quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Portimão volta a ser porto de partida e chegada do navio de cruzeiros "Princess Danae"


Pelo segundo ano consecutivo, o Porto de Cruzeiros de Portimão vai servir de ponto de partida e chegada para o navio “Princess Danae”, que inicia no dia 22 de Agosto uma viagem turística com escalas em Casablanca e Tânger, regressando no dia 25 a águas algarvias.
Esta operação de turnaround realizada por aquele navio da Classic International Cruises surge no seguimento da experiência bem sucedida do ano passado e atesta as capacidades do Porto de Portimão para o início e fim de cruzeiros.

O “Princess Danae”, com capacidade para 640 passageiros e uma tripulação de 250 elementos, tem navegado por todo o mundo, combinando o luxo com uma atmosfera agradável e descontraída. Os seus sete conveses acolhem um restaurante e um salão de festas, uma discoteca, jardim de inverno, biblioteca e internet, auditório/cinema, ginásio, sauna, um pequeno casino e uma piscina.

As principais características técnicas do navio são um comprimento de 162,3 metros, uma boca de 21,3 metros, um calado de 7,7 metros e uma arqueação bruta de 16.531 toneladas, podendo atingir uma velocidade de operação de 17 nós.

Em 2009, Portimão consolidou a sua posição de terceiro porto de cruzeiros nacional em número de passageiros, cerca de 51 mil, repartidos pelos cruzeiros e pela ligação regular semanal à Madeira e Canárias por ferry-boat, afirmando-se como a maior plataforma logística de transporte de passageiros entre a Península Ibérica e as ilhas atlânticas.

Face a 2008, quando contabilizou 26 escalas e 11.217 visitantes, o Porto de Cruzeiros de Portimão recebeu no ano passado um total de 38 escalas e de 23.588 visitantes, correspondendo a um crescimento de 46%, nas escalas, e de 110%, no número de passageiros.

As expectativas para 2010 são igualmente bastante positivas e deixam antever um ano de crescimento, na medida em que estão confirmadas 68 escalas, mais 30 do que no ano transacto, representando um acréscimo de 79%, enquanto no que concerne ao número de passageiros prevê-se que o mesmo quase triplique, passando dos 23.588 para próximo dos 60 mil visitantes, o que significará um aumento de 154%.