quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Inaugurada Capela de S. Domingos, de Giões





A cerimónia foi conduzida pelo bispo diocesano do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, que se congratulou pela dedicação da população à recuperação da ermida, cujo valor patrimonial é reconhecido.
Dr. Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal, agradeceu ao bispo diocesano a sua presença em Giões num momento tão importante para a população local e sublinhou o esforço de todos na recuperação da capela de S. Domingos, um marco na identidade da aldeia.
Depois da missa na igreja matriz de Giões, a população, conduzida pelo bispo D. Manuel Quintas e pelo pároco local, Atalívio Rito, seguiu em procissão até à ermida reconstruída e devolveu a imagem de S. Domingos ao lugar original.
A reconstrução da Capela de S. Domingos, cujos primeiros registos de existência são anteriores ao ano de 1534, nasceu de um acordo entre o Município de Alcoutim, a Junta de Freguesia de Giões, a Fábrica da Igreja Paroquial de Giões e a Sociedade Civil, representada pelo Sr. José dos Santos Dias. Em consequência deste acordo, a autarquia de Alcoutim atribuiu à Fábrica da Igreja Paroquial de Giões, proprietária da Capela e responsável pela obra de reconstrução, uma comparticipação no valor de 20.000 euros. O custo total da obra rondou os 31.000 euros.