quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lagos: Autarquia lança Concurso Artístico "Retratos do Infante Dom Henrique"


No âmbito da evocação dos 550 anos sobre a morte do Infante D. Henrique, que se assinalará no dia 13 de Novembro de 2010, a Câmara Municipal de Lagos está a promover um concurso / exposição no área das Artes Visuais, sob o título "Retratos do Infante Dom Henrique".
Pretende-se com esta iniciativa que os artistas apresentem obras artísticas nas quais – mais do que uma alegada representação física do Infante - a qual, de resto, tem sido alvo de alguma polémica – abordem o mito do "Infante Navegador" (na sua simbologia, no contexto da sua época, na sua importância histórica) e apresentem uma releitura contemporânea desta figura ímpar da história mundial.
Pretende-se que as obras a concurso apresentem diversos "retratos” artísticos do Infante (do mito e do homem), e que simultaneamente reflictam sobre o papel desta figura na história dos descobrimentos portugueses e na evolução do conhecimento do mundo. Pretende-se ainda que as obras apresentadas a concurso sejam motivadoras de reflexão sobre esta temática, contribuindo com novas ideias para novos descobrimentos.
São aceites a concurso, e até ao dia 1 de Setembro de 2010, todas as obras no âmbito das Artes Visuais: pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo, multimédia e performance.
Serão distinguidos com prémios de aquisição três trabalhos, tendo cada prémio de aquisição um valor unitário de 3.000,00 euros. Será igualmente instituído o prémio Jovem Artista de Lagos, atribuído ao melhor trabalho apresentado por um jovem natural do concelho de Lagos (ou aqui residente há mais de três anos), com idade igual ou inferior a 30 anos. Este prémio consiste na atribuição de um conjunto de materiais artísticos no valor de 500,00 euros.