quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Município de Silves organiza: ORQUESTRA DO ALGARVE APRESENTA HAYDN E MENDELSSOHN NA SÉ DE SILVES


A Câmara Municipal de Silves (CMS) organiza, no próximo dia 27 de Agosto, pelas 21h30, na Sé de Silves, um concerto com a Orquestra do Algarve, dirigida pelo maestro João Tiago Santos. A entrada é livre.
Do programa constam a Sinfonia Nº 104 em Ré Maior Londres, de Joseph Haydn (quatro andamentos: I. Adagio – Allegro; II. Andante; III. Menuetto – Allegro; IV. Finale Spirituoso) e a Sinfonia Nº 4 em Lá Maior, Op. 90, Italiana, de Felix Mendelssohn (atambém, com quatro andamentos: I. Allegro; II. Andante; III. Com moto moderato; IV. Presto).

João Tiago Santos, que dirigirá a Orquestra, é finalista do curso de Direcção de Orquestra no Conservatório de São Petersburgo, na classe do maestro Vassily Sinaisky. Participou em masterclasses com Kurt Masur, Jorma Panula, Victor Yampolsky e Osvaldo Ferreira.

Apresenta-se regularmente em concertos em várias cidades da Rússia e Brasil, tendo dirigido a Orquestra Sinfónica Kapella de S. Petersburgo, Orquestra Sinfónica de Estado de S. Petersburgo, Orquestra Sinfónica de Tomsk (Sibéria), Orquestra de Câmara de Arkhangelsk e as orquestras sinfónicas dos festivais de Campos do Jordão e Curitiba.

Enquanto maestro de ópera, dirigiu Così fan tutte e Die Zauberflote de Mozart e Eugene Onegin de Tchaikovsky.

Desde 2007, João Santos tem desenvolvido com a Embaixada de Portugal em Moscovo e o Instituto Camões projectos de divulgação da música portuguesa na Rússia. Estes projectos têm trazido música coral e sinfónica portuguesa a diversas cidades como Moscovo, S. Petersburgo, Tomsk e Arkhangelsk.

Em Portugal, João Santos foi membro do Coro Gulbenkian entre 1997 e 2004 e maestro assistente da Orquestra do Algarve (2004).