âmbito da celebração dos 550 anos da morte do Infante D. Henrique, relembra a memória do homem impulsionador dos Descobrimentos Portugueses, o qual iniciou no Algarve, mais propriamente em Sagres, uma escola que iria desenvolver e formar novas técnicas de navegação, permitindo o sucesso da expansão marítima portuguesa e abrir novas portas de um mundo com muito por desvendar.

Os Amigos da Filatelia desejaram, com esta iniciativa, promover junto da comunidade o gosto pelo coleccionismo e chamar a atenção para um dos grandes vultos da nossa história que esteve intimamente ligado ao Algarve e à dinamização da pesca. Como o próprio edil olhanense referiu, “faz todo o sentido acolher esta mostra em Olhão, uma terra de grandes ligações ao mar e às pescas”. O autarca exortou mesmo os coleccionadores a trazerem outras mostras do género a Olhão, uma vez que o Museu Municipal estará sempre aberto a receber este tipo de iniciativas.
No dia da inauguração, vários coleccionadores compraram um selo personalizado, criado pelos amigos da filatelia com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, a grande padroeira dos navegantes, cujos postais comemorativos foram assinados pelo vice-presidente da Câmara de Olhão, António Pina e pelos responsáveis pelo Núcleo de Filatelia de Faro, Federação Portuguesa de Filatelia e dos CTT de Olhão.
Na exposição, o público pode apreciar várias colecções: “A Aventura dos Descobrimentos”, “Os Descobrimentos vistos pelos Correios de Portugal”, “Lagos Terras do Infante”, “Um Breve Olhar sobre os Descobrimentos”, “Do Sonho à Realidade”, “Descobrimentos Portugueses”, “Filatelia – Um Mundo de Imaginação”, “A Medicina no Tempo dos Descobrimentos”, “Caravela Portuguesa”, “Os Portugueses e o Mar” ou “Traineiras”.